Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 15

Artigo

30/11/1989

Não é sem uma ponta de orgulho que apresentamos o décimo quinto volume de Proclamar Libertação. Muito trabalho abnegado e muito esforço criativo de autores, redatores e divulgadores, nestes últimos quinze anos, possibilitaram chegar ao presente volume. Cabe agradecer a Deus e aos muitos que, com suas contribuições, ideias, estímulos e críticas, ajudaram Proclamar Libertação a ser o que hoje é: uma verdadeira coleção de auxílios para o trabalho pastoral, em especial para a pregação relevante do Evangelho.

Proclamar Libertação XV inicia com um pequeno histórico destes quinze anos, a partir dos doze relatórios dos encontros de autores, realizados entre 1978 e 1988. Segue um resumo da palestra que Christa Berger, professora de Teoria da Comunicação na URGS e na PUCRGS, fez na abertura dos debates do encontro de autores de 1988. A contribuição desafia todo e qualquer pregador e autor de auxílios homiléticos.

Sob o título Relatos de Caminhadas com a Bíblia, o uso e a importância da Bíblia são abordados em sete situações bem diferentes. O leitor encontrará nestes relatos muitos estímulos para a sua prática pastoral. Desta vez foram incluídas também duas experiências de fora do Brasil: uma do Paraguai e outra da Nicarágua.

Nos Auxílios Regulares o leitor encontrará subsídios homiléticos, com raras exceções, da Série de Perícopes VI em uso na IECLB para o ano litúrgico 1989/90. O leitor irá constatar que novamente há diversas lacunas, isto é, para uma boa parte dos domingos do ano litúrgico faltam as respectivas meditações. Isto é um reflexo do sistema de mutirão em que Proclamar Libertação é feito. Um Auxílio Especial quer ajudar na abordagem bíblica de um assunto ainda melindroso para muitos: a Aids.

O último volume de Proclamar Libertação trouxe, sob forma de apêndice, as séries de textos de pregação e de leitura bíblica das Igrejas Luteranas na Alemanha. O presente volume apresenta, ao final, a série trienal (católico-ecumênica) que, por decisão do Conselho Diretor, será adotada na IECLB a partir do ano litúrgico 1990/91. Os textos foram fornecidos pelo Conselho de Liturgia da IECLB. O responsável por este Conselho, P. Sílvio Tesche, fornece detalhes a respeito na introdução à referida série.

Queremos agradecer a todos os que aceitaram o desafio de contribuir para o presente volume de Proclamar Libertação. Agradecemos também a todos os que divulgam, promovem e criticam Proclamar Libertação. Esperamos que também este volume possa ser ajuda relevante na proclamação do Evangelho de Jesus Cristo. A tarefa, sem dúvida, é maior do que as nossas forças.

Nelson Kilpp /Vítor Westhelle


 


Autor(a): Nelson Kilpp e Vítor Westhelle
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1989 / Volume: 15
Natureza do Texto: Artigo
ID: 13487
REDE DE RECURSOS
+
Porque nem eu nem tu jamais poderíamos saber algo a respeito de Cristo ou crer nele e conseguir que seja nosso Senhor, se o espírito não o oferecesse e presenteasse ao coração pela pregação do Evangelho.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br