Proposta Litúrgica - Dia Nacional da Diaconia - 15 de abril 2018 - Testemunhar é viver Diaconia

03/04/2018

Proposta Litúrgica - Dia Nacional da Diaconia
15 de abril 2018

Testemunhar é viver Diaconia!

Orientações iniciais

Na recepção, dispor de lenços para acolher as pessoas. É importante envolver grupos da comunidade para confeccionar os lenços. Uma sugestão é tecido de voal ou crepe transparente, de 10cm x 1m cada, preferencialmente em cores diversas. O que queremos marcar com isso? Em primeiro lugar, um gesto concreto de acolhimento, gostoso, proporcionado pela leveza do tecido simbolizando o amor de Deus que nos acolhe e envolve. A diversidade nas cores representa nossa diversidade e também a diversidade da criação, dos dons que colocamos a serviço. (Se for usada apenas uma cor, sugerimos a vermelha, lembrando o amor de Deus, ou a verde, oportunizando e lembrando a Diaconia). Em segundo lugar, ao fim do culto, no envio, queremos deixar marcado nas pessoas o que significa ‘vamos na paz de Deus e sirvamos com alegria’. O envio é o convite à diaconia, ao serviço. Temos uma missão ao sair do culto. Nada terminou. Está apenas começando! A pessoa celebrante irá lembrar que cada pessoa é envolvida pelo amor de Deus e é chamada a servir, testemunhar com gestos concretos, envolver outras pessoas com o amor de Deus. Cada pessoa é convidada a levar seus lenços e envolver outras pessoas, fazer uma visita a alguém, levar o lenço e desejar uma bênção, etc.

Outra sugestão é que, no gesto da paz, as pessoas troquem seus lenços. A paz de Deus também precisa ser anunciada, desejada, não fica apenas em mim. Esta ação simbólica é uma experiência interessante, que torna o culto mais concreto em gestos e possibilidades de participação das pessoas. Isso é diaconia. Esta vivência em culto possibilita que as pessoas compreendam o significado de testemunhar o amor de Deus.
Abençoado culto!


Liturgia de Entrada

Prelúdio ♫

Acolhida: “E disseram um ao outro: — Não é verdade que o coração nos ardia no peito, quando ele nos falava pelo caminho, quando nos explicava as Escrituras?” (Lucas 24.32)
(Acolher as pessoas com boas-vindas. Lembrar que o 3º Domingo da Páscoa é chamado de “misericórdia do Senhor” e nele celebramos o Dia Nacional da Diaconia.)

Saudação Apostólica

Livro de Canto da IECLB 25 - Quando o povo se reúne

Confissão de pecados
Ó Deus, nosso Salvador: somos gente que vive da esperança da Tua ressurreição, da esperança da luz que vence toda escuridão, da força que vence o desânimo, da paz que vence a guerra, da mão solidária que vence a indiferença, da confiança que vence o medo...
Somos Teus filhos e Tuas filhas. Sabemos que nos amas e nos serviste com tanto amor. Perdão, Deus, pois nem sempre seguimos obedientes. Tu nos ensinaste uma vida em amor, e nós faltamos com amor entre nós e com a criação. Tu nos ensinaste a partilha, e nós insistimos em alimentar o individualismo. Blasfemamos contra pessoas em situações de pobreza, ao invés de caminhar com elas. Tu nos ensinaste a comunhão, mas temos dificuldade de nos reunir em Teu nome. Tu nos remiste de nossos pecados, e nós não somos capazes de perdoar quem nos magoa. Tu nos chamaste para servir assim como Tu nos serviste, e nós continuamos de braços cruzados.
Perdão, Deus, por todas as vezes em que agimos como pessoas imaturas e rebeldes. Amém!

Anúncio da graça (cantado)

Livro de Canto da IECLB 49Se confessarmos

Kyrie
A comunidade cristã, integrada ao Corpo de Cristo através do Santo Batismo, é chamada a juntar sua voz com a de quem sofre, e clamar a Deus pelas dores do mundo. Uma comunidade que se reúne para celebrar e fortalecer a sua fé testemunha essa fé com palavras e atos de amor e solidariedade. Cantando o Kyrie eleison, trazemos diante de Deus o nosso clamor por paz em todos os lugares do mundo...

Livro de Canto da IECLB 56Pelas dores deste mundo

Glória
Diante da minha incredulidade, converteu-me o Senhor.
Quando meu passo foi errante, converteu-me o Senhor.
Quando minha fé foi débil, converteu-me o Senhor.
Quando minha mente foi estéril, converteu-me o Senhor.
Quando minhas mãos foram rudes, converteu-me o Senhor.
Quando meus olhos foram ferozes, converteu-me o Senhor.
Quando minha língua foi cruel, converteu-me o Senhor.
Quando minhas intenções foram más, converteu-me o Senhor.
Quando meu coração foi fraco, converteu-me o Senhor.
A Deus, que tudo renova em nós, cantemos, pois, alegres, glória...

Livro de Canto da IECLB 70Glória

Oração do dia
Ó Deus, que nos serves vindo ao nosso encontro, fortalece-nos com Tua palavra viva. Em tua graça, concede que compreendamos o que tu queres nos dizer e nos impulsione para a ação. Por Jesus Cristo, que vive e reina contigo e com o Espírito Santo para todo o sempre. Amém!

