Repartir

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 425 – Repartir

Esta canção foi composta para uma unidade do Manual para o Culto Infantil1, entre os anos de 1988-1991. Liara Roseli Krobot e Valéria Franz Bock eram parceiras na Escola de Música do Colégio Jaraguá, em Jaraguá do Sul, SC.

A respeito do nascimento da canção “Repartir, repartir” (HPD Nº 425) Valéria Franz Bock deu o seguinte depoimento:

No meu trabalho comunitário e na escola sempre me utilizei da música com recurso pedagógico. Por isso, surgiu a idéia de compor uma canção, originalmente para o momento de oferta no Culto Infantil. Não sou escritora de outras canções (não segui carreira...), mas contribui durante muito tempo para a elaboração do ‘Manual para o Culto Infantil’ e senti a necessidade de uma canção própria para a oferta das crianças. Em conversa com a Liara, que era minha colega na Escola de Música do Colégio Jaraguá, resolvemos unir nossos dons e criamos2  o REPARTIR. Não imaginamos que a canção acabaria tão conhecida na IECLB”.

Valéria Franz Bock, a autora do texto, é gaúcha de São Lourenço do Sul, onde ela nasceu em 1961, como filha do casal Wilson (falecido) e Silda Franz. Casou-se com o pastor Carlos Eduardo Müller-Bock. O casal tem dois filhos. Ela é catequista da IECLB, formada em Ciências Sociais com Pós-graduação em Psicopedagogia. Atualmente (2010) está na direção do Colégio Sinodal da Paz, Novo Hamburgo, RS.

Liara Roseli Krobot, a autora da melodia, é catarinense, natural de Corupá, SC, filha de Lauro e Eleonora Krobot. Desde pequena participou das atividades da Igreja Evangélica. Iniciou seus estudos musicais aos 6 anos de idade, através da flauta doce e canto coral sob a orientação da professora Ilonca Krieger em Corupá, SC. Ela é Mestre em Música e Educação pela Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro – UNIRIO e Graduada Música - Regência pelo Conservatório Brasileiro de Música do Rio de Janeiro. É professora fundadora e Presidente da COOPERARTE - Entidade mantenedora da Casa e Cultura (antiga Casa da Música do Colégio Evangélico Jaraguá), onde há 18 anos leciona aulas de flauta doce, flauta transversal, teoria musical e técnica vocal, educação musical e regência.
Fonte: Informações de Valéria Franz Bock e de Liara Roseli Krobot (em maio de 2010).

Notas:

1 Trata de recursos didáticos para auxiliares no Culto Infantil, editados já há cerca de 40 anos na IECLB.
2  Entre os anos de 1988 e 1991, em Jaraguá do Sul.
 


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 425. Repartir
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19205
REDE DE RECURSOS
+
Que todo o meu ser louve o Senhor e que eu não esqueça nenhuma de suas bênçãos!
Salmo 103.2
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br