Romanos 12.3-12

Estudo Bíblico - Dia Mundial de Oração 2009

06/03/2009

Dia Mundial de Oração 2009: Papua - Nova Guiné

Tema: “Em Cristo somos muitos membros mas um só corpo”

Estudo Bíblico 3

Texto principal extraído de Romanos 12: 3-12

1. Informação Contextual

A carta aos Romanos foi escrita por Paulo no período entre 57-58 AD. Ela foi escrita em Corinto ao fim de sua terceira viagem missionária, enquanto esperava o retorno dos representantes das igrejas gentílicas que coletavam as ofertas, para ajuda aos cristãos judeus necessitados de Jerusalém (Romanos 15: 25-27; Atos 20: 2-3; 1 Coríntios 16: 1-6).

Paulo não foi o fundador da igreja de Roma. Acredita-se que ela foi estabelecida pelos seus colaboradores depois do dia de Pentecostes (Atos 2: 10). Essas testemunhas de Pentecostes seriam conhecidas em dias subseqüentes pelo nome de Cristãos da Síria, Antioquia, Éfeso e Corinto e isso aumentava a comunhão. É evidente que a igreja de Roma era composta tanto de judeus como de gentios convertidos, sendo estes mais numerosos.

O propósito de Paulo em escrever era anunciar sua verdadeira intenção de visitar os cristãos romanos a fim de participar para eles como um apóstolo de Jesus Cristo alguns dons espirituais. Paulo também declara que a sua ida a Roma se insere em um plano maior.

Paulo agora se dirige para um novo empreendimento missionário no ocidente e escreve para encorajar a cooperação dos romanos nesse esquema. Roma é um verdadeiro centro estratégico. Por esses muitos propósitos, a parte doutrinária da Carta foi redigida para que a igreja romana pudesse apreender a grandiosidade da graça divina e testemunhar a misericórdia de Deus: os conselhos e encorajamentos de Paulo aos cristãos de Roma, de uma maneira ou de outra, também ajudam a fortalecer a unidade dos crentes no Corpo de Cristo nos dias de hoje.

2. Introdução

Papua-Nova Guiné é um dos países mais ímpares do Pacífico pois é muito diversificado em culturas, raças, línguas e crenças religiosas, apenas para mencionar umas poucas diferenças. Nós somos muitos em nossas enormes diversidades, por exemplo: existem os papuans, de pele morena clara com cabelos ondulados, os nova-guinenses do continente e das Ilhas Nova-Guiné de Papua-Nova Guiné, de pele morena escura com cabelos crespos; há os bougainvilenses, que têm a pele mais escura ainda ou preta. Entretanto, apesar da diversidade, nós nos encontramos em diferentes níveis em reuniões ou assembléias. Isso não nega os muitos desafios sociais que vêm através da mídia de vez em quando. O ponto é que nós somos muitos com muita diversidade, mas pertencemos a um país, uma nação e um povo de Papua-Nova Guiné na fé cristã.

3. Leitura Bíblica: Romanos 12: 3-21

Nosso Estudo Bíblico focaliza o tema “Em Cristo somos muitos membros mas um só corpo”. O tema expõe a verdadeira identidade da unidade cristã que une a todos que têm fé em Cristo. Quando somos um no vínculo da fé, somos membros do Corpo de Cristo. Este é o emblema que cada membro usa e os faz únicos no Espírito. Embora nós sejamos todos diferentes e diversificados, nossa identidade em Cristo nos une em seu corpo, a Igreja.

a. A Base da Unidade

A leitura, em primeiro lugar, reflete a atitude geral dos cristãos em seu relacionamento uns com os outros. Não nos é contado na leitura qual situação específica os cristãos de Roma enfrentavam e que Paulo estava tratando em sua carta. Entretanto, um dos seus propósitos em escrever era corrigir o relacionamento entre judeus e gentios. Na igreja, os cristãos judeus estavam sendo rejeitados por um grupo maior de cristãos gentios, fato que criou uma tensão entre os dois grupos. A tensão era em relação aos crentes judeus que ainda sentiam-se obrigados a observar leis relativas a alimentação e dias sagrados (Romanos 14: 2-6). Isto se tornou um ponto de debate que resultou no modo como Paulo respondeu a sua carta, especialmente quando ele explica que não há diferença entre judeus e gentios na presença de Deus. Todos são iguais. Paulo posteriormente explica o plano de salvação e justiça de Deus para a humanidade, seja para judeus ou gentios. Ele diz que não há distinção entre as raças; o ato de redenção na pessoa de Cristo é para todos. Porque todos pecaram e carecem de sua glória, pela graça de Deus, todos são justificados pela fé em Cristo Jesus (Romanos 3: 22-24). A obra redentora de Deus é a base para a unidade no corpo de Cristo. Da mesma maneira a compreensão e as explicações teológicas de Paulo do método de Deus de unir diferentes raças aplicam-se a nossa situação. Embora diferentes em nossas características étnicas e aspectos, em Cristo nós encontramos unidade. Por causa desse fato, nós somos irmãos e irmãs neste vínculo cristão. Pois em Cristo nós somos muitos, todavia um só Corpo.

