Proclamar Libertação - Volume XL - 2015-2016 - Prefácio

01/09/2015


Com a presente edição, Proclamar Libertação chega a seu quadragésimo volume. Quarenta é um número simbolicamente importante para a tradição bíblica. O povo de Israel, após ter sido libertado da escravidão no Egito, peregrinou durante quarenta anos pelo deserto antes de entrar na terra prometida. Jesus passou quarenta dias no deserto, onde foi duramente tentado por Satanás, antes de iniciar sua proclamação sobre o reinado de Deus e o chamado ao arrependimento. Como se vê, o número quarenta remete a um período de transição e provação, mas também de novas perspectivas e possibilidades. Olhando em retrospectiva para os volumes anteriores de Proclamar Libertação, pode-se perceber claramente as limitações humanas sobre o falar de Deus. Mas também se pode encontrar muitos motivos de gratidão pela caminhada feita. Olhando para a frente, temos diante de nós o desafio de continuar buscando novos caminhos e novas possibilidades de proclamar o evangelho de forma mais adequada e relevante para os nossos tempos. 

Este volume contempla cinquenta e três auxílios homiléticos sobre a série C do Lecionário Comum Revisado da IECLB, além de quatro auxílios especiais sobre temas relacionados à Reforma Protestante do século XVI. Esses auxílios especiais fazem parte do propósito de preparar a celebração dos quinhentos anos da Reforma em 2017. 

Expressamos nossa gratidão aos autores e às autores que contribuíram com este volume. Sem o seu trabalho e sua reflexão, Proclamar Libertação não teria condições de se viabilizar. Tem sido assim ao longo desses quarenta anos, e esperamos encontrar o mesmo empenho e voluntarismo também no futuro que nos aguarda. Agradecemos igualmente à direção da IECLB, que renovou sua decisão de presentear seus ministros e suas ministras com um exemplar, no intuito de qualificar a pregação do evangelho nas comunidades. 

O volume quarenta, mais uma vez, não conseguiu prover auxílios homiléticos para todas as ocasiões previstas. Para suprir as lacunas, lembramos que as contribuições de volumes anteriores estão disponíveis no portal da IECLB. Para procurar um volume, utilize o link Auxílios Homiléticos - Proclamar Libertação. Para acessar um texto específico, faça uso do mecanismo de busca do portal (http://www.luteranos.com.br/busca-avancada-conteudo/). Para localizá--lo, digite o nome do livro bíblico por extenso, utilizando o padrão de citação adotado (por exemplo, Lucas 10.38-42 ou Lucas 10.1-11,16-20). 

Verner Hoefelmann
Pelo Conselho Editorial de
Proclamar Libertação
 


Autor(a): Verner Hoefelmann
Âmbito: IECLB
Título da publicação: Proclamar Libertação / Editora: Editora Sinodal / Ano: 2015 / Volume: 40
Natureza do Texto: Artigo
ID: 35154
REDE DE RECURSOS
+
É isto que significa reconhecer Deus de forma apropriada: apreendê-lo não pelo seu poder ou por sua sabedoria, mas pela bondade e pelo amor. Então, a fé e a confiança podem subsistir e, então, a pessoa é verdadeiramente renascida em Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br