PECC - histórico e objetivos

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

1. Objetivos
Ressaltar a importância do planejamento para educação cristã e refletir sobre os objetivos do PECC.

2. Para início de conversa
O cuidado com a educação sempre foi um compromisso das igrejas de confissão luterana. Desde a sua origem, a IECLB é uma igreja preocupada com a formação e a capacitação de seus membros para a vivência da fé. O PECC está inserido nessa história de atenção com a educação cristã. É fruto de uma longa caminhada! No Concílio da Igreja, realizado em 2008 na cidade de Estrela/RS, o PECC foi aprovado como instrumento orientador do eixo transversal educação cristã do PAMI. Isso significa que a educação cristã é um eixo que perpassa as quatro dimensões da missão: evangelização, comunhão, diaconia e liturgia.

3. Leitura do PECC
Leia o PECC capítulo 2
Introdução
Fatos da história da educação cristã contínua na IECLB
Objetivos do Plano de Educação Cristã Contínua

4. Algumas considerações
A introdução ao PECC afirma a importância e a necessidade da educação cristã contínua. Educação cristã é parte integrante da missão. Para organizar a missão e as ações de educação cristã é necessário planejamento. E para o planejamento é fundamental considerar duas questões: referencial e diagnóstico. O que significa isso?

Referencial: É um conjunto de elementos para orientação. Não se trata de uma regra, mas de indicações. Seguindo os referenciais propostos pelo PECC, temos liberdade de planejar e, ao mesmo tempo, podemos construir unidade nas ações de educação cristã na IECLB.

Diagnóstico: É a capacidade de compreender situações a partir de uma análise cuidadosa. Para o PECC, o objeti¬vo do diagnóstico é saber como acontece e quais são as ênfases e as lacunas da educação cristã.

O ponto dois do PECC – Fatos da história da educação cristã contínua na IECLB – apresenta diversas iniciativas com vistas a rever ou dar mais ênfase às ações de educação cristã. Ao longo do tempo ficou cada vez mais claro que não se pode planejar e praticar ações de educação cristã apenas para uma determinada fase da vida.

A fé nunca está pronta, por isso não há “formatura” na fé. Como pessoas cristãs, aprendemos e ensinamos durante toda a nossa vida.

O PECC é sinal de compromisso da IECLB com a tarefa de educar na fé em todas as fases da vida. Através dele, todas as instâncias da IECLB orientam a avaliação e o planejamento de ações de educação cristã.

Instâncias: Espaços onde acontecem e são planejadas ações de educação cristã (comunidades, paróquias, síno¬dos, centros de formação, departamentos, etc.).

Em que sentido o PECC serve de referencial para o planejamento de ações de educação cristã? A resposta a esta pergunta encontramos na definição do seu objetivo geral. Ali podemos perceber quatro elementos fundamentais:

1. Orientação. Educação cristã tem duas dimensões: teológica e pedagógica. O PECC ocupa-se com os conteúdos da fé (fundamentação teológica) e com os processos de ensino e aprendizagem desses conteúdos (fundamentação pedagógica).

2. Destinatários. O PECC é dirigido às pessoas envolvidas com educação cristã em todas as instâncias da IECLB.

3. Finalidade. A finalidade do PECC é fornecer elementos e critérios para avaliar, planejar e executar ações de educação cristã para todas as fases da vida.

4. Motivo. A educação cristã não tem fim em si mesma, mas está ligada com a missão de Deus. Ela visa a ca¬pacitar pessoas para atuar na Igreja e na sociedade, permitindo cumprir o mandamento de ser sal e luz para o mundo.

Os objetivos específicos são desdobramentos do objetivo geral e apontam para ações que auxiliam a concretizá-lo. Por exemplo: o objetivo de identificar ênfases e lacunas significa fazer um diagnóstico sobre o processo de educação cristã.

Como pode ser feito o diagnóstico? Podemos iniciar com um levantamento dos espaços onde ocorre a educação cristã (culto infantil, ensino confirmatório, JE, grupos de estudo bíblico, OASE, etc). Num segundo momento, podemos identificar quais os conteúdos oferecidos nes¬tes espaços e quais metodologias são utilizadas. Após a sistematização das informações é possível fazer a análise, identificando ênfases e lacunas relacionadas aos conteúdos da educação cristã oferecidos aos membros. O grupo que realizou o diagnóstico pode fazer sugestões e indicar prioridades a serem consideradas no planejamento de ações para a educação cristã. No bloco 5 falaremos mais sobre a questão do diagnóstico.

