Presença

Meditação

16/12/2009


“Não temas diante deles, porque eu sou contigo para te livrar, diz o SENHOR”. (Jeremias 1.8)

Presença
“Não tenha medo de nada. Estou aqui com você para lhe proteger. Nenhum mal vai atingir você.” Pode haver uma notícia melhor que essa num momento de perigo? A presença de alguém que nos livra, que bela notícia! Para que haja presença terá sido necessário que alguém abrisse uma passagem para que aquele que vem, entre e esteja presente. A presença implica em abrir a porta, o coração, a vida.

Advento é, entre outras coisas, o momento de prestarmos atenção na presença de Cristo Jesus entre nós e em nós. Por isso vamos nomear a vela que acendemos nesta noite de PRESENÇA.

A primeira pessoa a ouvir esta notícia da presença é o profeta Jeremias. Ele havia sido convocado por Deus para ser arauto, o anunciador da vontade de Deus para um povo que tinha seu coração endurecido contra Deus. “...antes que saísses da madre, te consagrei, e te constituí profeta às nações”, afirmou Deus. Jeremias não se viu capaz para a tarefa. Julgava-se ainda uma criança diante de tamanha responsabilidade. Como Deus não chama ninguém para uma tarefa sem que esteja capacitado para ela, disse que Jeremias não deveria temer. Teria sempre a presença de Deus para desempenhar sua tarefa.

Advento, tempo de perceber a presença de Deus. Embora esteja aguardando a glória plena de Deus se manifestar com a volta de Jesus, não temos dúvidas de que já está presente. Já agora e ainda não! É assim que sentimos a presença ativa de Deus neste mundo, muito embora ainda o aguardemos em Sua plenitude.

O povo de Jesus, aqueles que aguardam a sua volta, não cruzam os braços esperando que o Salvador se faça presente. Este povo age agora já diante da realidade da presença de Deus. Neemias, por exemplo, buscava dia e noite a presença de Deus em suas orações para, finalmente, poder ser um instrumento de Deus para a reconstrução dos muros de Jerusalém (Ne 1.6, 2.5). A distância entre você, entre mim e a presença de Deus, é apenas a oração. Se a oração existe, a presença de Deus também é real. Afinal, a oração é a conversa que podemos ter com o Deus presente.

Essa mesma intimidade nos é relatada pelo salmista:
Salmo 16.8 O SENHOR, tenho-o sempre à minha presença; estando ele à minha direita, não serei abalado. 9 Alegra-se, pois, o meu coração, e o meu espírito exulta; até o meu corpo repousará seguro. 10 Pois não deixarás a minha alma na morte, nem permitirás que o teu Santo veja corrupção. 11 Tu me farás ver os caminhos da vida; na tua presença há plenitude de alegria, na tua destra, delícias perpetuamente.

Advento é o tempo de percebermos a real presença de Deus entre todas as pessoas. Crentes e descrentes são alvo da bondosa e graciosa presença de Deus. Bons e maus devem ser sabedores da presença de Deus. Capazes e incapazes são abraçados por um Deus que se coloca ao lado de quem nEle confia. Da mesma forma como as luzes que prenunciam o Natal já colocam o nosso espírito em sintonia com esta época do ano cheia de cores e luzes, também esta mesma época nos coloca em sintonia com a ação de Deus entre a humanidade. É o Deus Emanuel revelado em Jesus.


Novamente a graça de Deus é tao grande que neste tempo de Advento somos levados a lembrar que não importa o número de pessoas que vão proporcionar ou não a presença de Deus. Jesus mesmo o afirmou: “Porque onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome, ali estou no meio deles.” (Mt 18.20)

A presença de Jesus é real. Você a percebe? Você busca estar na presença de Jesus? A presença de Jesus lhe dá segurança e coragem para enfrentar o dia-a-dia? O Ev. de Mateus determina: “E eis que estou convosco todos os dias até à consumação dos séculos.”

Oh gloriosa presença de Deus entre nós.
Amém

P. Rolf Rieck


 


Autor(a): CEJ - Paróquia São Mateus
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - São Mateus
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7417
REDE DE RECURSOS
+
O amor só é verdadeiro quando também a fé é verdadeira. É o amor que não busca o seu bem, mas o bem do próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br