Romanos 12.1-2 - Ser Cristão

Prédica

24/08/2008


Leitura Bíblica Básica: Romanos 12.1-2
Outras Leituras:
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 24/08/2008
Data Litúrgica: 14º Domingo após Trindade

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Estes dois versículos de Romanos são muito significativos e profundos, pois nos falam da essência do cristianismo e do que significa ser cristão.

Em PRIMEIRO LUGAR, ser cristão significa ser alcançado, buscado, resgatado pela misericórdia de Deus (v. 1). Deus vê o ser humano caído em pecado e o resgata por seu amor. Isaías 43.1 e João 3.16 nos lembram isto de forma clara: Não temas, porque eu te remi; chamei-te pelo teu nome, tu és meu.; Porque Deus amou ao mundo de tal maneira que deu o seu filho unigênito, para que todo o que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna. Fazendo a ligação com o batismo, lembramos que o batismo é o sinal visível deste amor, desta misericórdia de Deus, que nos busca e nos resgata. O cristão batizado é revestido de Cristo, como nos lembra Gálatas 3.27: porque todos quantos fostes batizados em Cristo de Cristo vos revestistes. Nós amamos porque ele (Deus) nos amou primeiro, diz 1 João 4.19. É sempre Deus quem toma a iniciativa, ele vem, nos abençoa, nos busca, nos salva.

Em SEGUNDO LUGAR, ser cristão significa viver como uma pessoa abençoada por Deus. O cristão vive uma nova realidade, onde a vontade de Deus se faz presente. Gálatas 3.28 diz isto de forma clara: Dessarte, não pode haver judeu nem grego; nem escravo nem liberto; nem homem nem mulher; porque todos vós sois um em Cristo Jesus. Nosso texto também diz isto de forma clara no versículo 2: E não vos conformeis com este século, mas transformai-vos pela renovação de vossa mente, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus. Há a mudança de mentalidade - não mais a mentalidade humana, marcada pelo egoísmo, pela cobiça, pela inveja, mas uma mentalidade guiada por Deus.

E esta mudança de mentalidade gera automaticamente uma mudança de comportamento, pois o cristão deve servir a Deus em sua vida de corpo inteiro. Ele precisa fazer a diferença. Lembramos de Mateus 7.21, onde Jesus diz de forma clara: Nem todo que me diz: Senhor, Senhor! Entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.

Lembramos de Atos dos Apóstolos 2.42, onde se descreve a vida da Comunidade de Jerusalém: E perseveravam na doutrina dos apóstolos, e na comunhão, no partir do pão e nas orações.

Lembramos que ao cristianismo aderiram muitos escravos e estes fizeram-se propagandistas do Evangelho, sendo que muitos desprezavam o cristianismo por ser uma religião de escravos. Muitos escravos se tornaram cristão porque na Comunidade cristã não havia diferença de tratamento entre as pessoas, pos todas eram tratadas como irmão e irmãs na fé, de forma igualitária. O batismo têm importância fundamental, pois marca esta igualdade, como ouvimos de Gálatas. A Santa Ceia também é sinal desta igualdade, onde todos compartilham juntos da mesma refeição, não importando raça ou situação social. (as informações deste parágrafo baseiam-se na revista Estudos Bíblicos número 17, p. 69)

O cristão deve fazer a diferença. Deve apresentar um estilo de vida diferente. Mas aqui é preciso tomar cuidado com o que significa estilo de vida diferente. Pelo quê os primeiros cristãos se destacaram, conforme os textos que vimos? PELA FRATERNIDADE, PELO AMOR, PELA SOLIDARIEDADE, PELA IGUALDADE. E foi isto que Cristo nos ensinou e é isto que nós precisamos praticar e viver, pois é disto que o mundo precisa. Isto é o que significa não vos conformeis com este século. É isto que nos diz Jesus, quando fala:

Sede misericordiosos, como também é misericordioso vosso Pai. (Lucas 6.36);

Novo mandamento vos dou: que vos ameis uns aos outros; assim como eu vos amei, que também vos ameis uns aos outros. (João 13.34) Que assim possamos testemunhar de Deus .

Amém.


 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 15º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 2
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8880
REDE DE RECURSOS
+
A fé exalta a pessoa e transporta-a para junto de Deus, de tal modo que Deus e o coração humano tornam-se uma só realidade.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br