Quarta-Feira de Cinzas - Joel 2.1-2,12-17

Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia

02/03/2022

02/03/2022 – QUARTA-FEIRA DE CINZAS
Pregação: Joel 2.1-2,12-17; Leitura: Mateus 6.1-6;16-21;
P. Hilquias Rossmann – Paróquia dos Migrantes – Cacoal/RO

 

LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
    Ao percorrer o caminho quaresmal que nos conduz às celebrações pascais, recordamos o anuncio do profeta Joel 2.13, ao povo: “Em sinal de arrependimento, não rasguem as roupas, mas sim o coração. Voltem para o Senhor, nosso Deus, pois ele é bondoso e misericordioso; é paciente e muito amoroso e está sempre pronto a mudar de ideia e não castigar”
    Inicia-se hoje um tempo especial no ano da Igreja. É o Ciclo da Páscoa, tempo da Quaresma. O tempo da Quaresma é tempo de reflexão, de revisão de vida, de arrependimento. É tempo de buscarmos a conversão, de correspondermos à graça de Deus que deseja agir em nós. Neste tempo de conversão, renovamos a nossa fé em Jesus Cristo.
[Acolher os visitantes]

CANTO DE ENTRADA
LCI 25 – Quando o povo se reúne

SAUDAÇÃO
    Nos reunimos em nome e na presença de Deus Pai, Filho e Espirito Santo. Amém.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
LCI 588 – Quem quer cantar do amor

CONFISSÃO DE PECADOS
    Misericordioso Deus, acompanha nossa jornada nestes quarenta dias do tempo da Quaresma. Concede-nos verdadeiro arrependimento, perdoa-nos os nossos pecados cometidos por negligencia, ignorância, ou por deliberada intenção. Ferimos o teu amor e poluímos a tua imagem que está em nós. Que este tempo seja de mudança existencial, por isso, nos colocamos humildemente diante de tua presença. Conceda-nos a graça do teu Espírito Santo para corrigirmos as nossas vidas de acordo com a tua Santa Palavra. Ajuda-nos a viver a tua libertação, a tua justiça, a fé que transforma para uma relação correta contigo e com nossos irmãos e nossas irmãs. Em nome de teu Filho, Redentor de Israel, amém.

ANÚNCIO DO PERDÃO
    Quaresma é um tempo para acreditar e receber Deus na nossa vida permitindo-lhe “fazer morada” em nós (cf. João 14.23). A palavra de Deus nos dá esperança! Deus nos ouve! E é por isso que posso anunciar o perdão dos vossos pecados, em nome do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo. Amém.

KYRIE
    Vivemos em um contexto preocupante onde tudo parece frágil e incerto. Maltratamos a criação de Deus com frequência. Na caminhada quaresmal somos convidados e convidadas a fazermos a experiência de Deus que acolhe nossa penitência, corrige nossos vícios e cuida de nós incansavelmente. Que nossa atenção e gestos de amor esteja voltado ao semelhante ferido e excluído. Que nossa atitude seja de uma fé sincera, uma esperança viva e humanidade fraterna. Juntos cantamos:

CANTO
LCI 56 – Pelas dores


ORAÇÃO DO DIA
    Ó Deus, saímos das nossas casas e dos nossos lares para o encontro contigo. Chegamos diante de ti de mãos vazias e com corações ansiosos. Pois, em nossas vidas há fraquezas e forças, glória e cruz, e tu se achegas com tua palavra para nos acompanhar e orientar, mostrando que são necessários momentos de reflexão, de avaliação, de penitência para seguir os teus passos, desfrutando as tuas bênçãos. Que este tempo de quaresma possa nos aproximar de ti, por Jesus Cristo que reina de eternidade a eternidade, é que oramos. Amém.

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Mateus 6.1-6; 16-21

CANTICO INTERMEDIÁRIO
LCI 165 – Estou pronto, Senhor

PREGAÇÃO
Joel 2.1-2; 12-17


    Estimada comunidade!
Que a graça do nosso Senhor Jesus Cristo esteja com todos e todas nós. Amém

