Quaresma - Época de esperança

Meditação

23/03/2007

Estamos em plena época da quaresma, época na qual nos lembramos do sacrifício de Jesus por nós. É através do sofrimento e da morte de Jesus na cruz que Deus oferece uma nova vida. Talvez aqui se passe algo de escandaloso, ou seja, a vida passa pela morte, e a esperança pelo sofrimento!Faz-se importante lembrar que a fé em Jesus não promete vida amena ou luta sem sofrimento. O sofrimento de Cristo na cruz não foi para a sua glorificação, mas para a nossa salvação. Não foi um ato pensando em si, mas na humanidade. Foi um ato em nosso favor! Por isso, na cruz se estabeleceu uma relação pessoal entre Deus e as pessoas. Com o sacrifício de Jesus na cruz houve uma nova esperança, um novo começo.

Ao contrário da esperança, a desesperança é um dos elementos presentes na vida de muitas pessoas no nosso mundo moderno. O desentendimento entre as pessoas, a falta de confiança, as doenças, o desemprego, os perigos iminentes, as paranóias e disfunções na vida de muitos, provocam desesperança. Neste contexto, nos é oferecida a esperança através da pessoa de Jesus Cristo, e esta esperança é atual, pois Bíblia nos diz que Jesus foi o mesmo ontem, hoje e o será para sempre.Mas afinal o que é esperança? Consultando o dicionário, lemos que esperança significa: fé no futuro, confiança. Fé no futuro tem a ver com a ressurreição de Jesus Cristo.

Em 1 Pedro 1.9 lemos: “Bendito o Deus e Pai do nosso Senhor Jesus Cristo que, segundo a sua muita misericórdia, nos regenerou para uma viva esperança mediante a ressurreição de Jesus Cristo entre os mortos”.Em Gênesis, lemos que Deus Criou toda a humanidade e viu que tudo era bom. Homem e mulher foram criados à imagem de Deus. Eles, porém, resolveram trilhar os seus próprios caminhos, guiaram-se pelos seus próprios pensamentos e assim, a relação entre Deus e as pessoas foi arranhada pelo pecado. Não havia mais uma relação direta entre ambos, mas havia afastamento. Deus pelo seu grande amor, no entanto, mudou esta situação, enviando o seu Filho amado, Jesus Cristo, para que esse desse sua vida por nós. Desde então, há uma nova esperança para a humanidade, um novo começo oferecido a cada pessoa.

Assim, a esperança é um dos elementos fundamentais da vida do cristão. Sem esperança não existe cristianismo! Porém a esperança do cristão não se limita somente à vida eterna, mas ela faz parte do dia-a-dia. Sabemos que só em Jesus Cristo, há esperança para a nossa vida, para a nossa família e para a sociedade!     

                                                                                Vanderlei Closs
                                                                              Vice-Pastor Sinodal
                                                                Sínodo Planalto Riograndense

REDE DE RECURSOS
+
Há algo muito vivo, atuante, efetivo e poderoso na fé, a ponto de não ser possível que ela cesse de praticar o bem. Ela também não pergunta se há boas ações a fazer e, sim, antes que surja a pergunta, ela já as realizou e sempre está a realizar.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br