Para que todos sejam UM!

12/07/2019

Prezados/as leitores/as, o capítulo 17 do Evangelho de João para mim é um dos mais belos capítulos da Bíblia. E tudo isso pelo fato de que nele está a oração que Jesus fez em favor de todos os cristãos de todos os tempos e lugares nos versículos 20-26.

Desde o capítulo 13, Jesus vem preparando seus discípulos para a sua partida, e mesmo sabendo daquilo que se aproxima, antes de ser traído e preso, Ele ora pelos seus.

Primeiramente agradecendo e louvando a Deus pelo seu tempo de ministério; Após, Jesus ora pelos discípulos que estão com Ele, pedindo proteção e cuidado; E por fim, Jesus ora pelos que irão crer no Evangelho por meio do anúncio desses discípulos. Se você, que está lendo essa mensagem, é cristão, então também estás incluído nessa oração que Cristo fez em nosso favor.

E quando Jesus ora por aqueles que ao longo dos séculos crerão na sua mensagem, Ele pede ao Pai para que TENHAM UNIDADE, para que TODOS SEJAM UM, assim como eles são um só.

Prezados leitores, Jesus orou pela nossa unidade, pois sabia, desde sempre, que ela não seria algo tão simples de se manter dentro da comunidade de fé.

Ele sabia que muitos dos que se dizem seus seguidores vão tentar impor a própria vontade sobre os outros, e que irão brigar pelos mais simples assuntos, mesmo os que não fazem parte da comunidade de fé. Ele sabia que as brigas, discussões e conversas inúteis iriam existir. Mesmo assim, Jesus Cristo ora por nós.

Unidade é algo que vem de fora, da parte de Deus como dádiva para a sua comunidade. O ruim é que somos nós mesmos quem quebramos essa unidade e teimamos em não querer andar do lado da pessoa que pensa diferente de mim, e assim, dividimos o Corpo de Cristo aos pedaços!

Se não fosse por Jesus Cristo, que é o Senhor da Igreja, não seria possível nos reunirmos em comunidade. É por Ele que ainda existem comunidades e denominações, e é por causa Dele que vai continuar existindo.

Precisamos nos lembrar que as nossas brigas e teimosias egoístas já causaram guerras como a Guerra dos Trinta Anos (1618-1648), na qual mais de 8 milhões de pessoas morreram. A essa guerra Paul Gerhardt chamou de “peneira do diabo”, de tão terrível que ela foi.

Precisamos lembrar que nossas brigas e teimosias mesquinhas já dividiram e quebraram comunidades e paróquias inteiras ao longo de nossa história.

Precisamos lembrar que a pessoa que fala mal da sua própria comunidade e paróquia, das lideranças e dos irmãos na fé, nunca esteve de fato na comunidade de forma verdadeira para aprender sobre a Palavra de Deus. Esse tipo de pessoa espalha mais do que ajunta, se tornando joio no meio do trigo.

Quando lemos a oração de Jesus e ouvimos falar sobre unidade precisamos meditar sobre a nossa caminhada pessoal na fé e nos perguntar: “O que eu estou fazendo para unir-me aos outros na comunidade? Será que, algumas vezes não tenho sido pedra de tropeço para os outros?”. A nossa consciência nos dirá como estamos com relação a isso.

Quando trocamos o Evangelho de Cristo por qualquer outra coisa na nossa vida de fé não há como querermos ou pensarmos que aquilo que fazemos é coerente com o que Deus espera de nós. Ou somos guiados pela voz do Bom Pastor ou pelo nosso egoísmo e teimosia.

Unidade não é algo que seja de nossa vontade, porém, precisamos nos esforçar para que ela aconteça ao nosso redor. Como nos diz o apóstolo Paulo: “Façam todo o esforço para conservar a unidade do Espírito pelo vínculo da paz”. Efésios 4.3.

Que Deus nos dê a sabedoria de caminharmos unidos, sempre. Amém.

Pastor Adelar Ragazzon Appelt – Iporã do Oeste.
 


Autor(a): Pastor Adelar Ragazzon Appelt
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 17
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 52562
REDE DE RECURSOS
+
Hoje, tenho muito a fazer, portanto, hoje, vou precisar orar muito.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br