Protagonismo Profético

Palavr@ção 10

03/12/2013

PALAVR@ÇÃO on-line 10
PROTAGONISMO PROFÉTICO

Expediente
PALAVRAÇÃO é uma publicação da IECLB – Secretaria de Formação
Postagem: Portal Luteranos – Dezembro de 2013
Colaboração: Secretaria de Ação Comunitária e Conselho Nacional da Juventude Evangélica CONAJE
Projeto Gráfico: Artur Sanfelice Nunes
Revisão Ortográfica: Elza Maria Lopes Ferreira
Coordenação: P. Antonio Carlos Oliveira
Contato: secretariageral@ieclb.org.br


PALAVR@ÇÃO com uma cara nova e agora em formato digital. Este é um material destinado às pessoas que orientam os trabalhos com grupos de jovens na IECLB. Cada estudo dividido em duas partes: uma teórica (PALAVRA); outra prática (AÇÃO). Dessa forma, a metodologia conecta a reflexão sobre um assunto importante a sugestões para as atividades da juventude.

Palavra
Oferece uma reflexão a respeito do tema proposto. Dessa maneira, você terá acesso a um subsídio de auxílio na preparação do estudo desta temática.

Ação
Apresenta sugestões de dinâmicas e atividades para o estudo. Você pode adaptá-las e complementá-las para melhor atender à realidade e às necessidades do grupo de jovens.


Palavra
Pastor Joe Marçal Gonsalves Santos

Amor e justiça: profetas para nossos dias

É isto o que eu vou fazer nos últimos dias - diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão”. Atos 2.17

Imaginemos a cena: Pedro toma as palavras do profeta Joel (2.28-32) para interpretar o que ocorria no Pentecostes, a festa judaica que celebrava o recebimento da lei por Moisés. Faz isso à luz do que viveu junto a Jesus. Percebia que, mais que uma mera lembrança, o espírito de Jesus motivava a uma nova leitura da Bíblia e da vida. Isso se manifestava num modo de vida orientado pela lei (Escrituras) e pela interpretação libertadora de Jesus, o grande mandamento do amor e da justiça.

O texto motivador dessa reflexão, por sua vez, pressupõe a experiência de um “abrir os olhos” para uma interpretação que junta verdade e esperança (Lucas 24.13-35). É isso, basicamente, que está no coração do que a Bíblia entende por profecia: uma percepção e interpretação de tempos e eventos totalmente comprometidas com uma verdade viva e não com pressupostos ideológicos, religiosos, políticos.

O que o torna significativo para nossa reflexão também é o fato de apontar para diferentes gerações que agem num mesmo Espírito. A juventude, ao longo dos tempos, é associada a transformações e desejo de mudanças. Surge aqui uma questão importante: se há vontade de mudar, esse desejo tem de ser bem construído. Só podemos desejá-las se formos capazes de descrever o sonho que almejamos... E isso exige sabedoria.

Por isso, para evitar o risco de um subjetivismo em que cada um pensa o que e como quer, temos de nos perguntar: Que verdade é essa com a qual a profecia está comprometida? Como não reduzi-la a crenças? Como saber se é verdadeira essa verdade?! 

A profecia na Bíblia

No Antigo Testamento, os profetas surgiram principalmente no período monárquico. Criticaram a injustiça e infidelidade por parte dos reis em relação à lei de Deus e ao compromisso com seu povo simbolizados pela Aliança. A partir deles, surge na Bíblia a consciência de uma realização futura na história de Deus com seu povo da qual surge a espera pelo Messias.

No Novo Testamento, encontramos o apóstolo Paulo que lista, entre os dons espirituais, a profecia (1 Coríntios 12.1-11). Caracteriza-a como algo dado a uma comunidade de fé. Enfatiza a unidade dessa comunhão, quer evitar personalismos que transformam dons em instrumento de opressão. Ali, profecia manifesta a autoconsciência crítica da comunidade de fé.

A palavra hebraica para profeta pode ser traduzida também como “louco”. Isso sugere que ser profeta implica uma opção consciente – ou se inconsciente, ainda assim expressa – de contrariar valores e ideias consensuais em defesa do princípio de amor e justiça.

Aprender a perceber

Porém, se profecia é uma questão de percepção e sensibilidade, estaria ao alcance de qualquer pessoa? Ou se trata de um dom especial?

Conforme o Novo Testamento, é um dom comunitário. Não deve ser personalizado. Ninguém deveria querer ser profeta e sim buscar sensibilidade profética, pela função crítica que tem para a saúde espiritual de um grupo, comunidade, sociedade.

