Perdoa-nos as nossas dívidas

14/10/2011

“Perdoa-nos as nossas dívidas” (Mt 6.12)

Mt 18.23-35: Jesus nos ensina a Perdoar. O homem rico da parábola perdoou seu servo de uma dívida impagável: 350 toneladas de prata ou de ouro!

Como poderemos pedir ao Pai que perdoe a imensidão dos nossos pecados, se não perdoamos as pequenas falhas de nosso próximo? Isto é ingratidão! O que são as pequeninas falhas de nosso próximo em relação a nós, comparadas à infinidade de pecados que cometemos em relação a Deus durante os anos de nossa vida? Quando Jesus salva a mulher pega em adultério, ele pergunta aos homens que a querem executar: “Se algum de vocês estiver sem pecado, seja o primeiro a atirar pedra nela. Os que o ouviram foram saindo, um de cada vez, começando pelos mais velhos”. (Jo 8.7 e 9)

Quanto mais deixarmos de perdoar, mais endureceremos o nosso coração. Quanto mais duro for o nosso coração, menos espaço haverá para Deus. Não perdoar é desobediência: Jesus MANDA perdoar. É uma ordem! Em Mc 11.25s Jesus ordena: “Quando estiverem orando, se tiverem alguma coisa contra alguém, PERDOEM-NO, para que também o Pai celestial lhes perdoe os seus pecados.” Se não perdoarmos, estamos abertamente desobedecendo o SENHOR. Assim nos afastamos dEle. Perdemos a comunhão com o Pai. Jesus diz: “Se vocês não perdoarem, também o seu Pai que está nos céus não perdoará os seus pecados”. Quantas são as pessoas amarguradas, amargas, frustradas, tudo em decorrência da falta de perdão! Quantos não estão literalmente doentes por causa de mágoas profundas, ódio entranhado, revoltas enraizadas que estão destruindo pouco a pouco a saúde física e emocional! Não podemos esquecer que não perdoar é pecado. No Sl 32.3s lemos: “Enquanto eu mantinha escondidos os meus pecados, o meu corpo definhava de tanto gemer, minhas forças foram-se esgotando”. Um Pastor certa vez compartilhou o seguinte testemunho: “Uma irmã com mais de 60 anos, sofria de uma enfermidade nas mãos e nos pés já há vários anos. Ela me pediu oração contra aquele mal. Deus me fez discernir que aquela doença era em decorrência da falta de perdão. Eu lhe disse que precisava perdoar alguém. A irmã, então, admitiu que tinha um ódio profundo em seu coração contra alguém. Chegando em casa ela orou pedindo perdão a Deus pelo sentimento e liberou o perdão para a pessoa. Poucos dias depois, não tinha mais nenhum sintoma da enfermidade. Perdoar é também ser liberto de sentimentos que adoecem a alma e podem atingir o corpo.” Portanto, se você tiver este sentimento dentro de si, você não precisa, você não pode mais ficar sofrendo com ele! Siga a Jesus! Siga a Sua Palavra. Siga o que Ele manda. Perdoe. Libere o perdão. Você sentirá um alivio, uma paz, a cura, a salvação. E não olhe para si. Não diga: “Não é tão simples assim. Acho que eu não consigo...” etc. Olhe somente para Jesus. Creia nEle. É um ato de fé.


Autor(a): Mauri Tarcísio Perkowsky
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Vale do Iguaçu (Porto União-SC)
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 9592
REDE DE RECURSOS
+
Deus é maior do que o nosso coração e conhece todas as coisas.
1João 3.20
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br