PECC - Áreas temáticas

Rede de Recursos Educação Cristã Contínua

1. Objetivos
Conhecer as áreas temáticas apresentadas pelo PECC e refletir sobre os conteúdos de educação cristã oferecidos nas diferentes instâncias.

2. Para início de conversa
Para planejar ações de educação cristã contínua é necessá¬rio definir conteúdos básicos. Quais são os temas e conteúdos da fé cristã que não poderiam faltar ou que deveriam ser prio¬rizados? O PECC trata disso a partir da apresentação de áreas temáticas. As quatro áreas temáticas consideradas prioritárias são: Bíblia, confessionalidade, missão e contextos. A intenção de apresentar áreas temáticas não é de trabalhar os conteúdos em “caixinhas”, mas despertar para a necessidade de apontar, intencionalmente, para temas que devem ser refletidos por uma pessoa cristã ao longo da vida.

3. Leitura do PECC
Leia o PECC capítulo 6
Áreas temáticas

4. Algumas considerações
Se partirmos do pressuposto que todos os conteúdos podem ser trabalhados em todas as fases da vida, podemos perceber que alguns grupos se ocupam mais com conteúdos de uma área temática. A partir dos temas e critérios das áreas temáticas, poderíamos nos perguntar: De que forma podemos refletir intencionalmente com as crianças sobre princípios luteranos, como “justificação por graça e fé” ou “liberdade cristã”? O quanto se reflete sobre temas da atualidade com idosos?

A classificação dos conteúdos em áreas temáticas quer ser um auxílio. As áreas temáticas, desdobradas em conteú¬dos, nos ajudam a avaliar e planejar a prática de educação cristã desenvolvida nos diferentes grupos.

É importante lembrar que a Bíblia e a confessionalidade, além de áreas temáticas, são também fundamentação teológica para conteúdos da educação cristã (conforme capítulo 4 do PECC). Como se dá esta relação entre fundamentação teológica e área temática? Usemos como exemplo o conteúdo consumismo, proposto na área temática “contextos”. Ao refletir sobre consumismo a partir da quinta petição do Pai Nosso, tanto a Bíblia (Mt 6.11) quanto a confessionalidade (Catecismo Menor) constituem a fundamentação teológica para a abordagem deste conteúdo. Isso significa que um conteúdo, para ser considerado de educação cristã, precisa estar fundamentado teologicamente na Bíblia e na confessionalidade.

Bíblia
A Bíblia é um dos fundamentos da fé cristã. Através dela, Deus fala, manifesta sua vontade e convida pessoas a uma decisão. Ela orienta a fé, as decisões e a conduta da igreja toda e de seus membros em particular. Neste ponto do PECC, a Bíblia, como área temática, é tratada como conteúdo a ser estudado.

Como a Bíblia pode servir de fundamento da fé cristã se não a conhecemos? O PECC apresenta critérios que são im¬portantes para conhecer a Bíblia.

Critérios para o estudo da Bíblia
Conhecimento bíblico
Formação da Bíblia
Contexto da Bíblia
Métodos de interpretação da Bíblia

Confessionalidade
A IECLB, junto com outras igrejas de confissão luterana, tem critérios que marcam sua identidade confessional e que são determinantes para a educação cristã. Nesta área temática são destacados os critérios teológicos da confissão luterana.

Critérios teológicos da confessionalidade luterana
Salvação somente por graça, mediante a fé
Liberdade cristã
Existência sob a cruz
Somos justos e pecadores
Sacerdócio geral de todas as pessoas que creem

Missão
Missão pertence à essência do ser igreja. As quatro dimensões da Missão conforme o PAMI tornam-se conteú¬dos específicos do PECC. Refletimos sobre esses conteúdos para compreender a forma como a IECLB é igreja de Jesus Cristo e de que maneira ela participa da Missão de Deus no mundo.

As quatro dimensões do PAMI são:
Evangelização
Comunhão
Diaconia
Liturgia

Contexto
A fé em Jesus Cristo sempre se manifesta no tempo e no espaço, que também chamamos de contexto. É necessá¬rio compreender o contexto em que a fé é vivida para que o testemunho do evangelho seja pertinente, promovendo paz, justiça e amor na sociedade brasileira e no mundo.

