Reforma e Novos Movimentos Religiosos

4. etapa do curso: reforma, do séc XVI ao XXI

16/05/2016

up_curso reforma_painel movimentos religiosos (2)
up_curso reforma_painel movimentos religiosos (3)
up_curso reforma_painel movimentos religiosos (9)
up_curso reforma_painel movimentos religiosos_da esqurda - silas souza (IPB), benedito Ferraro (católica), Valsiro soares (batista), Guilherme emilio (metodista) (1)
1 | 1
Ampliar

A União Paroquial Campinas, em parceria com o Sínodo Sudeste, a União Paroquial São Paulo, a Faculdades EST e o Lar Luterano Belém realizam o Curso de Extensão Comunitária “O Movimento da Reforma: do século XVI ao Século XXI.” A 4ª etapa do curso aconteceu no dia 14.5.2016 em Campinas, SP.

O curso iniciou em 2016. Foram 3 etapas com o objetivo de encontrar resposta para a pergunta principal: por que reforma protestante aconteceu no século XVI?

Em 2017 a pergunta central é: como a Reforma Protestante chegou à sociedade? Este primeiro encontro versou sobre o tema: Como a Reforma do século XVI é compreendida pelas diferentes denominações religiosas que têm no mesmo movimento importante característica de sua origem? Com representantes das igrejas Presbiteriana do Brasil (Pr. e Prof. Silas Souza), Metodista (Pr. e Doutorando Guilherme Emílio), Batista (Pr. Valdir Soares) e Igreja Católica (Pe. e Prof. Benedito Ferraro) foi possível:

a) compreender como cada grupo religioso acolhe o movimento da reforma do século XVI, onde estão pontos de união e também onde residem distanciamentos;

b) compreender fundamentos religiosos próprios de cada grupo religioso;

c) deixar-se desafiar pela caminhada religiosa plural de nosso tempo;

d) vislumbrar caminhos de unidade possíveis.

Cada representante teve um tempo determinado para falar como sua denominação acolhe o movimento da reforma. Por fim tivemos um rico debate no qual ficou claro: todas as denominações religiosas têm Cristo como seu centro e a ele testemunham vigorosamente. Este, sem dúvida, nosso maior ponto de encontro. Os principais desafios estão em acolher de forma mais fraterna o outro; não repetir na liturgia e em discursos animosidades históricas.

O próximo encontro acontece no mês de agosto e terá como centro temático “reforma e mulheres” e “reforma e música”. O término do curso se dará em outubro de 2017 após a 9ª etapa.
 

COMUNICAÇÃO
+
Deus diz: sou o seu Criador e o tenho ajudado desde o dia em que você nasceu. Não fique com medo, pois eu o amo e o escolhi para ser meu.
Isaias 44.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br