Rei soberano sobre o céu e a terra

Comentário e Reflexão

29/10/2016

HPD 211 – Rei soberano sobre o céu e a terra

Melodia de 1842

Letra de Münster 1677

Tradução: Ernesto Dietschi

O hino “Rei soberano” (no original: “Schönster Herr Jesus”) é uma oração de origem católico-romana que exalta e louva a Jesus Cristo. Há pessoas que afirmam: Eu creio em Deus, mas não acredito em Jesus Cristo. O autor de “Rei soberano” afirma o contrário: Jesus Cristo é o Senhor. (Filipenses 2,9-11). O conteúdo do hino ilustra bem o 1ºArtigo do Credo: toda a natureza foi criada por Deus, e nós também. Podemos alegrar-nos em toda a beleza do céu e da terra. Porém, não devemos esquecer o 2º Artigo. Confessamos “Mais belo é meu Senhor” e “Mais brilha o meu Jesus”. A ele seja dado glória e louvor.

O autor deste hino é desconhecido. O texto foi encontrado em 1677 num caderno manuscrito na cidade de Münster . No mesmo ano foi impresso no Hinário de Münster. O original contava com seis estrofes e teve como título “Suspirium ad Jesum” (suspiro dirigido a Jesus). Supõe-se que o caderno foi compilado por um estudante do ginásio dos Jesuitas em Münster. Outra suposição é que o autor seja alguém do círculo de amigos de Friedrich Spee .

Em nosso hinário HPD (sob Nº 211) temos 4 estrofes traduzidas pelo prof. Ernesto Dietschi. Nos hinários católicos se encontra mais uma quinta estrofe que explica como nós cristãos atuais podemos encontrar Jesus:

     5. Schönster Herr Jesu,                       Querido Senhor Jesus
     bei uns gegenwärtig                             entre nós estás presente
     durch dein Wort und Sakrament,     através de Palavra e Sacramento,
     Jesu, dich bitt ich:                                 Jesus, eu te peço:
     Herr, sei uns gnädig                             Senhor, tenha piedade
     jetzt und auch am letzten End.         Agora e igualmente no dia final.

Conhecem-se duas melodias para este hino. A mais antiga, de 1677, uma Melodia expressiva do estilo do Baroco, encontra-se principalmente nos hinários católicos-romanos. Uma outra, chamada de Melodia da Silésia, foi encontrada em 1842 numa coleção de Hoffmann von Fallersleben. E´ esta que se encontra em nosso hinário. Não sabemos quem eram os autores destas melodias.

Fonte: https://de.wikipedia.org/wiki/Sch%C3%B6nster_Herr_Jesu
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 211. Rei soberano sobre o céu
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 40112
REDE DE RECURSOS
+
Se cada um servisse a seu próximo, o mundo inteiro estaria repleto de culto a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br