5. Para refletir
Como é realizada a avaliação (diagnóstico) e o plane¬jamento de ações de educação cristã na sua instância?
Que influência os programas de educação cristã ofereci¬dos pela igreja tiveram em sua vida?
 

Roteiro para estudo do PECC em grupos
O caderno que aqui apresentamos foi pensado para estudo individual do PECC ou em pequenos grupos. Para o estudo em grupos, sugerimos a seguir um pequeno roteiro que pode auxiliar a pessoa que coordena a preparar o encontro.

1. Canto e oração: Inicie o encontro com um canto e uma oração. É importante colocar esse momento sob a orientação e a bênção de Deus. Procure destacar na oração aspectos que serão estudados nesse encontro.

2. Objetivo e comentários iniciais: Em seguida, exponha ao grupo qual é o objetivo do encontro e faça alguns comentários a respeito, conforme os itens 1 e 2 de cada bloco da segunda parte deste caderno – Reflexões sobre o PECC. (veja formato pdf, anexo)

3. Leitura do PECC: Esse é o momento da leitura de uma parte do PECC. É importante que o conteúdo sugerido para aquele encontro seja lido na íntegra por todas as pessoas do grupo, o que pode acontecer previamente, inclusive.

Se a leitura acontecer durante o encontro, procure definir com o grupo como fazer essa leitura. Ela pode acontecer em pequenos grupos, leitura silenciosa, cada pessoa lê uma parte, exposição em Datashow ou uma pessoa lê para o grupo toda a parte indicada.

4. Primeiras impressões: Para essa primeira conversa sobre dúvidas e impressões, o item nº 4 de cada bloco (Algumas considerações) pode ser um auxílio.

5. Estudo em grupos: O estudo em pequenos grupos é recomendável para que mais pessoas possam se manifestar. Em cada bloco há perguntas para refletir sobre as partes do PECC que foram lidas. Você também encontra nas páginas seguintes (73 até 79, veja versão em pdf, anexa)) uma sugestão de dinâmica ou atividade para o estudo e aprofundamento de cada um dos blocos.

6. Plenária para partilha e conclusões: Após o estudo em grupos, convide o grupo a se reunir novamente para partilhar as reflexões feitas e apontar algumas conclusões.

7. Canto e oração final: Assim como iniciamos o encontro, cantando e pedindo a orientação de Deus, encerramos o estudo da mesma forma: pedindo a proteção e a bênção de Deus.
 

Dinâmica: Minha história tua história
Materiais necessários: dados, sementes ou botões, papel pardo, canetas hidrocor e/ou giz de cera.
Os participantes sentam em grupos de 4 a 7 pessoas, ao redor de mesas. Cada grupo recebe uma folha de papel pardo e material para desenho.

1º MOMENTO
Em silêncio, cada participante desenha histórias ou símbolos religiosos marcantes, contornando cada desenho com uma figura geométrica na seguinte ordem: uma experiência ligada à educação cristã na sua infância, desenhada dentro de um círculo; uma outra experiência relacionada ao seu tempo de Ensino Confirmatório, desenhada dentro de um quadrado; uma experiência relacionada à atuação como educador ou educadora cristã, desenhada dentro de um triângulo; e uma pessoa de referência na sua vida de fé, desenhada dentro de um retângulo.

2º MOMENTO
Quando todos estão prontos com os seus desenhos, interligá-los todos por meio de caminhos que darão a rota do jogo de dados.

3º MOMENTO
Cada participante recebe uma semente de tipo diferente e a coloca sobre um desenho seu. Combinar em conjunto as regras do jogo. O melhor é cada qual iniciar num desenho seu e já falar sobre ele.

4º momento
Iniciar o jogo. Quando uma parada recair pela primeira vez num desenho, a pessoa que desenhou aquela cena conta esta história. Os outros escutam. Quando uma parada recai pela segunda vez sobre um desenho, aquela que lá chegou pode perguntar algo sobre a referida narrativa ou contar algo semelhante da sua vivência.

O jogo termina quando todas as histórias tiverem sido contadas.

Fonte: Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), Editora Sinodal
- Portal Luteranos
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
ID: 22631
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Hebreus 13.20-21
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