Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 17

25/11/1991

PREFACIO

Desde 1976 estamos editando, sem interrupção, a série PROCLAMAR LIBERTAÇÃO. Isto é motivo de alegria e satisfação, pois é o resultado de um trabalho de muita gente espalhada pelo Brasil e pela América Latina. Mesmo nesta dispersão, PL é um ponto de união e comunhão.

O volume XVII reúne subsídios homiléticos sobre os textos da série ecumênica trienal (ABC), adotada pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, cm 1990/91. Desta vez, os três textos para cada domingo obedecem a série C, e um deles é aconselhado como texto para a pregação. Este texto está identificado em ne¬grito. Alguns autores optaram por uma reflexão temática, incluindo os três textos. Há casos em que os autores deixaram de lado a sugestão dos editores e escolheram um outro texto para servir de base para a pregação.

Qual é a novidade que o volume XVII de Proclamar Libertação apresenta? À primeira vista, talvez digamos que este é apenas mais um volume da série. No entanto, se a gente se acercar um pouco mais das diferentes contribuições dos autores, quem sabe vamos descobrir aquelas novidades tão necessárias para animar a prédica dominical. Este, pois, é o desafio que deixamos a todas as pessoas que buscam em PL um auxílio para sua reflexão e preparação da prédica, do estudo bíblico, da meditação.

Cabe ainda lembrar que alguns domingos coincidem com datas comemorativas. Nestes casos, há dupla indicação de textos de leitura. Com isto pretendemos incluir novos aspectos litúrgicos no ano eclesiástico. Caberá, portanto, a você, leitor de PL, escolher o estudo que mais se aproxima da sua situação comunitária.

A tentativa foi feita. Mas o êxito foi parcial. Ou seja, também nesta edição não conseguimos trazer subsídios homiléticos para todos os domingos. Quem sabe na próxima vez... Sugerimos recorrer aos volumes anteriores de PL nestes casos.

Os RELATOS DE CAMINHADAS COM A BÍBLIA enfocam diferentes assuntos, entre os quais a questão da pessoa portadora de deficiência e a questão da linguagem integradora (mulher e homem). Estes relatos pretendem trazer estímulos e reflexões acerca de experiências que aconteceram no chão de nossa realidade. É uma maneira de compartilhar um pouco do labor teológico que acontece nas mais diferentes situações.

Certamente o que também destaca Proclamar Libertação de outras publicações similares é o seu processo de produção. É através de um grande mutirão de gente nossa, do Brasil e da América Latina, que conseguimos reunir o material para a publicação. Dedicação e colaboração são os ingredientes indispensáveis que compõem este processo. Nós, editores e Conselho Editorial, valorizamos este esforço e expressamos nosso sincero agradecimento aos autores e autoras deste volume.

Também sabemos que muita gente divulga e promove Proclamar Libertação no seu contexto. Também este trabalho é importante e dele necessitamos para levar mais longe as novidades dos textos de pregação. Somos gratos a todas as pessoas que colaboram desta forma com PL.

Boa leitura!

João Artur Müller da Silva
p/ Conselho Editorial


Autor(a): João Artur Müller da Silva
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: e / Ano: 1991 / Volume: 17
Natureza do Texto: Artigo
ID: 17959
REDE DE RECURSOS
+
Deus governa com a sua Palavra santa os corações e as consciências e as santifica e lhes dá a bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br