"Pela graça de Deus, sou o que sou."

1ª Coríntios 15.10

11/06/2012

Já perdi a conta de quantas vezes me perguntei “quem sou eu afinal!” parece coisa de adolescente, mas a verdade que é que muitas vezes precisamos nos avaliar e reavaliar nossa vida diante das circunstâncias que nos sobrevém. O mundo gira, muda, se transforma. As pessoas mudam, os valores se criam e recriam a medida que a sociedade vai crescendo e os valores vão sendo aprimorados. O que se pensava há 30 anos atrás muitas vezes caiu na tradição ou se tornou antigo, obsoleto. Mas, e com relação à fé? Será que ela também se transforma, se molda de acordo com as nuances da sociedade?

O apóstolo Paulo escreve para uma comunidade cheia de dons, de atividades e de dificuldades. Corinto tinha tudo o que uma igreja precisa em termos de dons e talentos, e ao mesmo tempo tinha todas as dificuldades que um grupo de pessoas tem quando se reúne em comunidade. Ou seja, era e é um espelho das comunidades e das igrejas hoje. Mas para Paulo o mais importante não era o que ele fez ou poderia fazer como membro da cristandade, afinal ele também fora um perseguidor da fé cristã, um educador do farisaísmo, da forma correta de ver e viver a fé em Javé! Neste texto, Paulo se mostra humilde diante da grandeza da fé. Ele se mostra um cooperador da fé cristã, um seguidor de Jesus Cristo, cuja graça se manifestou em Sua vida, morte e ressurreição. A graça se manifestou salvadora em Paulo. É justamente esta graça que lhe revela a sua verdadeira identidade - um servo da multiforme graça de Deus!

Quando olho para mim mesmo, penso e logo me pergunto: estou sendo um servo da multiforme graça de Deus, um cooperador, seguidor fiel de Jesus Cristo? A graça de Deus não se tornou ineficaz, porque Deus a quem me rendi em Seu chamado, é o mesmo Deus que me mantem e me sustenta com a Sua graça. Ou seja, sou o que sou unicamente por causa da graça, unicamente por causa de Deus!

Muitas pessoas se encontram perdidas em busca de uma identidade que as faça feliz e completa. Não percebem que essa identidade se torna real por meio da ação de Deus - da GRAÇA de Deus!

Vale a pena refletir: olhe no espelho por um momento. O que você vê? Olhe para dentro de si mesmo e diga: sou um servo, uma serva. Sou o que sou porque a graça de Deus me alcança em Jesus. Sou o que sou porque Deus me faz seu filho, sua filha. Isto é graça de Deus!

Se o mundo muda, a graça de Deus permanece imutável! Se os valores se transformam, os valores da graça de Deus permanecem inalterados. Se eu mudo e me transformo, o amor de Deus e sua graça não muda por mim. Deus permanece sendo gracioso para comigo!
 


Autor(a): Leandro Luis da Silva
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 14902
REDE DE RECURSOS
+
Felizes aqueles que ajudam os pobres, pois o Senhor Deus os ajudará quando estiverem em dificuldade!
Salmo 41.1
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br