Prefácio - Proclamar Libertação - Vol. 6

18/11/1980

Está em suas mãos o volume VI de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO, que aborda os textos previstos na série III da Ordem de Perícopes revisada.

Nossos leitores regulares perceberão que aumentamos o número de auxílios homiléticos especiais (que se dedicam a temas ou ocasiões específicas) e os passamos para o início do volume. Pensamos que ali seriam mais facilmente percebidos e, conseqüentemente, mais utilizados.

Chamamos a atenção para os três primeiros auxílios homiléticos especiais, que versam sobre proclamar libertação. Estes trabalhos serviram de base para as reflexões do III Encontro de Colaboradores de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO, que decidiu destacá-los, não como um programa ou um posicionamento unânime dos autores, mas como um desafio, um ponto de referência para o nosso trabalho.

Começando com este volume, a parte dos auxílios regulares segue o Ano Eclesiástico, iniciando com o 1° Domingo de Advento e encerrando com o Último Domingo do Ano Eclesiástico. Como o volume V encerrou com o Domingo após o Natal, trazendo, a partir do 1° Domingo de Advento, textos antigos da série III, os leitores terão excepcionalmente a opção de dois textos para cada ocasião desta primeira parte do Ano Eclesiástico.

No índice de conteúdo, os leitores encontrarão referências entre parênteses. Trata-se de textos que, pela Ordem de Perícopes revisada, localizam-se nos domingos aqui indicados. Contudo, pela Ordem antiga; o mesmos textos pertenciam a séries diferentes e eventualmente a outros domingos, já tendo sido abordados em PROCLAMAR LIBERTAÇÃO. Nas referências entre parênteses apontamos, na coluna da direita, o volume e a página em que se encontram os respectivos auxílios homiléticos. As mesmas referências - porém, mais completas — encontram-se no corpo do livro, no lugar em que caberiam tais textos, de acordo com a Série de Perícopes III.

Aumentaram, neste volume, as contribuições em espanhol. Isto, porque contamos desta vez com a participação de quatro colegas da Iglesia Evangélica del Rio de la Plata. Queremos saudar calorosamente esses quatro irmãos, mais um novo colaborador do Chile e três do Brasil.

Aproveitamos a oportunidade para adiantar que em 1981 os auxílios homiléticos de PROCLAMAR LIBERTAÇÃO provavelmente sairão em dois volumes: um sobre os textos regulares previstos na Ordem de Perícopes (em tomo de 25, sendo um para cada segundo domingo), e o outro sobre o Catecismo Menor, de Lutero. Com estes últimos auxílios, que serão utilizados em 1982, PROCLAMAR LIBERTAÇÃO deseja associar-se à programação comemorativa dos 500 anos do nascimento do Reformador, que se cumprirão em 1983.

Finalizando, agradeço a todos os colegas e amigos que dão de si para que PROCLAMAR LIBERTAÇÃO possa cair na mesa de quem o necessita, a cada ano. Penso nos autores, nos amigos do Conselho Editorial e naqueles tantos que se empenham pela divulgação e venda. PROCLAMAR LIBERTAÇÃO é produto de um verdadeiro mutirão. Isto pode, por certo, implicar certas deficiências, mas é, com toda certeza, um dos aspectos mais relevantes deste empreendimento. Aos nossos leitores, o desejo de que tirem bom proveito dessas reflexões, compartilhadas por colegas que estão na mesma lida!

São Leopoldo, setembro de 1980
Nelson Kirst


Autor(a): Nelson Kirst
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 1980 / Volume: 6
Natureza do Texto: Artigo
ID: 6932
REDE DE RECURSOS
+
A lei inteira se resume em um mandamento só: ame os outros como você ama a você mesmo.
Gálatas 5.14
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br