Reconciliação com os outros

Caderno de Subsídios - Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2008

01/08/2008

Reconciliação com os outros

Sou Márcia Penke, tenho 30 anos, loira, olhos azuis. Atualmente estou 'cursando o quinto semestre do curso de Administração. Os primeiros dias de sala de aula foram de extrema expectativa quanto à reação dos colegas em conviver com uma colega diferente, mas a expectativa foi superada pela boa convivência, boa amizade e ajuda mútua. Alguns colegas são mais receptivos que outros, como em qualquer momento da vida e de qualquer tipo de relacionamento.

Todos os colegas procuram tratar-me da melhor maneira possível, algumas vezes até com exageros. Por exemplo, alguns gostam de fazer brincadeiras com o fato de me empurrar na cadeira, como corridas, sempre com o maior cuidado. Quanto aos professores, sempre tive muita / receptividade e consideração, além de ) muita admiração de todos.

Uma situação me chamou a atenção: a preocupação de um colega em relação à formatura. Ele estava preocupado como seria na minha formatura, pois o palco onde se recebe o diploma tem escadas para subir e ele estava imaginando como fariam para que eu pudesse subir ao palco e receber o diploma.

Uma dificuldade que enfrentei na universidade no semestre passado foi quanto à realização de trabalhos em grupo, onde participei de um grupo formado por mim, três pessoas surdas e uma normal. Onde a normal desistiu do grupo logo no início e precisei executar o trabalho sozinha, pois durante a semana não podíamos nos reunir, pois uns trabalhavam durante o dia e a noite todos tínhamos aula. Nos finais de semana, não tínhamos intérpretes, pois a universidade não pagava horas extras, ou seja, as intérpretes eram proibidas de interpretar. Uma experiência que deve ser pensada por todas as universidades.

Como cadeirante, não tenho enfrentado muitas dificuldades até o momento na universidade. E ser uma universitária é uma experiência única na vida e uma mistura de sentimentos, como prazer, satisfação, superação, euforia, preocupação, expectativa, pequenas derrotas e muitas vitórias.

Márcia Penke

Índice do Caderno de Subsídios da Semana Nacional da Pessoa com Deficiência - 2008
 


Autor(a): Márcia Penke
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Artigo
ID: 23930
REDE DE RECURSOS
+
À casa de Deus não pertence nada mais que a presença de Deus com a sua Palavra.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br