PECC - Fundamentação teológica

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

1. Objetivos
Refletir sobre a fundamentação teológica e sua implicação para nossa prática educativa.

2. Para início de conversa
Jesus nos ensina que é necessário construir sobre um fundamento sólido (Mt 7.24-25). O fundamento garante a estabilidade e a segurança de uma obra. Também a educação cristã precisa estar bem fundamentada. Na fundamentação da educação cristã, o PECC considera a teologia e a pedagogia.

A teologia refere-se às questões da fé cristã e da confessionalidade, enquanto a pedagogia trata dos processos de ensino e aprendizagem. Ambas auxiliam a promover a unidade nas ações de educação cristã.

Ao oferecer fundamentação teológica e pedagógica, o PECC permite o planejamento de ações coerentes com a con¬fessionalidade luterana e, ao mesmo tempo, flexíveis quanto à diversidade da IECLB.

3. Leitura do PECC
Leia o PECC capítulo 4
Fundamentação teológica

4. Algumas considerações
De acordo com o PECC, as ações de educação cristã contínua precisam considerar três aspectos fundamentais:
1. Bíblia,
2. Batismo,
3. Confessionalidade evangélico-luterana.

Estes três elementos contêm os princípios básicos que fundamentam e orientam o planejamento e a execução de ações de educação cristã propostas pelo PECC.

Nesta parte do PECC, a Bíblia e a Confessionalidade fazem parte da fundamentação teológica. Mais adiante, ambas são consideradas áreas temáticas para a definição de conteúdos.

Bíblia e educação cristã
A partir da Bíblia, o PECC indica parâmetros e princípios éticos essenciais para uma educação baseada no agir educativo de Deus. Cada princípio destacado apresenta uma pequena reflexão a partir da Bíblia e algumas indicações para a prática educativa. Em primeiro lugar, vimos que a educação cristã é lembrança dos feitos de Deus. O salmista nos convida a compartilhar as bênçãos que recebemos de Deus: “O que ouvimos e aprendemos, o que nos contaram nossos pais, não o encobriremos a seus filhos; contaremos à vindoura geração os louvores do SENHOR, e o seu poder, e as maravilhas que fez” (Sl 78.3,4).

Princípios bíblicos para a educação cristã contínua:
Educação como lembrança dos feitos de Deus
A prática do amor
O serviço como essência cristã
A esperança vivida
A reconciliação com Deus e com o próximo
O diálogo e o respeito como expressão de unidade

Batismo e educação cristã
No batismo, Deus manifesta seu amor por nós. Através do batismo, somos integrados na comunidade e incorporados ao corpo de Cristo. O Batismo não apenas marca o início da vida cristã, mas é a partir dele que toda a vida comunitária se constitui. No Batismo, a comunidade assume o compromisso com a educação na fé da pessoa batizada.

Assim como o Batismo marca o nosso ser cristão, também a educação cristã faz parte da nossa vida. Por isso dizemos que ela é contínua: inicia com o Batismo e continua em todas as fases da vida.

Confessionalidade e educação cristã
A confessionalidade luterana aponta para uma prática educativa baseada em liberdade, aceitação e abertura para o diálogo. Cada indicativo da confessionalidade, destacado pelo PECC, apresenta uma pequena reflexão e traz recomendações para a prática educativa. A educação baseada na confessionalidade luterana é inclusiva e promove a participação efetiva de todas as pessoas envolvidas no processo educativo; valoriza cada ser humano; preserva sua individualidade e desperta para o compromisso cristão.

Indicativos importantes da confessionalidade luterana para a educação cristã: Justificação por graça e fé a liberdade cristã o sacerdócio geral de todas as pessoas que creem.

5. Para refletir
Reflita sobre os princípios bíblicos para educação cristã. Como eles estão presentes em sua prática educativa?

O que significa assumir o compromisso com a educação cristã a partir do Batismo?

Reflita sobre os indicativos confessionais para a educa¬ção cristã. Como eles estão presentes em sua prática educativa?
 

Roteiro para estudo do PECC em grupos
O caderno que aqui apresentamos foi pensado para estudo individual do PECC ou em pequenos grupos. Para o estudo em grupos, sugerimos a seguir um pequeno roteiro que pode auxiliar a pessoa que coordena a preparar o encontro.

1. Canto e oração: Inicie o encontro com um canto e uma oração. É importante colocar esse momento sob a orientação e a bênção de Deus. Procure destacar na oração aspectos que serão estudados nesse encontro.

2. Objetivo e comentários iniciais: Em seguida, exponha ao grupo qual é o objetivo do encontro e faça alguns comentários a respeito, conforme os itens 1 e 2 de cada bloco da segunda parte deste caderno – Reflexões sobre o PECC. (veja formato pdf, anexo)

3. Leitura do PECC: Esse é o momento da leitura de uma parte do PECC. É importante que o conteúdo sugerido para aquele encontro seja lido na íntegra por todas as pessoas do grupo, o que pode acontecer previamente, inclusive.

Se a leitura acontecer durante o encontro, procure definir com o grupo como fazer essa leitura. Ela pode acontecer em pequenos grupos, leitura silenciosa, cada pessoa lê uma parte, exposição em Datashow ou uma pessoa lê para o grupo toda a parte indicada.

4. Primeiras impressões: Para essa primeira conversa sobre dúvidas e impressões, o item nº 4 de cada bloco (Algumas considerações) pode ser um auxílio.

5. Estudo em grupos: O estudo em pequenos grupos é recomendável para que mais pessoas possam se manifestar. Em cada bloco há perguntas para refletir sobre as partes do PECC que foram lidas. Você também encontra nas páginas seguintes (73 até 79, veja versão em pdf, anexa)) uma sugestão de dinâmica ou atividade para o estudo e aprofundamento de cada um dos blocos.

6. Plenária para partilha e conclusões: Após o estudo em grupos, convide o grupo a se reunir novamente para partilhar as reflexões feitas e apontar algumas conclusões.

7. Canto e oração final: Assim como iniciamos o encontro, cantando e pedindo a orientação de Deus, encerramos o estudo da mesma forma: pedindo a proteção e a bênção de Deus.
 

Dinâmica: Phillips 66
Materiais necessários: cada participante deve ter material para anotação pessoal, pois terá que relatar o que seu grupo refletiu num segundo momento da dinâmica.

Formam-se três grupos, na medida do possível, com número igual de participantes. Durante, 15 minutos, cada grupo refle¬te sobre um dos fundamentos teológicos – Bíblia; Batismo e Confessionalidade – a partir das questões levantadas no item Para refletir do bloco 2 na página 56. Após os 15 minutos, os três grupos são desfeitos e formam-se três outros grupos constituídos por, no mínimo, um representante de cada grupo reunido anteriormente. Em outras palavras, nos novos grupos deve ter, no mínimo, uma pessoa que refletiu sobre Bíblia, outra sobre Batismo e outra sobre Confessionalidade. Nesses novos grupos, cada qual relata uma síntese da discussão ocorrida no grupo anterior. O grupo conversa sobre o que foi compartilhado e procura elaborar uma síntese geral da discussão para compartilhar em plenária.
 

Fonte: Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), Editora Sinodal
- Portal Luteranos
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
ID: 22632
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Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
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