Prefácio - Anuário Evangélico 2013

01/12/2012

Nosso ANUÁRIO EVANGÉLICO para o ano de 2013 está em suas mãos. É a sua 42ª edição.

Como nas edições anteriores, também nesta edição muitas cabeças e muitas mãos deram a sua contribuição para que o ANUÁRIO chegasse a você, caro/a leitor/a. Foi a reunião de pauta do Conselho Editorial, propondo os assuntos e sugerindo possíveis autores ou autoras. Fo- ram os contatos e a as correspondências, solicitando a colaboração dos/as mesmos/as. Foram os E-mails ou os telefonemas, lembrando a data-limite para a entrega dos artigos. Foi o trabalho redacional nos textos, foi a diagramação, os serviços gráficos... Finalmente ele está aí: Nosso ANUÁRIO EVANGÉLICO 2013.

Ele não quer ser necessariamente lido de fio a pavio, num só momen- to. O Anuário quer ser um companheiro em sua jornada durante este novo ano, trazendo-lhe leitura interessante e assuntos os mais varia- dos para sua reflexão, sua informação. Ele quer ajudá-lo/a a dirigir o seu olhar para assuntos que tangem a vida de nossa igreja – tanto na sua história como na sua atualidade. Quer ajudá-lo/a a olhar também para igrejas irmãs de outras partes do mundo. Quer levar à reflexão sobre aspectos da nossa teologia e nossa fé. Quer apontar para as- suntos candentes da atualidade na vida social e familiar. Quer ajudar a cuidar da saúde; quer distrair e também trazer um pouco de humor.

Como em anos anteriores, também esta edição do ANUÁRIO quer dar um suporte à espiritualidade dos/as nossos/as leitores/as. E para tan- to publica a indicação dos textos de Leitura Bíblica para cada dia, e uma meditação para cada mês. O tema destas meditações para este ano é a Oração e as diversas petições do Pai Nosso. Talvez você se pergunte pela razão deste tema. É que nós estamos caminhando rumo aos 500 anos da Reforma por Martim Lutero em 2017. E como forma de preparar, ou melhor, de conduzir a este evento, o Conselho Editori- al decidiu que as meditações do Anuário deveriam versar sobre os temas do Catecismo Menor. Assim em 2011 foram contemplados os 10 Mandamentos; em 2012 o Credo Apostólico, e agora, em 2013 o Pai Nosso. Também aspectos históricos da época da Reforma estão sendo contemplados como preparação para a comemoração dos 500 anos. Assim o P. em. Dr. Lindolfo Weingaertner – a quem agradece- mos de coração – enriqueceu o Anuário de 2010 com o artigo: Clero e Leigos na Igreja Medieval; o de 2011 com o artigo: O exercício da au- toridade na Igreja Medieval, e o de 2012 com o artigo: Idade Média – idade do medo. A partir desta edição o P. em. Dr. Martim N. Dreher assume esta tarefa, apresentando o artigo: O mundo do Menino Lutero.

Desejamos aos nossos leitores, que encontrem nesta edição assuntos edificantes e estimulantes. Que tenham uma boa leitura, e que os assuntos nele contemplados possam servir como base para um bom diálogo na família ou com amigos. Que o Anuário Evangélico possa lhe ser um companheiro na caminhada por um abençoado ano de 2013.

P. Dr. Osmar Zizemer - Editor


Voltar para índice Anuário Evangélico 2013
 


Autor(a): Osmar Zizemer
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2013 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2012
Natureza do Texto: Artigo
ID: 32260
REDE DE RECURSOS
+
Ajuda-nos, Senhor, nosso Deus, porque em ti confiamos.
2Crônicas 14.11
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br