Romanos 12.1-8 - 12º Domingo Após Pentecostes - 23/08/2020

ca

23/08/2020

23/08/2020 - 12º DOMINGO APÓS PENTECOSTES
Pregação: Romanos 12.1-8; Leituras: Isaías 51.1-6; Mateus 16.13-20
P. Felipe Andrei Graupe – Comunidade de Vila Rica - MT


LITURGIA DE ABERTURA

ACOLHIDA
Jesus acabou com o poder da morte e, por meio do evangelho, revelou a vida que dura para sempre. 2 Timóteo 1.10. Com essas palavras do Evangelista João saudamos todos e todas aqui presentes, sejam bem vindos e bem vindas à casa de Deus. E lembramos Deus é maravilhoso, Ele nos entrega seu Único Filho para nos dar a salvação mediante a fé, sendo assim louvamos a Deus Cantando:

Acolher os/as visitantes

CANTO DE ENTRADA
Nº 20 – Livro de Canto – Jesus, em tua presença

Ou: ________________________________________________

SAUDAÇÃO
Como diz o nosso belo hino, Jesus em tua presença reunimo-nos aqui, mas estamos na verdade reunidos aqui na presença do Trino Deus. Deus Pai o Criador, Deus Filho o Salvador e Deus Espirito Santo o Consolador.

CANTOS DE INVOCAÇÃO
Nº466 – Livro de Canto – Vento que anima

Ou: Nº ____________________________________________________

CONFISSÃO DE PECADOS
Na presença de Deus, chegamos agora em silêncio e confessamos os nossos pecados a Ele. Oremos:
(Momento de oração silenciosa)

Deus Eterno e Todo-Poderoso nos achegamos a Ti, Como pessoas pecadoras que somos, que pecamos tanto em palavras, ações, pensamentos e omissões; Que além disso pecamos contra o Senhor, quando não ouvimos a Tua palavra e não seguimos os Teus caminhos, Que pecamos contra o nosso próximo, fazendo o sofrer e também pecamos contra nós mesmo com vícios e maus costumes, mas também Senhor, pecamos quando não usamos os nossos dons ao seu serviço, quando não trabalhamos pela unidade, quando somos individualistas e egoístas. Sendo assim, humildemente te pedimos, envia teu Espírito Santo a nós, e nos fortalece na fé, e perdoa a todos os pecados a Ti confessados em Silencio. Isto te pedimos e clamamos em nome de Jesus Cristo, nosso Senhor e Salvador.

ANÚNCIO DO PERDÃO
Ó Senhor, tu és bom e perdoador e tens muito amor por todos os que oram a ti. (Salmo 86.5). Com essas palavras do Salmista, lembro que Deus é amoroso, e perdoa quem a Ele se confessa verdadeiramente. Sendo assim recebam o perdão dos pecados em nome do Pai, do Filho e do Espírito Santo. Amém

KYRIE
Feliz é a comunidade que pede perdão a Deus, mas também, feliz a comunidade que olha para fora de seus muros e vê o sofrimento em sua volta. Sendo assim, cantamos o hino pelas dores deste mundo, lembrando-se de todas as pessoas que sofrem em nossa volta.
Nº 56- Livro de Canto – pelas dores deste mundo.

GLÓRIA IN EXCELSIS
Nosso Deus nos ama e ouve as nossas preses, a Ele devemos dar toda a Glória do mundo. Glorificamos a Deus cantando:
Nº 70- Livro de Canto – glória.


ORAÇÃO DO DIA
Deus de amor nos achegamos a Ti, para agradecer mais um dia de vida que o Senhor nos concedeu, mais um dia que podemos estar reunidos como irmãos e irmã em Cristo, mas um dia que possamos colocar nossos dons a seu serviço, e termos a oportunidade de te louvar e ouvir a sua palavra, te pedimos abre nosso coração e mente, para que a sua palavra nos transforme. Por teu Filho Jesus que oramos. Amém

LITURGIA DA PALAVRA

LEITURAS BÍBLICAS
1ª Leitura Bíblica: Isaías 51.1-6

2ª Leitura Bíblica: Romanos 12.1-8 (prédica)
(em pé) Saudamos a leitura do Evangelho cantando Aleluia

3ª Leitura Bíblica: Mateus 16.13-20

CÂNTICO INTERMEDIÁRIO
Nº 591- Livro de canto – Arde a voz em meu peito

PREGAÇÃO
Romanos 12.1-8
Que o amor de Jesus Cristo, a graça de Deus, o Pai, e a presença do Espírito Santo estejam com todos nós.
Querida comunidade aqui reunida, hoje temos para a pregação o trecho da carta de Paulo aos Romanos; A carta de Paulo aos Romanos é diferente das demais cartas Paulinas, que normalmente erram escritas para orientar e admoestar a comunidade, já a Carta aos Romanos é riquíssima em Teologia, podemos dizer que Paulo sintetizou boa parte da sua Teologia nesta Carta. Lembro que o Próprio Lutero chegou a dizer que está epistola é o escrito mais importante do Novo Testamento, o mais puro evangelho, e recomendou que cada cristão soubesse ela decor. Ele mesmo se usou de Romanos 1. 17 para redescobrir o Evangelho de Cristo, e assim dar inicio a reforma.
O texto previsto para hoje, traz até nós um assunto muito falado no meio Cristão, vem nos falar sobre dons e sobre a unidade.

