Pois onde estiverem as suas riquezas, aí estará o coração de vocês!

02/09/2011

Onde está o teu tesouro, aí estará também o teu coração
(Mateus 6.21)

Queridos irmãos e irmãs! Estamos no mundo, mas não precisamos ficar ansiosos, somente correndo pelas coisas materiais. Pois estas geram insatisfação, frustração e aniquilamento como pessoa. As coisas materiais não são as mais importantes. Jesus nos exorta: Buscai as coisas do alto, as do Reino, que as outras coisas virão por acréscimo. Quando damos o devido valor às coisas, tudo corre bem para os que amam Deus. Se formos simples e vivermos de acordo com a vontade de Deus, o alimento de cada dia chega à nossa mesa e nós agradecemos a Ele que permite que a terra produza pela força do trabalho dos humildes. Assim, seguindo o que Jesus nos fala no seu evangelho, a nossa vida se ilumina e ainda seremos testemunhas e luz para os outros.

Mas, onde está o teu coração? Qual é o teu tesouro?

Alguns colocam seu coração no trabalho; já outros num relacionamento. Ainda há outros que colocam seu coração no dinheiro e nos bens adquiridos.

Mas esse será nosso verdadeiro tesouro?

No versículo acima vemos que Jesus nos orienta a não juntarmos tesouro na terra.

O nosso verdadeiro tesouro é aquele que vem de Deus. Não digo que Deus quer um filho seu passando por necessidades ou pobre. Não é isso! Esse versículo me faz lembrar a passagem em que Salomão fez um pedido especial para Deus. Ele poderia ter pedido ouro, prata, mas preferiu pedir sabedoria a Deus para conduzir o reino. E Deus se alegrou com o gesto de Salomão. Ou seja, Deus não quer que oremos pedindo coisas, pois estas Ele já nos dará. Afinal, somos seus filhos. Mas Ele achará graça em nós se pedirmos sabedoria, paciência, amor, coragem, humildade, etc.

Mas quero aproveitar para chamar a atenção para tesouros importantes em nossa vida. Mediante o batismo, o Senhor Deus também te chamou para andar com ele. A tua vida, o teu trabalho, a missão de ser pai, mãe, esposa, esposo, filho, filha, namorado, namorada, em tudo isso você é alguém que tem toda a possibilidade para crescer e cumprir a missão e as tarefas que estão diante de ti. São tesouros que preenchem os nossos corações. Temos que saborear esses tesouros, apalpar valores.

Um tesouro muito importante na vida de cada cristão e cristã é Deus na família. Onde marido e esposa ouvem a voz de Deus é possível construir uma comunhão feliz. É verdade: a família que se perdoa e que luta, com os seus altos e baixos, para se manter unida é uma família feliz. Se há dores e decepções no casamento, ou nos tempos de namoro, há também grandes alegrias, pois é na família que acontecem as coisas mais significativas para o ser humano. É preciso olhar para si mesmo e enxergar suas próprias falhas e reconhecer que, em Cristo, a relação conjugal feliz é possível. Amor, carinho, reconciliação, perdão, ternura, afeto, sabedoria, inteligência, e felicidade são tesouros enviados pelo maravilhoso Deus. São dádivas, são presentes enviados por Ele.

Conheço um hino que é muito cantado pelas pessoas: “Oração pela Família”. Esta canção sempre me motivou a pensar sobre o tesouro que temos: nossa família, amigos (as), casais e assim por diante. Assim diz a canção: “Que a família comece e termine sabendo onde vai, que o homem carregue nos ombros a graça de um pai, que a mulher seja um céu de ternura, aconchego e calor, e que os filhos conheçam a força que brota do amor”. É tão lindo o que sentimos. Esses tesouros que nos trazem felicidade e que nos aproximam da graça do Pai. Que o Deus te abençoe e faça de você um exemplo vivo de fé e dedicação ao seu Senhor.

“Adorem o Senhor com alegria e venham cantando até a sua presença” (Salmo 100.2)

Texto: Hilquias Rossmann
Comunidade Evangélica de Confissão Luterana em Santa Maria de Jetibá
 


Autor(a): Hilquias Rossmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Espírito Santo a Belém / Paróquia: Santa Maria de Jetibá (ES) / Comunidade: Santa Maria de Jetibá (ES)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 6 / Versículo Inicial: 21
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 79
REDE DE RECURSOS
+
Pela graça sois salvos, mediante a fé, e isto não vem de vós: é dom de Deus.
Efésios 2.8
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br