Jesus é o melhor exemplo disso. Sua impetuosidade profética está em cada parábola do Reino, na interpretação das regras religiosas e mesmo das Escrituras, na prática de receber, tratar e curar pessoas e principalmente na radical entrega ao princípio do amor e da justiça – a ponto de ser acusado, condenado e morto em razão de sua convicção e verdade.

O evangelho de Cristo é consequente com o amor e a justiça – esse é o critério da profecia cristã. Sua tarefa é estar atenta para denunciar toda e qualquer forma de contradição desse princípio. Amor, na Bíblia, é, antes de tudo, gesto de Deus para com o ser humano. Por isso, torna-se mandamento. Isto é, critério para toda forma de relação. Justiça, por sua vez, não é algo movido por uma moral absoluta e pronta mas o princípio que defende a dignidade da boa criação de Deus e a glória da imagem de Deus naqueles rostos em que menos esse brilho lampeja.

Passando a Palavra 

Vimos que profecia, mais que um conteúdo ou mensagem a ser proclamada, define um testemunho crítico e criativo expresso como um jeito de estar no mundo, um estilo de vida. A Bíblia oferece-nos muitos elementos para compreender quem eram, o que fizeram e disseram os profetas e profetisas, no Antigo ou no Novo Testamento. Esta é uma fonte não apenas de informação mas também de inspiração. Se, por exemplo, na Bíblia, uma jumenta fala profeticamente a um profeta (Números 22.21-34), o que e quem em nossas cidades profetiza acerca de nossas opiniões, ações e opções de vida e não o percebemos? Já repararam nos grafites pelos muros? A disposição das árvores pelas ruas? O fluxo de trânsito? O que dizem as notícias e o que ocultam? Afinal, o que tudo isso diz a respeito de amor e justiça?

Bibliografia
- BÍBLIA de Estudo Almeida. Revista e Atualizada. Barueri, SP : Sociedade Bíblica do Brasil, 1999.
- BÍBLIA de Jerusalém. Nova edição, revista. São Paulo: Paulinas, 1991.

Saiba Mais:

Música:
- CD Além do azul do céu; Grupo Anima, Faculdades EST 2013.

Filme:
- Jeremias (Jeremiah); Ano 1998; Gênero: Épico bíblico; Direção: Harry Winer; Elenco: Patrick Dempsey, Vicent Regan, Oliver Reed; Clasificação: Livre; Duração: 90 minutos. Jeremias alerta o rei e povo de Jerusalém sobre a invasão e destruição da cidade. O profeta Jeremias anuncia a Palavra de Deus e mesmo perseguido não abandona sua missão.

Livro:
- CURY, Augusto: O Vendedor de Sonhos - O chamado. Editora Planeta: 2008; 296 páginas. Um homem maltrapilho e desconhecido proclama que a sociedade moderna deixou de sonhar. Com um discurso cativante, chama pessoas para, junto com ele, vender sonhos. A missão dessas pessoas é mostrar que vida pode ser diferente, menos estressante, menos consumista.


Ação

Catequista Mariane Noely Bail da Cruz

Proposta de encontro: Amor e justiça profetas para nossos dias

Preparação do ambiente:
No centro do círculo de cadeiras, prepare um altar com a Bíblia, velas, flores, panos coloridos. Espalhe pelo espaço recortes de revistas e jornais que mostrem situações de sofrimento por fome, doença, falta de moradia, falta de cuidado com o meio ambiente. Imagens representativas da população que foi às ruas para chamar a atenção das autoridades em relação a todo o descaso com o povo. Coloque também folhas com algumas frases usadas nos cartazes destas passeatas, como por exemplo: Quantas escolas valem um Maracanã? Por favor, não nos machuque. Nós não temos hospitais! Chega de corrupção! Enquanto você assiste TV, eu mudo o país por você! ...

Leitura Bíblica: Atos 2.17

Bíblia na Nova Linguagem de Hoje: É isto o que eu vou fazer nos últimos dias - diz Deus: Derramarei o meu Espírito sobre todas as pessoas. Os filhos e as filhas de vocês anunciarão a minha mensagem; os moços terão visões, e os velhos sonharão”.

Bíblia Almeida Revista e Atualizada: “E acontecerá nos últimos dias, diz o Senhor, que derramarei do meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, vossos jovens terão visões, e sonharão vossos velhos”.

Bíblia Tradução Ecumênica: “Acontecerá nos últimos dias, diz Deus, que eu derramarei o meu Espírito sobre toda carne, vossos filhos e filhas serão profetas, vossos jovens terão visões, vossos anciãos terão sonhos”.


