Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 25

01/12/1999

Quando, em 1976, um grupo de pessoas tomou a iniciativa de escrever auxílios homiléticos tendo em mente o contexto das igrejas latino-americanas, não era possível saber qual seria o resultado da empreitada. Mesmo assim, souberam reconhecer o kairos e puseram mãos à obra. Seu propósito: proclamar libertação! Num continente então marcado pelos regimes ditatoriais, era ousado o propósito. Embora fosse uma iniciativa singela de um grupo singelo, tratava-se de não esconder nem ficar devendo o anúncio da libertação que nos vem do evangelho de Jesus Cristo em todos os tempos, quer seja oportuno, quer não.

Neste 25° ano de publicação de Proclamar Libertação (PL), cabe-nos uma palavra de reconhecimento e de gratidão às pessoas que puseram em prática a ideia de refletir e escrever auxílios para a pregação cristã em nosso contexto. Nestes 25 anos muita gente foi dando continuidade ao esforço dos pioneiros. Homens e mulheres, de diferentes denominações, têm contribuído para que PL ampliasse sua abrangência ecumênica. Esta herança há que ser preservada e, mais que isso, estimulada no presente e no futuro.

O trabalho feito em mutirão, de forma abnegada, tem as marcas da fraternidade. E nela precisa haver espaço para a diversidade. É assim que Proclamar Libertação tem sido editado nestes 25 anos. O presente volume também foi elaborado dentro desse espírito. Esperamos que sempre mais pessoas encontrem nele inspiração e indicação para uma pregação verdadeiramente evangélica, a saber, de promover o evangelho que traz vida e libertação. Os textos estudados pertencem ao ano B da ordem ecumênica trienal. Além disso, este volume contém um auxílio para uma celebração especial na noite de S. Silvestre. E para marcar o jubileu, dois autores que fizeram parte daquele time que iniciou o PL nos brindam com uma breve retrospectiva histórica de cunho pessoal.

É uma honra estar na coordenação deste mutirão nesta hora festiva do jubileu de prata de Proclamar Libertação. Em nome do Conselho Editorial expressamos nossa gratidão às autoras e aos autores que contribuíram para o PL 25. A todos e a todas que têm feito de PL um instrumento para a sua atividade pastoral, além da gratidão, expressamos votos de que o presente volume sirva aos propósitos que iluminaram a criação da série: proclamar libertação.

Osmar Luiz Witt e João Artur Müller da Silva
Coordenadores


Autor(a): Osmar Luiz Witt e João Artur Müller da Silva
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1999 / Volume: 25
Natureza do Texto: Artigo
ID: 12783
REDE DE RECURSOS
+
Quem está unido com Cristo é uma nova pessoa.
2Coríntios 5.17
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br