Prefácio - Anuário Evangélico 2011

01/12/2010

40 anos de Anuário Evangélico. Um longo período para uma vida humana - pode ser metade da vida. É a idade do nosso almanaque e o afirmamos com orgulho e ao mesmo tempo gratidão. Gratidão a Deus que nos permitiu levar adiante este empreendimento. Gratidão também aos nossos leitores nas comunidades da IECLB e fora dela.

E somos muito gratos também a todos os colaboradores: dirigentes, redatores (tivemos apenas três no período), Conselho Editorial, autores convidados, anunciantes e distribuidores. E bem assim à Editora -antes à Editora Sinodal e agora à Editora Otto Kuhr - pela sua fidelidade e empenho. Tive o privilégio de ser o primeiro Diretor e continuo até hoje no Conselho Editorial.. Tenho um amor todo especial pelo nosso Anuário Evangélico. Vale lembrar que a iniciativa de editar um anuário evangélico em língua portuguesa foi de um membro leigo em Curitiba: Emil Dietz. O então Conselho Diretor da Igreja deu luz verde, pela Palavra do Pastor Presidente Karl Gottschald.

Havia já uma longa tradição de anuário dentro da Igreja, mas em língua alemã, o Jahrweiser. Muitas vozes pediam um equivalente em português. O próprio nome escolhido caracterizava a sua natureza. Deveria acompanhar os acontecimentos importantes no tempo, ano após ano, prestando informação, mas ao mesmo tempo ajudar a analisar e refletir sobre eles a partir do Evangelho, vinculado à Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil. Teria, pois, também o propósito de contribuir para a formação e edificação espiritual. Conscientizar que sofremos história, mas também participamos ativamente da história. Este objetivo deve continuar.

A idade do nosso Anuário parece indicar que este tipo de literatura ainda faz sentido e tem seu espaço, hoje. Junto com o Anuário, como parte integrante dele, é publicado anualmente o Prontuário da IECLB, de responsabilidade de sua Secretaria Geral. Por que isto? Certamente um instrumento útil e prático, principalmente para os obreiros e lideranças da IECLB, nos seus Sínodos, Paróquias e Comunidades. Mas serve também como órgão de divulgação do trabalho desta Igreja neste País, seu relacionamento com outras Igrejas e organizações, em âmbito nacional e internacional

Acentua assim a postura ecumênica da IECLB.

Nestes 40 anos aconteceram transformações na IECLB.O Anuário refletiu isso. Constituída em 1968 como Igreja nacional, com a estrutura em Comunidades, Paróquias, Distritos Eclesiásticos e Regiões Eclesiásticas, a IECLB se estruturou entrementes em 18 Sínodos, bastante independentes em sua organização e trabalho, mas com a mesma finalidade e base confessional para ser Igreja de Jesus Cristo neste País.

Almejamos que o Anuário Evangélico continue acompanhando e refletindo o curso desta história.

P. em. Heinz Ehlert - Conselho Editorial


Voltar para índice Anuário Evangélico 2011
 


Autor(a): Heinz Ehlert
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2011 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2010
Natureza do Texto: Artigo
ID: 32333
REDE DE RECURSOS
+
Que ninguém procure somente os seus próprios interesses, mas também os dos outros.
Filipenses 2.4
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br