Roberto Hawkey Moreton (1844-1917)

Obra e Biografia

29/06/2012

Roberto Hawkey Moreton (1844-1917) HPD nº 109 e 206

Traduziu o hino de Samuel John Stone - Da Igreja é fundamento Jesus, o Salvador (HPD nº 109) e o de Joseph M. Scriven - Quão bondoso amigo é Cristo (HPD nº 206).

Roberto Hawkey Moreton nasceu 1844 em Buenos Aires, Argentina. Estudou teologia no Colégio Teológico de Richmond e depois trabalhou por 4 anos na Inglaterra. Ele viveu 46 anos na cidade de Porto, em Portugal, para onde transferiu sua residência em 1871, por ocasião de seu casamento com dona Inês Moreton. Teve 4 filhos (entre eles o Roberto Moreton, que por longos anos foi o agente da Sociedade Bíblica Britânica e Estrangeira em Portugal). O pastor Moreton veio a falecer em Pôrto aos 14 de março de 1917.

Moreton organizou a Igreja Evangélica Metodista em Porto e pregou a Palavra de Deus em muitas localidades das províncias portuguesas. Ele deu todo o seu apoio à União Cristã da Mocidade Portuguesa.

Ele traduziu várias obras para o português, adaptou o livro Mapas Bíblicos, e colaborou muito em revisões bíblicas. Ele realizou conferências sobre História e sobre Ciências naturais, que conhecia profundamente.

Moreton escreveu numerosos cânticos, sendo alguns de própria autoria, e outros traduzidos ou adaptados. Vinte e dois hinos dele se encontram no Hinário Evangélico com Músicas Sacras editado em 1962 em Rio de Janeiro pela Confederação Evangélica do Brasil. São muito conhecidos o hino de Moreton: Nasce Jesus, fonte de luz e as traduções de Eis dos anjos a harmonia (de Charles Wesley) e Mais junto, ó Deus, a ti (de Sarah Flower Adams), além dos dois hinos acima citados do HPD nº 109 e 206.

Fonte: Henriqueta Rosa Fernandes Braga Música Sacra Evangélica no Brasil, Rio de Janeiro, s.d. (1961), pág. 325


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Autor Letra
ID: 15619
REDE DE RECURSOS
+
Assim diz o Senhor: Buscai-me e vivei.
Amós 5.4
© Copyright 2019 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br