Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 35

Artigo

25/11/2010

Um novo Ano da Igreja se inicia, e novamente esta em suas mãos um novo volume de Proclamar Libertação (PL) para auxiliá-lo na nobre tarefa de anunciar a Boa-Nova. Desde o ano de 1976, a cada ano, com exceção de 2006, foram editados os estudos homiléticos nessa serie de Proclamar Libertação. Com isso, o PL – como e carinhosamente chamado – já faz parte da vida e da ferramenta de trabalho de muitas pessoas. E nos do Conselho Editorial sentimo-nos satisfeitos por ter conseguido publicar mais este volume. Mas nos sentimos especialmente gratos a tantas pessoas que, com seu empenho, tornaram possível esta publicação. Pois, seguindo a ideia desde o seu surgimento, o PL e fruto de trabalho em mutirão. Por isso, aos autores e as autoras, manifestamos nosso sincero agradecimento.

O presente volume contem 60 estudos homiléticos e litúrgicos para os domingos e demais datas do Ano Litúrgico, indicados no Lecionário Comum Revisado, adotado pela Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil (IECLB) desde 2006. Com este volume iniciamos novamente pelos textos indicados na serie A. Como e de seu conhecimento, cada serie contem, além do Salmo, como leituras do dia, três textos: Antigo Testamento, Evangelho e Epistola. Mesmo que não se deixe de considerar todas as leituras na dimensão litúrgica da celebração, o PL sempre priorizou um texto especifico como base para a pregação e, consequentemente, como tema de estudo em especial. Por isso, para que não se repetissem reflexões sobre os mesmos textos do volume 32, também sobre a serie A, foram definidos pelo Conselho Editorial os novos textos, dentre os indicados para cada domingo, como base para a pregação.

Dessa forma, ao enfocar mais especificamente um texto dentre as leituras indicadas como base para a pregação, cremos estar contribuindo concretamente e com maior intensidade para que a mensagem bíblica continue a ser e se tornar sempre de novo viva vox evangelii, ou seja, anuncio da Boa-Nova hoje! Porque quando pregadores e pregadoras se esforçam para preparar boas pregações, bem fundamentadas no testemunho da Escritura, a comunidade sairá animada e
fortalecida em sua fé para o testemunho no dia-a-dia. O PL quer ser um estimulo e uma ajuda nessa nobre tarefa.

Martin Volkmann
pela Coordenação do PL
 


Autor(a): Martin Volkmann
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2010 / Volume: 35
Natureza do Texto: Artigo
ID: 18449
REDE DE RECURSOS
+
A fé não pode aderir ou agarrar-se a qualquer coisa que tem valor nesta vida, mas rompe os seus limites e se agarra ao que se encontra acima e fora desta vida, ao próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br