PRECISO DE JESUS NA ALEGRIA?

João 2.1-11

08/09/2013

Ouvi várias vezes pessoas diante de momentos difíceis de suas vidas dizerem: “Acho que precisamos ir mais à igreja, pois estão acontecendo tantas coisas ruins”. É verdade que Deus usa desses momentos para permitir que nos aproximemos dele, mas onde nós estamos quando tudo vai bem? Onde deixamos Jesus quando nos alegramos, festejamos? Jesus não é convidado nestas horas?

Vemos um casamento, uma festa, havia alegria entre familiares e amigos. Todos que estavam convidados se faziam presentes. Mas havia uma pessoa convidada especial. Talvez nem todos ali soubessem quem era o convidado especial. A Palavra diz: “Jesus também foi convidado, com os seus discípulos para o casamento.”

Convite é uma palavra que nos desafia a olhar para fora de nós mesmos e pedir que alguém venha a nós, a compartilhar conosco algo de nós mesmos, seja de um sentimento ou de uma ocasião. Jesus não se recusou ao convite de estar se alegrando juntamente com os noivos, com os familiares e amigos dos noivos. Por ter sido convidado vemos que Jesus já fazia parte deste círculo de amigos da família.

Jesus já faz parte de nosso círculo de amizades? Você já convidou Jesus a ser alguém especial em sua vida? Você tem um relacionamento com Ele a ponto de convidá-lo também para seus momentos de alegria, de festa? Ou você somente lembra-se dele quando está em dificuldades e tristezas, então clama por socorro?

Quantos casais que não convidam Jesus a ser o convidado de honra de seus casamentos, e assim acabam não desfrutando dos milagres que ele oferece! Tantos casamentos são desfeitos por falta do convidado principal!

Pois mesmo nas alegrias da vida vai haver “potes vazios”, momentos que não saberemos o que fazer sozinhos. Onde não há saída se Jesus não agir milagrosamente.
Vemos que Jesus dá ordem para que se encham os potes com água. Mas eles precisavam de vinho, não água. O que não parece ser aquilo que esperávamos transforma-se em algo ainda melhor do que tínhamos antes “Todos servem primeiro o melhor vinho e, depois que os convidados já beberam bastante, o vinho inferior é servido; mas você guardou o melhor até agora”.

Este vinho muito melhor que Jesus nos oferece representa os bens infinitos que Ele tem para seus filhos. Somente a sua presença em nossas vidas pode saciar nossa sede espiritual, somente Ele pode nos libertar da culpa do pecado, das tentações, da aflição da alma, e oferecer perdão, paz, alegria, descanso, enfim vida abundante junto a Ele, pois seu sacrifício na cruz foi completo.

O que os demais convidados não sabiam é que este melhor vinho procedia de Jesus. Ele foi quem transformou a água em vinho. Sem Jesus na festa não haveria mais vinho. Muitas vezes não nos damos conta que se Jesus não for convidado em nossos momentos de alegrias estamos perdendo o melhor que ele pode nos dar com sua presença.

Mais adiante em João 10.10b Jesus diz: “eu vim para que tenham vida e a tenham em abundância”.
Não perca a oportunidade de desfrutar da presença de Jesus em suas alegrias, suas festas. Ele quer estar em sua vida diariamente, em todos os momentos e circunstâncias. Ele quer te ver: “Tu, porém, quando orares, entra no teu quarto, e, fechada a porta, orarás a teu Pai, que está em secreto; e teu Pai, que vê em secreto, te recompensará.” (Mateus 6.6).
Convide-o para estar contigo em todos os momentos de sua vida. Ele tem o poder de transformar impossível em possível, isto para “manifestar a sua glória, e seus discípulos crerem nele” (v.11).
Esses momentos de alegria junto com Jesus nos dão maiores forças diante das tristezas, problemas e provações.


Autor(a): Miss. Rosimere Maria Ramlow Becker
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Testamento: Novo / Livro: João / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 11
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 24493
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br