Pelos Caminhos da Esperança

Programa de Rádio

17/06/2016

Amigos/as ouvintes! Neste dia refletiremos sobre a Esperança cristã. A nossa reflexão está baseada em dois textos bíblicos. Do AT nos vem a palavra de Pv 23.17-18 – “Não tenha inveja das pessoas pecadoras. Procure respeitar e obedecer a Deus todos os dias da sua vida. Assim o seu futuro será brilhante, e você não perderá a esperança.”

E do NT vem a palavra de At 24.15-16 – “Tenho a mesma esperança em Deus que eles têm: que todas as pessoas vão ressuscitar, tanto os bons como os maus. Por isso faço tudo para ter a consciência limpa diante de Deus e das pessoas.”

Caros ouvintes! Em nosso dia a dia a esperança não é algo muito comum. O contrário acontece com freqüência. A falta de esperança é algo que atinge uma grande parte das pessoas deste mundo. Mais problemático e preocupante é se dar conta que a esperança começa a desaparecer também entre as pessoas cristãs. Isso é assustador, pois vem a preocupação de que um dia não vai mais existir esperança.

Este medo vem de nossa incapacidade e desobediência a Deus. Nosso Criador colocou Jesus Cristo no mundo para encher as pessoas de esperança. Temos medo do dia do juízo porque não confiamos inteiramente em Cristo. E as pessoas que nele crêem continuam com a missão de animar e encorajar-se mutuamente. Através da ressurreição de Jesus Cristo cada pessoa cristã está convocada a sair mundo afora testemunhando a grande esperança que há para aqueles que Deus escolheu para serem seus filhos e filhas. Desde o dia do Batismo somos chamados e enviados para dentro deste mundo. Este é o envio que Jesus nos fez: Assim como o Pai me enviou, eu também vos envio. Jo 20.21.

Deus enviou Jesus ao mundo para fazer as pazes com sua criação. Por isso ele perdoou, ofereceu comunhão aos que eram colocados à margem da sociedade por causa de seus pecados públicos. Ele ofereceu comunhão aos que tinham pecados ocultos e curou as pessoas doentes.

Em todas essas ações, Jesus colocou sinais da esperança de Deus para nosso mundo, colocou sinais do mundo que Deus quer e sonha para nós e todas as suas criaturas. Assim, toda pessoa que foi batizada também é enviada para colocar os sinais do amor de Deus, antecipando o dia final, quando as esperanças de Deus para conosco serão plenamente concretizadas.

Queridos ouvintes e queridas ouvintes! Sabendo de tudo isso poderemos crer: Deus quer um mundo melhor; uma vida melhor para as pessoas. Muitas pessoas perguntam: por que eu tenho que sofrer tanto? Por que eu? Há doenças que são causadas por nós mesmos e há doenças e sofrimentos causados por outras pessoas. Uma certeza podemos ter, Deus não quer o sofrimento das pessoas. Jesus curou muitas pessoas de doenças graves. Ex.: mulher que sofria há 18 anos; cegos, leprosos, paralíticos...

No meio de nossos sofrimentos, dores, desentendimentos, perda de pessoas queridas, podemos e devemos ter esperança. Esperamos um mundo melhor prometido por Deus. Esse mundo não está no céu, mas está aqui onde nós vivemos. Um lugar melhor para viver depende de nossa confiança em Deus e de nosso engajamento para haver a efetiva mudança. A esperança não é só para depois de nossa morte, mas já agora podemos ter a certeza de que Deusa quer um mundo onde habita a justiça.

Irmãos e irmãs! Como saber que temos esperança?
Exemplifico com crianças numa festa ao redor do bolo de aniversário. Vocês já observaram o que acontece com as crianças? Como elas se comportam? As crianças, antes agitadas pelas brincadeiras, agora estão calmamente paradas em volta do bolo. Elas não avançam sobre o bolo, cada uma tentando arrancar um pedaço para si. Elas esperam porque têm a certa esperança que a mãe lhes dará o seu pedaço.

Assim é com o povo de Deus. Sabemos que Deus tem bons planos para nós. Com a certeza de que Deus quer o bem das pessoas podemos viver cheios de esperança, alegres em meio aos sofrimentos, doenças, dores e dificuldades.

“Como seria bom se pudéssemos esperar pelo dia final com a esperança de criança!” Martim Lutero
Não é por acaso que Jesus disse: Quem não se tornar como uma criança não entrará no Reino dos Céus. O Apóstolo Paulo também fala de esperança. Ele diz em Rm 5.2b-5 – ... nos alegramos na esperança de participar da glória de Deus. E também nos alegramos nos sofrimentos, pois sabemos que os sofrimentos produzem a paciência, a paciência traz a aprovação de Deus, e esta aprovação cria a esperança. Essa esperança não nos decepciona, pois Deus tem derramado o seu amor nos nossos corações, por meio do Espírito Santo, que ele nos deu.

Corajosos e cheios de esperança andemos juntos PELOS CAMINHOS DA ESPERANÇA, PRESERVANDO A UNIDADE DO ESPÍRITO NO VÍNCULO DA PAZ. Amém.

Oração: Bondoso e misericordioso Deus! Tu que ouves o clamor do teu povo; tu que entendes os nossos gritos e gemidos; tu que sabes de tudo o que se passa conosco, aceita a nossa gratidão e louvor. Esteja tu, Senhor, presente com o teu Santo Espírito nesta semana de trabalho que hoje se inicia. Prepara-nos e socorra-nos em momentos de alegria, mas também em momentos de extremo sofrimento e fraqueza quando perdemos pessoas queridas. Abra nossos ouvidos e mentes para compreendermos os teus ensinamentos e os teus planos para conosco. Isto te pedimos em nome de Jesus Cristo teu Filho, nosso Senhor e Salvador. Amém
 


Autor(a): P. Jair Luiz Holzschuh
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Comunicação / Nível: Comunicação - Programas de Rádio
Natureza do Texto: Apresentação
Perfil do Texto: Programa de Rádio
ID: 38349
REDE DE RECURSOS
+
Em tudo, dai graças, porque está é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.
1Tessalonicenses 5.18
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br