Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 16

Artigo

30/11/1990

Está em suas mãos o 16° volume de Proclamar Libertação. Este volume c, como os anteriores, fruto do trabalho abnegado de muitos. Neste sentido o projeto Proclamar Libertação permaneceu o mesmo em 16 anos. Este volume marca, toda via, um novo início. A partir do presente volume Proclamar Libertação apresenta rá subsídios homiléticos sobre os textos da série ecuménica trienal (ABC). Esperamos, assim, ser uma contribuição para o novo momento ecuménico no Brasil e na América Latina.

Os que ainda não conhecem a série ecumênica remetemos ao anexo de P L XV. Aqui são necessárias apenas algumas poucas palavras. Trata-se do lecionário em vigor na Igreja Católica Romana desde o Concílio Vaticano II, adaptado pelas igrejas protestantes do continente americano e de grande parte do mundo ocidental de acordo com as suas necessidades e costumes. Para cada domingo ou data festiva estão previstas três leituras bíblicas. Estas determinarão o tema da pregação do domingo ou dia festivo. Para que haja um texto de pregação comum e para evitar que a escolha recaia quase sempre na terceira leitura, ou seja, o evangelho, e ainda para evitar uma pregação por demais desvinculada do texto bíblico, Proclamar Libertação, em conjunto com o Conselho de Liturgia, sugere um dos três textos de leitura como texto-base para a pregação, dentro de um sistema que contemplará todos os textos de leitura no decorrer dos anos. Nos cabeçalhos dos domingos e dias festivos constarão todas as leituras do dia; o texto sugerido para a pregação estará em negrito. O pregador decidirá se esta sugestão é adequada à sua situação. Ele tentará, em todo caso, incluir todos os três textos na sua reflexão ou liturgia. Haverá casos em que autores de Proclamar Libertação optaram por meditar sobre um texto de leitura que não havia sido sugerido pelo editores.

Esta inovação de cunho litúrgico não altera a perspectiva de Proclamar Libertação. Busca-se, em cada texto bíblico, a sua dimensão libertadora. Procurar-se refletir sobre o texto em constante confronto com a nossa realidade na esperança de que haja uma mútua frutificação que dê novas pistas para a comunicação do evangelho.

Trazemos também neste volume algumas contribuições que transcendem o campo estritamente homilético. Nos Relatos de Caminhadas com a Bíblia diversas pessoas e grupos compartilham suas experiências de leitura bíblica. Eles querem incentivar-nos a transmitir a mensagem bíblica de maneira diversificada.

Devido ao sistema de mutirão em que Proclamar Libertação é feito, também desta vez não conseguimos trazer meditações para todos os domingos do ano litúrgico. Quando um domingo não pôde ser tratado, trazemos apenas os textos do dia; em alguns casos também remetemos o leitor a estudos sobre o texto publicados em volumes anteriores de Proclamar Libertação.

Queremos agradecer a todos os autores que colaboraram para o presente volume. Agradecemos também às muitas pessoas que difundem e promovem Proclamar Libertação e nos enviaram suas sugestões e críticas.

Nelson Kilpp Vítor Westhelle


Autor(a): Nelson Kilpp e Vítor Westhelle
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1990 / Volume: 16
Natureza do Texto: Artigo
ID: 13874
REDE DE RECURSOS
+
Jesus Cristo diz: No mundo vocês vão sofrer, mas tenham coragem. Eu venci o mundo.
João 16.33
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br