Liturgia da Palavra

Livro de Canto da IECLB 152Pela Palavra de Deus

Leitura Bíblica – Deuteronômio 24.17-22

Aclamação do Evangelho

Livro de Canto da IECLB 188Aleluia

Leitura do Evangelho – Lucas 24.36b-48

Prédica/Mensagem

Livro de Canto da IECLB 568Nem só palavra é o amor

Confissão de Fé

Sugestão: Credo da Esperança de Alexandre Filordi (adaptado)

Creio em Deus como Pai Protetor,
que ampara os passos vacilantes, guia nas noites de temor e é amigo nos dias de desesperança.
Creio em Deus qual Mãe amorosa,
que acolhe limitações,
sustenta os sonhos desejados e mantém a esperança.
Creio em Deus como Salvador,
que cuida dos passos errantes e ensina o canto da vitória,
e que encoraja o viver.
Creio em Deus como Espírito Santo,
que acalenta a fúria do cotidiano, que inspira o corpo fatigante,
e aponta sentido aos olhos que não veem.
Creio em Deus como Gesto-de-Amor,
que acolhe através de mãos generosas, que caminha ao lado através de pés amigos e solidários, e que ama através de corações humanos dispostos a servir.

Ofertório

Ofertar é gesto concreto de partilha e comunhão. De solidariedade e de mãos que se juntam para ajudar. As ofertas deste culto são destinadas para... Abençoe Deus estas dádivas e a quem doa. Amém!

Livro de Canto da IECLB 566Que estou fazendo?

Oração de intercessão
Deus, Te agradecemos por nos ensinares o caminho da humildade e da doação, por seres Luz e Palavra viva em nosso dia a dia. Nossa gratidão por nos mostrares que, através do servir, podemos vivenciar o Teu amor e anunciar a Boa Nova.
Te agradecemos pelos 30 anos de atuação da Coordenação de Diaconia da IECLB. Graças por todas as ações desenvolvidas para transformar realidades de dor e sofrimento. Graças por todas as pessoas que fazem parte desta caminhada.

Te agradecemos e reconhecemos que dependemos de Teu amor e de Tua intervenção. Por isso, intercedemos por todas as nações deste mundo. Dá que possam reatar laços de amizade, de cooperação e de paz através da solidariedade e de relações baseadas na ética e no amor...

Livro de Canto da IECLB 63Ouve, Senhor

Deus, intercedemos pelas pessoas que estão por este mundo sem entender Teu convite e chamado para a vida. Insiste com elas, para que possam ter suas vidas transformadas e que possam sentir a alegria da comunhão e do servir na Tua seara...

Livro de Canto da IECLB 63Ouve, Senhor

Deus da misericórdia, intercedemos de forma especial pela Diaconia da Tua Igreja. Dá que possamos, como Teu povo, servir conforme Teu chamado, amparando as pessoas em maior fragilidade, dando a mão às que estão caídas. Usa nossa boca para denunciar injustiças. Dá-nos coragem para anunciar a Boa Nova do amor e da paz.

Livro de Canto da IECLB 63Ouve, Senhor

Deus do cuidado, pedimos pelas pessoas que estão enfermas. Faze-Te presente em suas vidas, dá-lhes Teu sustento para que possam se recuperar. Dá também a familiares e comunidade de fé força e coragem para serem apoio em amor...

Livro de Canto da IECLB 63Ouve, Senhor

Também Te pedimos pelas pessoas e famílias que estão sofrendo pela perda de alguém. Fica com elas e fortalece o convívio comunitário onde se pode encontrar solidariedade e amparo...

Livro de Canto da IECLB 63Ouve, Senhor

Vem Senhor e atende as nossas preces, mesmo as que ficam no silêncio de nossas mentes e corações, segundo a Tua vontade.

Pai Nosso/Gesto da Paz

Livro de Canto da IECLB 565Diaconia

Liturgia da despedida

Avisos
Bênção
Envio

Cada pessoa, ao entrar hoje aqui, foi envolvida com um lenço. Ele representa o amor de Deus que envolve todas e todos nós!
No gesto da paz, vocês trocaram os lenços. Também nós compartilhamos os dons recebidos de Deus com as pessoas ao nosso lado. E agora, depois da bênção que vem de Deus sobre nós, somos pessoas enviadas a testemunhar, em gestos concretos, a acolhida e o amor de Deus. Assim, levem este lenço a uma pessoa que precisa de um amparo, de uma visita. Ou então, vão ao encontro de alguém que espera por uma bênção. Este lenço não é para permanecer em nosso pescoço, muito menos em nossos armários. Lembrem do que viveram hoje aqui, da Palavra de Deus nos chamando a testemunhar o amor. E vamos nos comprometer com isso. O amor de Deus já temos. Também sua bênção. Agora, vamos e sejamos bênção de Deus para alguém, indo ao encontro, compartilhando o amor, servindo com alegria.


Liturgia moldada pela Diác. Nádia Mara Dal Castel de Oliveira
Joinville/SC
 


Autor(a): Nádia Mara Dal Castel Oliveira
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Diaconia
Natureza do Texto: Liturgia
Perfil do Texto: Auxílio litúrgico
ID: 46639
REDE DE RECURSOS
+
Consulta, primeiro, a palavra do Senhor.
2Crônicas 18.4
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br