Dinâmica: Leitura em três
Para a leitura de Atos 2.17, em diferentes traduções, utilize o seguinte método: 1) Imprima previamente as diferentes traduções do versículo em folhas separadas; 2) Distribua uma folha para cada participante; 3) Peça às pessoas que têm a mesma tradução que façam a leitura em conjunto; 4) Depois que todas as traduções forem lidas, forme grupos por diferenciação. Ou seja, cada grupo será formado por pessoas com traduções diferentes do texto bíblico. 5) Cada grupo então conversa sobre o texto bíblico. Você pode propor o seguinte:
- Comparem as diferentes traduções. O que há de similar e / ou diferente?
- Quais as palavras que mais chamam a atenção? E por quê?
- A partir deste texto bíblico: O que se pode entender sobre profecia?
- Depois os grupos podem expor seus comentários para a turma.

Reflexão:
Baseado no texto da parte teórica deste estudo você pode enfatizar que:
- Os critérios da profecia cristã são: amor e justiça, consequências do Evangelho de Cristo. Profecia é um “abrir os olhos” para uma verdade viva, sem pressupostos ideológicos e políticos. Profecia é dom dado a comunidade de fé, que manifesta a sua consciência crítica diante da realidade. Profecia fala contra valores e ideias em defesa do princípio de amor e justiça.
- Amor, na Bíblia, é gesto de Deus para com o ser humano e é critério para toda a forma de relação humana. Justiça, não é algo movido por uma moral absoluta e pronta mas o princípio que defende a dignidade da boa criação de Deus e a glória da imagem de Deus naqueles rostos em que menos esse brilho lampeja.
- Diferentes gerações agem num mesmo Espírito. A juventude tem o desejo de mudanças, mas este precisa ser bem construído, capaz de descrever o sonho que almeja. Isso exige sabedoria. “... e os velhos sonharão”, aí se mostra o renascimento da esperança. Pessoas idosas sonham, também buscam um mundo melhor onde haja amor e justiça para viver em comunhão com outras pessoas de todas as idades.


Dinâmica: Gincana

Material: bíblias, instrumentos musicais, revistas ou jornais, hinários usados pela comunidade, cartolinas (uma para cada equipe), canetinhas, cola e tesouras.

Preparação: Divida a turma em grupos menores. Peça que cada equipe escolha o nome de um dos profetas (Isaías, Jeremias, Ezequiel...). Cada equipe deve criar um slogan para o grupo a partir de um versículo bíblico do respectivo profeta.

1ª Tarefa: Teatro
A partir de um texto bíblico, a equipe elabora uma breve encenação que diga respeito a profecias ou a profetas. Cada grupo tem 15 minutos para se preparar e de 3 e 5 minutos para apresentar sua peça. Completa a tarefa a equipe que fizer a apresentação segundo as especificações.

2ª Tarefa: Música

- Com os hinários usados pela comunidade local, as equipes fazem uma lista de hinos que tenham alguma destas palavras: profeta(s), profecia(s), anunciar, palavra, testemunho, testemunhar.
- Os grupos se revezam a fim de apresentar os cantos. Para isso, as equipes precisam cantar a parte do hino em que aparece a palavra citada. Cada equipe apresenta um canto por vez. Quando um hino é citado, não pode mais ser usado por outra equipe. Completa a tarefa a equipe que conseguir cantar no mínimo 5 hinos com algumas destas palavras.

3ª Tarefa: Foto montagem
Cada equipe elabora um cartaz. Usa imagens, palavras, frases, desenhos... Os cartazes devem conter:
1) uma denúncia em relação às injustiças que existem na atualidade;
2) um anúncio do que podemos fazer para mudar essa realidade.
Completa a tarefa a equipe que fizer o cartaz segundo as especificações.

Atividade complementar: Compartilhando o estudo
Convide o grupo para ensaiar o hino “O Profeta” (HPD 323) ou outro canto que escolherem sobre o mesmo tema. O grupo pode usar instrumentos musicais e alguma coreografia apropriada. Motive-os para que o hino seja apresentado em uma celebração comunitária. Os cartazes elaborados nesse encontro também podem ser levados e expostos na igreja. Peça ao grupo de jovens que compartilhe o estudo realizado com a comunidade e busque informar outras pessoas a respeito deste tema.

 

 


Autor(a): Joe Marçal Gonsalves Santos e Mariane Noely Bail da Cruz
Âmbito: IECLB
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens
Área: Missão / Nível: Missão - Formação / Subnível: Missão - Formação - Educação Cristã / Organismo: Juventude Evangélica - JE
Testamento: Novo / Livro: Atos / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 17
Natureza do Texto: Educação
ID: 26023
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Façam todo o possível para juntar a bondade à fé que vocês têm. À bondade, juntem o conhecimento e, ao conhecimento, o domínio próprio. Ao domínio próprio, juntem a perseverança e, à perseverança, a devoção a Deus. A essa devoção, juntem a amizade cristã e, à amizade cristã, juntem o amor.
2Pedro 1.5-7
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br