Prefácio - Proclamar Libertação - Ofícios

01/02/1988

A celebração de ofícios representa um momento importante na vida individual, comunitária e social. Ela ocupa bastante tempo no exercício do ministério pastoral. Obreiros(as) ressentem-se, porém, de material contextualizado, com vistas ao preparo e à celebração de ofícios.

Com o intuito de ir ao encontro dessa necessidade, o encontro de colaboradores de Proclamar Libertação (PL), realizado a 23-24/09/86 em São Leopoldo, decidiu dedicar-se ao assunto ofícios, através do Suplemento 2. Graças à valiosa colaboração de pastores(as), temos agora a satisfação de apresentá-lo.

O livrinho contém cinco partes: Estudos Temáticos que procuram enfocar diferentes aspectos básicos para aprofundar a reflexão, em termos teológicos, sociológicos, poimênicos e eclesiásticos. Estudos de textos para Bênção Matrimonial e Estudos de textos para Sepultamento são auxílios exegéticos, homiléticos e litúrgicos. Alocuções para Bênção Matrimonial e Alocuções para Sepultamento partem de um caso concreto e constituem, via de regra, uma parte de um ofício realizado. Naturalmente, não querem ser perfeitos, nem desestimular a própria meditação.
Pretendem oportunizar um meio de escutar colegas pregarem, com vistas ao próprio aprendizado.

Embora tenhamos esperado reunir um número maior de contribuições, pensamos que as aqui apresentadas podem servir de estímulo e motivação no preparo e na celebração de ofícios.

São Leopoldo, em dezembro de 1987
Cláudio Molz e Günter K. F. Wehrmann


Autor(a): Cláudio Molz e Günter K. F. Wehrmann
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1988 / Volume: Suplemento 2
Natureza do Texto: Artigo
ID: 7291
REDE DE RECURSOS
+
Nós te damos graças, ó Deus. Anunciamos a tua grandeza e contamos as coisas maravilhosas que tens feito.
Salmo 75.1
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br