Registro histórico da fundação da Comunidade Matiel é encontrado em urna junto à pedra fundamental

Junto ao documento, escrito em alemão, foram encontradas moedas da época e edições de jornais em alemão e português

12/05/2022

1
2
3
4
5
6
1 | 1
Ampliar

No ano de 2021, o templo da Comunidade Matiel completou 100 anos do lançamento solene de sua pedra fundamental. Em comemoração a este importante marco, na época de Advento do ano passado, foram feitas buscas pela urna enterrada em 1921 que continha documentos e objetos, porém, inicialmente, não se obteve sucesso. No entanto, este ano, as “escavações” no terreno da Comunidade foram retomadas, e os registros históricos da época da inauguração foram encontrados.

Junto ao documento original, escrito em alemão e datado de 13 de agosto de 1921, assinado pelo Pastor da Comunidade à época, Karl G. Oberacker, e pela Diretoria da Comunidade - representada por Pedro Dietrich, Felippe Fuhr e Balduin Weissheimer, estavam algumas moedas do país, bem como duas edições do jornal diário “Deutsche Post” e uma edição da “Folha Dominical Riograndense” (Dt. Post Nº 5226 e 5227, Folha Dominical Nº 36)

A seguir, um trecho do documento oficial da Comunidade de Matiel, traduzido do alemão:

“Dia 13 de agosto, sábado de tarde, às 14 horas, do Ano do Senhor de 1921, a Comunidade Evangélica Alemã pôde reunir-se neste lugar para, solenemente, proceder ao lançamento da pedra fundamental e angular de sua nova igreja evangélica, em fase inicial de construção, a qual, quando de sua inauguração, deverá receber a designação de “Igreja de Cristo”. A construção da nova Casa de Deus fora decidida na assembleia da comunidade realizada a 19 de janeiro do ano em curso [...]. A Comunidade tomou esta decisão em unanimidade.

Atualmente, a Comunidade Evangélica de Matiel conta com 80 membros. Ela pertence ao Sínodo Riograndense e, em termos ministeriais, à Paróquia de São Sebastião do Caí, há 36 anos. Em todos estes anos a Comunidade foi atendida pelo senhor Pastor Konrad Schreiber, o qual, há um ano, está aposentado. Sucedeu-lhe o atual signatário, pastor local.

Na Comunidade também existe uma escola teuto-brasileira, cuja mantenedora é uma Sociedade Escolar. A escola é frequentada por 35 crianças, atualmente. [...] É professor no tempo atual, o Sr. Arthur Gerlach [?], proveniente da Alemanha. Ele foi assíduo em cooperar para que a construção da igreja fosse empreendida. Inclusive, junto com alguns membros da Comunidade, se empenhou pelo levantamento de contribuições em favor das obras da Comunidade, e isso tanto em São Sebastião do Caí como em Porto Alegre, visando aliviar o peso dos dispêndios. Mas a própria Comunidade de Matiel está disposta a carregar o grande ônus principal, por saber que uma Casa de Deus é o prédio principal em seu meio, tanto em dias de sofrimento como em tempos de alegria. Ela está consciente de que é de grande utilidade um lugar em que Deus vive e onde habita a sua glória [cf. Sl 26.8], pois almejamos ser Comunidade que cresce e floresce com os filhos e filhos dos filhos. Por isso também, ela decidiu mandar erguer [...] um prédio digno, com galeria e com torre, onde também logo um sino deverá ter seu lugar. [...] A celebração do lançamento da pedra fundamental realizou-se com leitura bíblica, canto e oração. Na alocução o pastor local discorreu sobre a palavra bíblica de Esdras 3.10-11.”
A tradução do documento foi feita pelo Pastor Emérito Johannes Friedrich Hasenack
e por Eduardo Kauer.
 

COMUNICAÇÃO
+
Importa, acima de tudo, que homem e mulher convivam em amor e concórdia, para que um queira ao outro de coração e com fidelidade integral.
Martim Lutero
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br