Réplicas de mulher

14/11/2003

Então Jesus disse para a mulher cananéia: "Ó mulher, grande é a tua fé! Faça-se contigo como queres." Conta também o texto do Evangelho de Mateus 15.28 que desde aquele momento a filha desta mulher ficou sã. Este testemunho bíblico belíssimo e profético motiva e inspira para o novo. Jesus Cristo dialoga com esta "pagã" e estrangeira sobre o alcance do Reino de Deus. Na sua réplica, ela mostra que não entende que o amor e o poder de Deus estivessem restritos, que fossem apenas para os "filhos" de Israel. A partir desta conversa se entende que Deus opera milagres, mudanças e algo novo em e através de mulheres e homens de boa vontade. Ela clama por compaixão com coragem, expressa sua dor e também o seu desejo: a cura da filha é a sua própria libertação! Entende-se que nossa libertação, seja ela qual for, perpassa e depende da situação de outras pessoas.

À luz do exemplo da Cananéia, compartilho algumas colocações do assunto "ser mulher" num grupo de mulheres: "Ainda existem muitas mulheres que estão privadas de fazer e decidir sobre sua vida. No entanto, nos momentos de maior dificuldade e de dor é que elas são chamadas para agir como sujeitos"; "Nós precisamos cuidar de nossas potencialidades e dons, não podemos deixar que morram"; Precisamos ser mais firmes e decididas diante daquilo que precisamos e acreditamos".

Como a mulher Cananéia vemos e ouvimos a história de fé e de vida tantas mulheres no passado e no presente. Vemos que já são muitas as filhas de Deus que desejam o novo, a mudança e o milagre... São necessários também homens dos quais se possa dizer: "Grande é a tua fé!" É preciso clamar, expressar anseios e dores, dialogar, replicar e crer. A transformação já acontece quando homens e mulheres de boa vontade acreditam no novo.

Que Deus nos diga: "Faça-se contigo como queres!", assim como Jesus disse à mulher Cananéia depois de muito clamor por meio de réplicas.

Pª Ester Delene Wilke


Autor(a): Pª Ester D. Wilke
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 7876
REDE DE RECURSOS
+
Ame o Senhor, seu Deus, com todo o coração, com toda a alma, com toda a mente e com todas as forças.
Marcos 12.30
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br