Que tal, mais um grupo?

01/12/2014

Que tal, mais um grupo?

P. em. Valdemar Lückemeyer

Legião? LELUT? O que é isso?

Sim, muitos ainda desconhecem este maravilhoso setor de trabalho da IECLB, que está se expandindo, e muito, nos últimos anos. É com frequência que pastores, pastoras, lideranças de comunidades se dirigem à direção nacional da LELUT ou a alguém que conhece este trabalho, com a pergunta: Como podemos conhecer um pouco mais este setor de trabalho e o que devemos fazer para criar um grupo?

Sim, a LELUT está crescendo a cada ano. Isto é animador! Muito animador para quem há anos está se empenhando para fortalecer este setor junto às comunidades, buscando o envolvimento e a participação dos homens na sua igreja.

O que é a LELUT?

“Acredito que não é exagero, portanto, que seja justo afirmar e reconhecer que os traços do rosto da IECLB não seriam tão bonitos, não fosse a existência e o testemunho da LELUT. Embora não reúna multidões; embora sempre tenha sido necessário o empenho especial e abnegado de um grupo de líderes ousados, a ação da LELUT é decisiva para que continuemos semeando sementes do Reino, como transparência, respeito, ética, integridade.” (P. Presidente da IECLB, Dr. Nestor Paulo Friedrich).

Já no ano de 1936, por ocasião da realização do 42º Concílio Geral do Sínodo Riograndense, o presidente do Sínodo P. Herman Dohms externou o pedido de que a igreja criasse grupos de homens que se empenhariam pela sustentação da igreja. Em 1949 foi criada a “Congregação Auxiliar” com a finalidade de angariar os meios necessários para manter e ampliar as obras da Igreja Evangélica no Rio Grande do Sul. E no ano de 1957 foi criado o setor “Legião dos Construtores da Escola de Teologia”, grupo de homens que buscariam recursos financeiros nas comunidades para a construção da Escola de Teologia/Faculdade de Teologia, hoje Faculdades EST, em São Leopoldo/RS. Este envolvimento de vários homens de diversas comunidades motivou a criação do 1º núcleo da Legião Evangélica com a fundação do Núcleo da Legião Evangélica de Carazinho/RS. Aos poucos novos grupos foram surgindo, primeiramente
no Rio Grande do Sul e depois em Santa Catarina.

A reestruturação da IECLB em 1997 e o novo Código Civil exigiram adaptações regulamentares. Hoje a Legião Evangélica Luterana – LELUT, embora presente basicamente nas comunidades da IECLB no sul do país está se expandindo e se fortalecendo. Atualmente já existem em torno de 50 núcleos, que se encontram a cada dois anos em Convenções Nacionais (anos ímpares) e em Assembleias Sinodais da LELUT em nível sinodal.

A LELUT congrega homens evangélicos luteranos em suas reuniões mensais. Nestes encontros mensais, que sempre iniciam com meditação e oração, são abordados - através de palestras - os mais diversos temas de interesse dos homens e da comunidade local. A alegria do encontro e o convívio fraterno entre irmãos recebem atenção especial em torno da mesa do jantar preparada e servida pelos próprios legionários.

A Legião, e, por conseguinte os legionários querem ser uma ferramenta a serviço da nossa Igreja. E quando homens são motivados, quando são chamados pela Palavra de Deus a colocarem seus dons a serviço de Deus e do próximo, e atendem a este chamado, eles vão longe, e com muito entusiasmo!

Na sua comunidade ainda não existe um núcleo da LELUT? Fale com seu/sua Pastor/a ou com o/a Pastor/a Sinodal. Eles por certo podem lhe dar informações sobre sua finalidade e funcionamento e, certamente terão prazer em orientá-lo na criação de um núcleo deste setor de trabalho da nossa IECLB.

O autor é Pastor emérito da IECLB
residente em Carazinho/RS. Ele é um
entusiasta da LELUT e por muitos
anos foi seu pastor orientador


Publicado no Anuário Evangélico 2015.  Para ler mais vá para índice Anuário Evangélico 2015


Autor(a): Valdemar Lückemeyer
Âmbito: IECLB / Organismo: Legião Evangélica Luterana - LELUT
Título da publicação: Anuário Evangélico - 2015 / Editora: Editora Otto Kuhr / Ano: 2014
Natureza do Texto: Artigo
ID: 35031
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
A Palavra de Deus é a única luz na escuridão desta vida. É Palavra da vida, de consolo e da toda bem-aventurança.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br