Reforma - Educação - Transformação

Faculdades EST sedia a primeira consulta internacional entre Brasil e Alemanha

31/08/2015

O ano de 2017 será importante no calendário de muitas organizações, pois marca os 500 anos da reforma protestante. Trata-se de um momento fundamental para que as pessoas possam refletir sobre o significado da Reforma na atualidade. Nesse sentido, o evento Reforma – Educação – Transformação (RET) pretende refletir sobre o papel da reforma na atualidade a partir de diferentes contextos. Por isso, serão realizadas duas consultas internacionais, que devem reunir participantes da América Latina, África, Ásia, América do Norte e Europa.

A primeira consulta acontece entre os dias 19 e 23 de novembro, na Faculdades EST. Cerca de cem pessoas são esperadas para o evento, que durante quatro dias vai debater o tema da Reforma a partir de diferentes contextos sociais. O foco é refletir sobre a relevância da educação pautada na Reforma a partir de processos de transformação social. Além disso, os participantes devem debater sobre a relevância da Reforma para as tradições eclesiais originárias deste processo e conversar sobre ações diaconais e sociais promovidas pelas diversas igrejas, com o objetivo de encontrar uma teologia que fortaleça a vida humana. Devem ser abordados os conceitos de teologia pública, educação para a libertação e transformação. “Esse evento acontece na Faculdades EST porque acreditamos na experiência da instituição e no fato de que o conhecimento produzido não fica apenas no nível acadêmico, mas é trabalhado na prática, nas comunidades, enfatiza a coordenadora do projeto Anneheide von Biela, representante da Missão Evangélica na Alemanha. “É importante ressaltar que não são apenas luteranos, temos também participantes batistas, metodistas, católicos, entre outros”, disse von Biela, além de salientar que a discussão deve ser bastante transversal, uma vez que haverá participação de professores de teologia, mas também de pessoas da práxis.

A segunda consulta irá acontecer no próximo ano, entre os dias 18 e 23 de maio, na cidade de Halle, na Alemanha.

As consultas internacionais são organizadas por Evangelisches Missionswerk in Deutschland (EMW), Faculdades EST, Franckesche Stiftungen Zu Halle, Martin Luther Universität Halle Wittenberg. Em cooperação com World Council of Churches (WCC), The Lutheran World Federation, World Communion of Reformed Churches, Evangelical Church in Germany (EKD).

Jornalista responsável: Mariana Bastian Tramontini


 

COMUNICAÇÃO
+
ECUMENE
+
Continuem a crescer na graça e no conhecimento do nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo.
2 Pedro 3.18
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br