b. Transformação

Primeiramente, a vida no corpo tem que ser transformada em todas as áreas – corpo, mente e alma. Paulo expressa que o primeiro dever de cada membro do corpo de Cristo é a apresentação de seus corpos humanos como sacrifício vivo. Apresentar o corpo a Deus implica não apenas em evitar os pecados que são cometidos contra o corpo, mas em oferecer o corpo físico, mente e vontade para Deus e para seu serviço. Como membros do corpo de Cristo os corpos são instrumentos de justiça. Não é mais o corpo não transformado que vive, mas é Cristo vivendo na alma que faz o corpo um sacrifício vivo. Os corpos se tornam sacrifícios vivos quando eles são sinceramente dedicados com suas mentes renovadas e transformadas pelo poder do Espírito Santo, o que é aceitável a Deus.

O segundo dever que Paulo traz em sua discussão é a atitude de autopromoção ou de pensar de si mesmo como melhor que os outros. Cada membro do corpo deve ser modesto em seus pensamentos e julgar a si mesmo conforme a fé que Deus lhe deu. Essa avaliação pessoal pode ser feita apenas quando uma transformação sincera realmente aconteceu. Por outro lado, quando a transformação acontece no corpo, cada membro compreende a sua importância e as diferentes funções que cada membro executa para o benefício de todos.

c. Um Corpo com Muitos Membros: (Romanos 12: 4-5)

Paulo usa o conceito do corpo humano para ensinar aos cristãos como eles devem viver e trabalhar juntos. Assim como as partes do corpo funcionam sob a direção do cérebro, assim também os cristãos devem trabalhar juntos sob o comando e a autoridade de Cristo (1 Coríntios 12:13; Efésios 4: 1-6). E assim em Cristo há muitos membros que formam um corpo. Nós pertencemos um ao outro, apesar de nossa cultura e tradições étnicas, tradições religiosas, línguas e status, não importando se ricos ou pobres. Nós somos um no corpo de Cristo. Os cristãos que formam o corpo de Cristo recebem vida e espírito da Cabeça que é Cristo.

d. Os Dons: (Romanos 12: 6-8)

Paulo mais uma vez diz com todas as letras o que pode ser chamado os dons da graça. Eles são desejos ou disposições internas assim como capacidades ou habilidades (Filipenses 2: 13) dados pelo Espírito Santo aos indivíduos na igreja para desenvolver o povo de Deus e expressar o amor de Deus pelos outros (1 Coríntios 12: 1; 1 Pedro 4: 10). Cada crente no corpo de Cristo tem certos dons. Deus deu a alguns o dom da profecia para capacitar um crente a trazer uma revelação diretamente sob o impulso do Espírito Santo. Servir é o desejo e o poder dado por Deus para dar assistência prática aos membros e líderes da igreja para ajudá-los a realizar suas responsabilidades com Deus (Atos 6: 2-4). Ensinar é o desejo, habilidade e poder dado por Deus para proclamar as palavras de Deus de tal maneira que ensina o coração, a consciência e a vontade dos ouvintes, estimula a fé e produz um comprometimento mais profundo com Cristo e mais ânimo através da separação do mundo (Atos 11: 23, 14: 22, 15: 30-32, 16: 40, 1 Coríntios 14: 3, 1 Tessalonicenses 5: 9-22, Hebreus 10: 24-25). Liderança é o desejo, habilidade e poder dados por Deus para guiar e supervisionar as várias atividades da igreja para o bem espiritual de todos (Efésios 4: 11-12, 1 Timóteo 3: 1-7.17.24). Mostrar misericórdia é o desejo, habilidade e poder de Deus para ajudar e confortar aqueles em necessidade ou desgraça (Efésios 2: 4).

Deus nos deu dons de acordo com a graça que nos foi dada a fim de desenvolver a sua igreja. Para usar esses dons efetivamente nós precisamos:

          1. Compreender que todos os dons a nós conferidos vêm de Deus.
          2. Compreender que nem todos têm os mesmos dons.
          3. Saber quem nós somos e o que nós fazemos melhor.
          4. Dedicar os nossos dons ao serviço de Deus e não para o nosso sucesso pessoal.
          5. Estar disposto a usar nossos dons de todo coração, não retendo nada do serviço de Deus.

