"QUE LINDO!!"

24/07/2016

CONGRENAJE (34)
CONGRENAJE (32)
CONGRENAJE 11 (8)
Rosa de Lutero
1 | 1
Ampliar

QUE LINDO! Não podíamos iniciar o texto sobre a Caravana da JE Sul-Rio-Grandense, para o XXIII CONGRENAJE, em Timbó/SC, sem citar essas duas pequenas palavras. Estas palavras foram de grande significado para nós, bem como, para todas as pessoas que participaram do CONGRENAJE e, acredito, mais ainda, para o Pastor Breno Willrich, Pastor Sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, que nos emocionou quando nos acolheu no Culto de abertura, e mais, quando no culto de encerramento do CONGRENAJE nos propiciou participar e escutar de uma das mais belas mensagens do Congresso Nacional da Juventude Evangélica.

Quantos momentos lindos vivenciamos nesses 8 dias de viagem e CONGRENAJE! Neste período o ambiente da Caravana e do CONGRENAJE foi pautado pela alegria, companheirismo, carinho, testemunho, aprendizado e amizade. Realmente... “Que lindo!”

A nossa jornada começou com dois ônibus que saíram do extremo Sul do Rio Grande do Sul, um de Canguçu e o outro de Pelotas, e que foram acolhendo jovens também de Morro Redondo, São Lourenço do Sul, Sentinela do Sul, Cerro Grande do Sul, Tapes e Sertão Santana. Com nossa caravana completa seguimos em direção à Timbó/SC onde aconteceu o encontro com os 1500 jovens de diversos lugares da nossa IECLB e com jovens de outros 21 países. O que pode ser dito disso? ...Que lindo!

Após 12 horas de viagem, chegamos à cidade de Timbó, mais precisamente no Centro Municipal de Eventos Henry Paul, onde tivemos uma boa acolhida e vivenciamos lindos momentos. No Culto de abertura, ministrado pelos ministros orientadores do CONAJE, fomos conduzidos a refletir com a pregação do Pastor presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich, que sabiamente falou que o CONGRERNAJE marca o antes e o depois da vida de uma pessoa jovem. Algo que agora faz todo o sentido para nós.

Estudamos o tema proposto para o CONGRENAJE: “Pela graça não temos valor?” Constatou-se que sim, temos valor! E este valor é incalculável, pois nos foi concedido por Deus. Além disso, sublinhamos que a Salvação, a Natureza e as Pessoas não estão à venda. Do contrário, estão aí para serem cuidadas por cada pessoa. Essa é nossa consciência como Jovens Evangélicos de Confissão Luterana; essa é a tônica da JE da IECLB. Participamos de momentos de estudos bíblicos, a partir do tema do encontro. Houve diversas plenárias com assuntos importantes e atuais, referentes ao tema e concernentes a nossa espiritualidade e vivência da fé no cotidiano. Estas ações nos fizeram dialogar e trouxeram a possibilidade de ampliar nossos conhecimentos. Além disso, foi um espaço importante que proporcionou a reflexão crítica sobre o nosso agir frente a tantos problemas atuais que vivenciamos em nossos grupos de JE, em todo o âmbito da igreja, na sociedade e em meio a toda a criação de Deus.

Participamos do Grito da JE, momento único e especial onde tomamos o centro da cidade de Timbó, mostrando que a JE da IECLB clama por um mundo melhor, um mundo onde a natureza não está à venda, as pessoas não estão a venda, a salvação não está a venda...
Finalizando este momento no centro da cidade, estes 1500 jovens, dos 18 sínodos da IECLB, além dos jovens luteranos dos outros 21 países que participaram do encontro formaram a mais bela imagem do encontro: a Rosa de Lutero humana. QUE LINDO!

Após a cena maravilhosa feita pela juventude luterana da IECLB, tivemos a satisfação de participar da celebração feita na igreja da Ressureição da Paróquia de Timbó, o maior Templo Luterano da América Latina. Lá tivemos o momento de louvor e reflexão da noite conduzido pelas lideranças do Sínodo Nordeste Gaúcho; momento também de ímpar beleza com a igreja lotada de jovens emocionados com o momento. Mais uma vez: “Que Lindo!!!”

No último dia, após cantos, louvor, assembleia, avisos, agradecimentos, instalação dos novos membros do CONAJE, tivemos a grata satisfação e alegria em escutarmos a pregação do Culto de encerramento proferida pelo pastor sinodal do Sínodo Vale do Itajaí, P. Breno Willrich. Este momento sublinhou as temáticas do congresso: o nosso valor; o valor que está em nossa comunhão; a necessidade de termos ao nosso lado quem nos ajude a superar as adversidades e promover mudanças que o mundo precisa; às surpresas que a vida nos proporciona, onde fazemos planos, mas quem os dirige é Deus. Em síntese poderíamos concluir: “Que se nós quisermos, podemos ser o grão de areia e a gota d’água que podem mudar o mundo e devemos lembrar: Jovens, Juntos nós temos Valor! Pela graça de Deus temos valor!”

Assim terminou mais um CONGRENAJE... A JE Sul-Rio-Grandense ainda se permitiu no sábado, antes do retorno, um divertido dia no Parque Beto Carrero World, para aí sim, encerrarmos nossa viagem com mais 12 horas na estrada. Contudo, agora agradecemos a Deus pela oportunidade vivida, às amizades que surgiram e às que foram reencontradas, à mensagem transmitida, à cidade de Timbó, aos 1500 jovens presentes no CONGRENAJE, aos 94 jovens do Sínodo Sul-Rio-Grandense que formaram nossa caravana, ao CONAJE, à organização e a todas as pessoas que vivenciaram este momento e o fizeram tão Lindo. “QUE LINDO!!!”

Nosso muito obrigado!

Ahh, daqui dois anos tem mais CONGRENAJE e não temos dúvida que será lindo também, pois Pela Sua Graça e sem exigir nada, Deus aceita todas as pessoas por meio de Cristo Jesus, que as salva.” (Rm.3.24).


COSIJE e Orientação teológica, Sínodo Sul-Rio-Grandense.
 


Autor(a): COSIJE e Orientação Teológica da JE do Sínodo
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sul-Rio-Grandense
Área: Missão / Nível: Missão - Jovens / Organismo: Juventude Evangélica - JE
ID: 39124
COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Ninguém sabe o que significa confiar em Deus somente, a não ser aquele que põe as mãos à obra.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br