    O povo tinha virado as costas a Deus!
    Talvez a história lida seja muito distante de nossa realidade. Mas para as pessoas dessa época, uma praga de gafanhotos podia significar a diferença entre vida e a morte. No contexto bíblico as pessoas viviam com uma sensação muito mais clara de sua dependência do céu. O triste é que mesmo assim eram lentos em se arrepender. Ainda que estivessem diante de um desastre.
    Fiel ao serviço da Casa de Deus, Joel exorta o povo e pede a participação de todos com arrependimento e jejum geral, para suplicar a Deus que afaste a catástrofe da invasão de gafanhotos. Insetos terrivelmente destrutivos que medem de 5 a 7 cm de comprimento que com sua invasão, nenhuma folha, ramo ou casca de árvore permaneceria em Judá.
    Joel incita o povo a arrepender-se dos seus pecados e retornar ao Senhor – convertei-vos (cf. 2.12), oferecendo-lhe esperança de que ele talvez se compadeça e cancele o desastre. Por isso, “rasgai o coração, e não as vossas vestes”. Joel enfatiza que a conversão deve acontecer no coração, e não superficialmente. Rasgar as vestes demonstrava tristeza e arrependimento, mas era um sinal externo. Deus deseja sinceridade interior, não apenas demonstrações externas. A verdadeira mudança precisa começar por dentro, pelo coração! Rasgar o coração significa buscar por conversão genuína e demonstrada em frutos dignos de arrependimento, ou seja, isso significa buscar pela santificação.
    Percebemos isso quando nosso coração nos condena em tudo. Nosso coração não nos dá paz. Nós nos tornamos pessoas insatisfeitas, pois ele está nos cobrando a todo o momento uma atitude, uma posição diante das situações e dos fatos. Nos momentos de sofrimento e desespero, entretanto, jamais se esqueça de que Deus muitas vezes usa de coisas ruins para nos trazer ao arrependimento e cumprir a sua vontade maravilhosa e graciosa.
    Hoje celebramos quarta-feira de cinzas que marca o início da Quaresma. No contexto bíblico, as cinzas são utilizadas nos rituais de arrependimento e purificação do que precisa morrer, virar pó e cinzas, ser desconstruído, para deixar nascer uma nova pessoa. Quaresma é tempo de revisão de vida, de verificar os princípios da Aliança de Deus com seu povo. O jejum que o profeta propõe não significa cumprir com alguns ritos, oferecer algum sacrifício, fazer algum voto, ou “ir à igreja” nos termos de hoje. Isso seria “rasgar as vestes” e não “rasgar o coração”. O jejum indicado é livrar-nos dos “entulhos” que acumulamos em nossa vida e que acabam nos impedindo de seguir o caminho proposto por Deus, sobretudo no sentido do restabelecimento da justiça e solidariedade com os mais necessitados e injustiçados. Só assim criaremos o espaço para que a graça de Deus nos refaça e nos preencha, de modo a nos recolocarmos nos trilhos da comunhão íntima com Deus.
    Quaresma é um tempo em que juntos assumimos práticas de conversão, atendendo ao chamamento do profeta Joel, mas é necessário cuidar para que as manifestações desse tempo não sigam a lógica de propagandas que fazemos de nós mesmos ou da promoção das aparências, mas do crescimento da nossa verdadeira identidade de filhos e filhas de Deus.
    Graças a Deus temos um Salvador, nosso Senhor Jesus Cristo ressuscitado, que já suportou a ira e o julgamento por nós. Os corações rasgados buscam o Senhor em razão e motivo de sua vida. Que Deus nos guie e fortaleça. Amém.

CONFISSÃO DE FÉ
    Confessemos a nossa fé com as palavras do Credo Apostólico

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
LCI 610 – Senhor porque

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Senhor Deus! Concerte-nos. Olha por todos e todas nós para que a quaresma nos leve à verdadeira conversão e ao consequente compromisso com os irmãos e irmãs excluídos. Olha para nossa vida, nossos medos, pesares, sofrimento e desencontros, dá-nos força para vencer o que nos afasta de ti. Inspira nossos líderes e governantes, para que tocados pelo teu amor, dediquem-se inteiramente na construção da justiça, da solidariedade e da paz. Inspira tua bondade em todos que tem poder, a chance de fazer o bem, de consertar vidas, de defender a dignidade, para que atuem em favor dos oprimidos e não se calem e acomodem com o sofrimento e a impunidade.
Bondoso Deus, em tuas mãos colocamos nossa vida. Dá que, comprometidos com nosso batismo, vivamos penitência e reconciliação diária, buscando sempre de novo a tua face. Tu vês nossos pensamentos duros, mesmo assim nos ofereces a possibilidade de nos tornarmos novas criaturas.
Deus querido, olha para as pessoas que estão doentes, desamparadas, enlutadas, entristecidas e amarguradas, para que através de ti experimentem cura e encontrem consolo, ânimo, sentido de vida. Trazemos à tua presença os motivos de oração que brotaram entre nós:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________
E tudo aquilo que está no coração de cada um e cada uma de nós, entregamos a ti, por Cristo Senhor, que nos ensinou a orar: Pai nosso ...

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
    Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
    Em nossos corações e casas... Haja bênção de Deus.
Em nosso ir e vir... Haja paz de Deus.
Em nossa vida e em nosso crer... Haja amor de Deus.
Que Deus transforme todos e todas nós para uma nova vida. Em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém.

ENVIO
    Vamos na paz do Senhor e tenham um tempo abençoado de Quaresma. Amém.

CANTO FINAL
LCI 399 – De bons poderes
 


Autor(a): Pastor Hilquias Rossmann
Âmbito: IECLB / Sinodo: Amazônia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Liturgia
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo da Páscoa
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: Quarta-feira de Cinzas
Testamento: Antigo / Livro: Joel / Capitulo: 2 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 17
Título da publicação: Caderno de Celebrações 2022 - Sínodo da Amazônia / Ano: 2022
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 65771
REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br