Os dons espirituais que nós recebemos não são apenas para nos beneficiar, mas também para o bem de outros. Como crentes, nós somos desafiados a viver no mundo não como pessoas confusas e inúteis, mas nós devemos fazer bom uso dos dons, talentos e habilidades que Deus nos deu para beneficiar todos no corpo de Cristo (a Igreja). Exemplo: Trabalhar juntos para cuidar das vítimas de HIV/AIDS, organizar programas de reabilitação para jovens afetados pelas drogas, desastres naturais, violência em todas as formas, e também dar a eles a oportunidade de participar e educar pessoas de todos os níveis em como ser pessoalmente úteis. Compartilhar nossos talentos dados por Deus fortalece a nossa unidade cristã no corpo, erradica a pobreza e melhora as situações em desvantagem.

e. Amor (Romanos 12: 9-21)

A discussão de Paulo sobre o amor é com referência ao amor ágape, que é o amor cristão puro e sincero. Ele exorta os cristãos a viver em amor mútuo que une, que olha além de faltas e pecados, reconciliando relacionamentos partidos no Corpo de Cristo. Paulo encoraja o amor na comunhão do Corpo, o qual deve ser visto como o amor em uma família. Aqueles crentes no corpo de Cristo são irmãos e irmãs onde o amor sincero, simpatia e honra são refletidos no corpo um em direção ao outro. Da mesma maneira esse amor, respeito e simpatia devem ser refletido na comunhão dos crentes na igreja. Para Paulo isto foi necessário para a comunidade viver em amor, paz e harmonia. Colocar de lado as diferenças, quer sejam judeus ou gentios, para fortalecer a vida comunitária do corpo de Cristo através do amor que apaga as diferenças. O amor deve ser sincero, sem hipocrisia. Entretanto, ele só pode ser genuíno se for fundamentado em Cristo.

Quando o amor é genuíno e sincero, ele supera qualquer atitude negativa proposta pelo mal no corpo de Cristo e que destrói a unidade. De acordo com Paulo, cristãos que são devotos a Jesus Cristo em fé devem ser dedicados uns aos outros como irmãos e irmãs.

É nessa intimidade do amor que nós encontramos nosso Senhor comum. O mesmo Senhor nos dá a graça de viver, como Paulo nos exorta, no dom libertador de Jesus Cristo nosso Senhor através de seu Espírito sempre presente.

Reflexão:

O resultado de nossa unidade cristã originou-se em Cristo. Cristo fez isso através da obra redentora da salvação. Ele derrubou as barreiras das diferentes raças, cultura, tradições e línguas; barreiras entre ricos e pobres, mulheres e homens, solitários e rejeitados, doentes, refugiados e prostitutas, etc. A Igreja é, portanto chamada a existir para os outros à medida que exemplifica a unidade de Cristo, aqui e agora. Ao mesmo tempo ela deve refletir o amor de Cristo em termos práticos na direção daqueles que são desafortunados e manifestar-se contra as injustiças e corrupção na sociedade.

Por manifestar-se contra o mal na sociedade, a Igreja mostra-se preocupada em que a justiça de Deus prevaleça.

Quando todos os membros do corpo permanecem em unidade para promover a justiça de Deus, perdão, reconciliação, paz e harmonia na sociedade, os preceitos de Deus serão mais uma vez restabelecidos nos corações do homem e, portanto isso será visível nas atitudes dos membros no corpo de Cristo, a Igreja. Isso fará com que a existência nesta vida seja mais gloriosa e agradável.

Perguntas:

1. Como podem os cristãos que formam o corpo de Cristo tornar-se visíveis no mundo de hoje?
2. Identifique em seu contexto situações que precisam do amor, da cura, do conforto e do cuidado de Deus.
3. Que estratégias podemos usar para alcançar e ajudar pessoas que estão social, espiritual, física e mentalmente em necessidade?
4. Como podem os membros do corpo de Cristo experimentar o amor e a graça de Deus e passar isso aos outros?
 


Âmbito: IECLB / Organismo: Dia Mundial de Oração - DMO
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 12 / Versículo Inicial: 3 / Versículo Final: 12
Natureza do Texto: Educação
Perfil do Texto: Estudo Bíblico
ID: 20773
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Quem quiser ser importante, que sirva aos outros.
Mateus 20.26
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br