Quero fazer uma pergunta, quem acha aqui que não tem nenhum dom? não precisa responder, só pensar. (dar um tempinho em silêncio para todos refletirem)
Eu afirmo a vocês que todos nós temos dons, e como nós somos diferentes, cada um de vocês tem dons diferentes, alguns têm o dom de anunciar, outros de ensinar, outros de cuidar, outros de alimentar, outros de construir, outros de animar, outros de louvar e assim por adiante.
Mas muitos podem estar pensando, mas o dom do meu irmão aqui do lado é mais importante que o meu, e o da minha irmã e mais útil que o meu. Tenho que dizer que isso não é verdade, os dons estão aqui para se completarem, como nossas partes do corpo nos completam, imaginam se o pé se achasse inferior e parasse de nos ajudar, precisaríamos de uma muleta, e se os dois parecem, precisaríamos de uma cadeira de rodas, assim também é uma Igreja, quando alguém para de ajudar, algo fico vago, ou seja, sobrecarrega os outros.
E Deus nos une, para assim nos tornar mais forte, distribui dons, para que possamos trabalhar dentro da Igreja, mas também espera que agimos diferente das pessoas do mundo lá fora, Deus quer que não olhemos só para nós, mas também para fora de nossos muros, quer que usemos nossos dons, para ajudar o próximo, para anunciar a palavra de Deus aos desviados, para fazermos a diferença aonde vivemos.
Sempre digo, uma Igreja que não consegue fazer a mínima diferença onde está algo está errado, que como Cristãos, possamos buscar a unidade, para assim unirmos nossos dons, para sermos conhecidos onde estamos pelo que fazemos pela sociedade em geral.
E assim lembro que estamos na semana nacional da pessoa com deficiência, lembro que temos uma grande oportunidade de ajudar estas pessoas, ajudar primeiramente as valorizando e as tratando de forma igual, segundo cobrando de nossos municípios uma politica de valorização das pessoas deficientes e idosas, como com acesso para cadeirantes, calçada com sinalização para deficientes visuais e se seu município tiver APAE (http://apaebrasil.org.br/) ou qualquer instituição que trabalha com pessoa deficiente, achem modos de ajudar, pois vocês estarão usando seus dons para a prática do bem.
Ou seja, Deus está nos convidando neste final de semana, a nos unirmos como corpo de Cristo, e praticar o bem, sair dos muros da Igreja, e olhar tudo que podemos fazer ao nosso próximo, que Deus nos capacite hoje e sempre para este belo trabalho.
E assim, que o bondoso Deus possa nos fortalecer e nos mostrar cada vez mais dons, para assim, sempre nos mantermos motivados na sua obra.
Amém comunidade
HINO
Nº 575- Livro de Canto – Se caminhar é preciso

CONFISSÃO DE FÉ
Em resposta a Palavra de Deus pregada, confessamos a nossa fé em Deus nas palavras do Credo Apostólico.

Creio em Deus Pai, ...

CANTO PÓS CONFISSÃO (proceder motivação e o recolhimento das ofertas)
E após confessarmos a nossa fé, chegamos a Deus e louvamos cantando o hino Obrigado Pai Celeste, enquanto cantamos este hino recolhemos a nossa oferta. (ler a motivação para a oferta do dia)
Nº419– HPD – Eu quero a nuvem na encosta da serra - Na mesa do amor

ORAÇÃO DE INTERCESSÃO
Motivos de Oração:
1. Aniversariantes
2._______________________________________________________
3._______________________________________________________
4._______________________________________________________
5._______________________________________________________
6._______________________________________________________

Deus Eterno e todo-poderoso, nós nos achegamos a Ti, primeiramente para te agradecer, por todas as benções que o Senhor tem derramado sobre nós e nossa comunidade, Te agradecemos pelo seu imenso amor por nós, e te entregamos a ti as nossas suplicas ( Ler agora os pedidos de intercessão) e também te entregamos todos os nossos pedidos a agradecimentos que estão em nossos corações na oração que teu filho nos ensinou dizendo Pai nosso .....

LITURGIA DE DESPEDIDA

AVISOS
Próximo Culto: ___/___/______ às ___:___ h.
Oferta último Culto: R$ _________ - destinada para ...
______________ _________________________________________
________________________________________________________

BÊNÇÃO
Bênção
Que o Senhor te abençoe e te guarde, que o Senhor faça resplandecer o seu rosto sobre ti e tenha misericórdia de ti, que o senhor levante o seu rosto sobre ti, e te dê a paz. Amém.

ENVIO
Ide na paz do Senhor e servi ao Senhor com alegria! Uma ótima semana a todos. Que Deus nos permita estarmos juntos no próximo culto. Bom domingo a todos.

CANTO FINAL
Nº289 – Livro de Canto – Queira a estrada conduzir-nos juntos
 


Autor(a): Pastor Felipe Andrei Graupe
Âmbito: IECLB / Sinodo: Mato Grosso
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Tempo Comum
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 12º Domingo após Pentecostes
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 8
Título da publicação: Caderno de Cultos - Sínodo Mato Grosso / Ano: 2020
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 57540
REDE DE RECURSOS
+
Muitos bens não nos consolam tanto quanto um coração alegre.
Martim Lutero
© Copyright 2020 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br