Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 39

29/11/2014

Com esta edição chegamos ao trigésimo nono volume de Proclamar Libertação. Ele contempla cinquenta e nove auxílios homiléticos sobre a série B do Lecionário Comum Revisado da IECLB, além de cinco auxílios especiais sobre temas do Catecismo Maior de Lutero: três sobre o Pai-Nosso, um sobre a Santa Ceia e um sobre a Confissão. Esses auxílios especiais querem ajudar a aquecer a reflexão sobre os quinhentos anos da Reforma, que celebraremos em 2017.

Esse empreendimento não seria possível sem o trabalho de muitos colaboradores e colaboradoras da IECLB e de outras igrejas, do Brasil e de outros países da América Latina. Nossa gratidão especial a eles e a elas. Percebemos nessa hora a importância de pertencer a um mesmo corpo: através do trabalho e empenho investidos, um ajuda a suprir a necessidade do outro. Nossos agradecimentos, também, à direção da IECLB, que mais uma vez decidiu presentear seus ministros e suas ministras com um exemplar no intuito de qualificar a pregação do evangelho nas comunidades.

Ainda não foi desta vez que conseguimos oferecer auxílios homiléticos para todas as ocasiões previstas. Mas para as poucas lacunas sempre é possível recorrer a contribuições de anos anteriores. Lembramos, a propósito, que todos os auxílios até hoje publicados em Proclamar Libertação estão disponíveis no portal da IECLB (http://www.luteranos.com.br). Essa informação é especialmente importante para aquelas pessoas que não possuem todos os volumes impressos.

Há dois caminhos para acessar esses auxílios:

— Procurando por volume: no link Publicações, sob o título Auxílios Homiléticos, clicar sobre o volume e então, diretamente na página que se abre, sobre o texto desejado. Ou então no site Rede de Recursos -> Mais -> Recursos Homiléticos -> Proclamar Libertação.

— Procurando por textos específicos: no mecanismo de busca do portal (Busca de conteúdo)), digitar o nome do livro bíblico por extenso, utilizando o padrão de citação bíblica de Proclamar Libertação (por exemplo, Lucas 10.38-42 ou Lucas 10.1-11,16-20).

Sabemos, por fim, que todo empenho humano nada vale se Deus mesmo não abençoar a pregação de sua Palavra. Por isso só nos resta oferecer-lhe nosso humilde trabalho, na expectativa de que ele transforme em realidade a convicção do profeta em Isaías 55.10-11: Assim como descem a chuva e a neve dos céus e para lá não tornam, sem que primeiro reguem a terra, e a fecundem, e a façam brotar, para dar semente ao semeador e pão ao que come, assim será a palavra que sair da minha boca: não voltará para mim vazia, mas fará o que me apraz e prosperará naquilo para que a designei.

Verner Hoefelmann
Pelo Conselho Editorial de
Proclamar Libertação


Voltar para o índice do Proclamar Libertação 39 

 


Autor(a): Verner Hoefelmann
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 31276
REDE DE RECURSOS
+
O Espírito Santo permanece com a santa congregação, ou cristandade, até o dia derradeiro. Por ela, nos busca e dela se serve para ensinar e pregar a Palavra, mediante a qual realiza e aumenta a santificação, para que, diariamente, cresça e se fortaleça na fé e em seus frutos, que ele produz.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br