Temas do contexto
Contexto social, econômico e político
Contexto cultural
Contexto eclesial e religioso

5. Para refletir
Como a leitura e o estudo da Bíblia podem ser incrementados na vida comunitária?

Estabeleçam formas concretas de missão a partir das quatro dimensões do PAMI para a sua área de atuação local e sinodal.

O nosso testemunho deve acontecer com os pés na realidade. Como isso se realiza no espaço em que vivemos?
 

Roteiro para estudo do PECC em grupos
O caderno que aqui apresentamos foi pensado para estudo individual do PECC ou em pequenos grupos. Para o estudo em grupos, sugerimos a seguir um pequeno roteiro que pode auxiliar a pessoa que coordena a preparar o encontro.

1. Canto e oração: Inicie o encontro com um canto e uma oração. É importante colocar esse momento sob a orientação e a bênção de Deus. Procure destacar na oração aspectos que serão estudados nesse encontro.

2. Objetivo e comentários iniciais: Em seguida, exponha ao grupo qual é o objetivo do encontro e faça alguns comentários a respeito, conforme os itens 1 e 2 de cada bloco da segunda parte deste caderno – Reflexões sobre o PECC. (veja formato pdf, anexo)

3. Leitura do PECC: Esse é o momento da leitura de uma parte do PECC. É importante que o conteúdo sugerido para aquele encontro seja lido na íntegra por todas as pessoas do grupo, o que pode acontecer previamente, inclusive.

Se a leitura acontecer durante o encontro, procure definir com o grupo como fazer essa leitura. Ela pode acontecer em pequenos grupos, leitura silenciosa, cada pessoa lê uma parte, exposição em Datashow ou uma pessoa lê para o grupo toda a parte indicada.

4. Primeiras impressões: Para essa primeira conversa sobre dúvidas e impressões, o item nº 4 de cada bloco (Algumas considerações) pode ser um auxílio.

5. Estudo em grupos: O estudo em pequenos grupos é recomendável para que mais pessoas possam se manifestar. Em cada bloco há perguntas para refletir sobre as partes do PECC que foram lidas. Você também encontra nas páginas seguintes (73 até 79, veja versão em pdf, anexa)) uma sugestão de dinâmica ou atividade para o estudo e aprofundamento de cada um dos blocos.

6. Plenária para partilha e conclusões: Após o estudo em grupos, convide o grupo a se reunir novamente para partilhar as reflexões feitas e apontar algumas conclusões.

7. Canto e oração final: Assim como iniciamos o encontro, cantando e pedindo a orientação de Deus, encerramos o estudo da mesma forma: pedindo a proteção e a bênção de Deus.
 

Dinâmica: Para onde vai
Material necessário: Giz para riscar no chão quatro círculos grandes. Em cada círculo haverá uma placa com uma das quatro áreas temáticas destacadas: Bíblia, Confessionalidade, Missão e Contexto. 8 a 12 placas menores (ou folhas de papel A4), cada uma contendo um conteúdo da fé cristã. Exemplos: Profetas; A vida no tempo de Jesus; Formação do AT; Paramentos litúrgi¬cos; Inclusão; Oração; Pai Nosso; Liberdade Cristã; Sacerdócio Geral de todas as pessoas que creem; Consumismo; Paz com justiça; Alimentos Transgênicos.

A pessoa que coordena explica que está com uma lista de conteúdos em suas mãos. Ela sorteia um conteúdo e desafia cada pessoa do grupo a se dirigir até o círculo da área temática a que, na sua opinião, corresponde esse conteúdo. Provavelmente vão acontecer divergências e o grupo é desafiado a chegar a um acordo. Chegando-se a um consenso, deita-se a placa ou a folha com o conteúdo no círculo da área temática escolhida e sorteia-se outro conteúdo. Segue-se até que as folhas com conteúdos acabem ou até que o grupo resolva encerrar a dinâmica.
 

Fonte: Plano de Educação Cristã Contínua da IECLB (PECC), Editora Sinodal
- Portal Luteranos
 


Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Educação
ID: 22634
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