Romanos 13.11-14 - Obras das trevas, armas da luz

Prédica

28/11/2010


Leitura Bíblica Básica: Romanos 13.11-14
Outras Leituras: Mateus 24.36-44
Autor: P. Germanio Bender
e-mail: germaniobender@luteranos.com.br
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 28 de novembro de 2010
Data Litúrgica: 1º Domingo de Advento

Prédica:

Querida comunidade. Meus irmãos e irmãs em Cristo.

Imagine que você esteja esperando uma visita muito importante. A data e a hora da visita estão marcadas.

Mas você dorme demais, perde a hora e quando a campainha toca, você vai sonolento e de pijama atender a porta. Como se sentiria? Não seria muito constrangedor? Você não ficaria envergonhado por receber de pijama alguém importante, quando queria receber esta visita com o café servido e a casa arrumada?

Pois bem. Em nosso texto Paulo nos convoca: Já é hora de acordar. Não porque uma visita importante está para chegar, mas porque o dia da salvação está próximo; está mais perto do que pensamos. É o dia do Senhor que se aproxima.

A mensagem do apóstolo me parece clara. Como cristãos somos convidados a viver de forma digna e coerente a nossa fé. Disso faz parte que as obras das trevas, do pecado e da desobediência a Deus sejam vencidas, para que possamos manifestar no mundo a luz de Jesus Cristo.

Aos cristãos cabe deixar as obras das trevas (v.12), o que equivale a nada dispor para os desejos da carne (v.14) e revestir-se das armas da luz (v.12), o que corresponde a revestir-se do Senhor Jesus (v.14).

Qual é a única forma de vencer a escuridão? É acender a luz, deixar a luz entrar. Somente a luz pode vencer a escuridão.

Sabendo disso Paulo nos aconselha: precisamos nos revestir com as armas da luz, para que as obras das trevas possam ser vencidas. Vejam que ele fala de armas. Armas indicam luta, combate, guerra.

A vida cristã é isso mesmo. Uma constante luta contra as trevas, para que a luz de Cristo possa brilhar. Quais são as armas da luz? Quais são as obras das trevas?

De acordo com o apóstolo, as obras das trevas são todas aquelas coisas, ações, atitudes e comportamentos, que Deus não aprovaria e as que pessoas não poderiam imitar de consciência tranqüila.

No verso 13 Paulo cita algumas dessas obras das trevas que precisam ser vencidas na vida do cristão. Revestido com as armas da luz, o cristão luta em três campos ou áreas: a) No campo social, público ou coletivo; b) No campo pessoal e familiar, cuidando do relacionamento entre marido e esposa; c) No campo eclesiástico, cuidando dos relacionamentos da vida comunitária.

Para cada uma destas três áreas de luta Paulo cita duas obras das trevas que se manifestam e que devem ser combatidas. Quais são?

No campo social fala de “Orgias e bebedeiras”. Aqui Paulo menciona pecados sociais que, entretanto tem a ver com o cuidado do nosso corpo. Na Bíblia, as bebedeiras muitas vezes são mencionadas ao lado de orgias, glutonarias (comilanças) e idolatrias (Gl 5.19ss).

Paulo tem em vista as orgias, grandes festas/farras, feitas em honra a deuses pagãos, como Baco, o deus do vinho.

Nestas festas aconteciam comilanças, bebedeiras e imoralidades sexuais, os chamados bacanais.

Ao cristão cabe lutar contra estes desejos da carne, que são obras das trevas, pois ele tem o compromisso de cuidar do seu corpo, que é santuário do Espírito Santo (1 Co 6.19). Como cristãos nós não podemos aprovar excessos na bebida, nem legitimar comilanças ou libertinagens sexuais.

No campo pessoal ou familiar: “Impudicícias e dissoluções”. O que é isso? Aqui se trata especificamente da sexualidade humana. Paulo passa da vida social para a privada, familiar e matrimonial, mas ainda tem em vista a ética cristã que precisa ser cultivada por aqueles que esperaram pela vinda de Cristo.

Nesta área o apóstolo é sempre atual, pois a permissividade sexual, o libertinismo, a promiscuidade e a depravação sexual hoje talvez sejam maiores do que no tempo de Paulo.

Como vivemos nossa sexualidade na família e no casamento? Ainda valorizamos o compromisso mútuo, o respeito entre os sexos, e a fidelidade matrimonial?

Como podemos viver dignamente a nossa fé em meio à imoralidade, indecência e depravação dos nossos dias? Somos convidados a dizer um grande “não” para tudo àquilo que desagrada a Deus nesta área.

Entre os cristãos deve ser valorizado o respeito mútuo entre homens e mulheres; a fidelidade no casamento deve ser resgatada; nossos filhos precisam ser educados para que aprendam a ter relacionamentos saudáveis; nossos jovens precisam aprender que namorar é coisa séria e que costumes locais não podem ser mais importantes do que diretrizes bíblicas.

Como cristãos somos convidados a viver dignamente a nossa fé também nesta área dos relacionamentos humanos. E por último o apóstolo ainda fala sobre a vida comunitária.

Na vida comunitária Paulo cita: “Contendas e ciúmes”. Contendas são as discórdias, querelas e desarmonias, discussões tolas e brigas, muitas vezes provocadas por ciúmes entre os cristãos.

Paulo tem em mente aquelas atitudes e comportamentos que dificultam o convívio e destroem relacionamentos. Também na vida comunitária precisa prevalecer a vontade de Deus.

Para que isso seja possível, vontades e caprichos pessoais precisam se submeter ao Evangelho de nosso Senhor, visando o bem comum; não impondo o que é vontade de alguns.

Meus queridos irmãos e irmãs.

Lembram da história do pijama do início da mensagem? Paulo toca a campainha da nossa vida e diz: Já é tempo de acordar. É tempo de vestir as armas da luz e lutar contra as obras das trevas. Vivam de forma digna a vossa fé, como em plena luz do dia, pois o Dia do Senhor está próximo e é preciso estar atento e vigilante. “Deixemos as obras das trevas e revistamo-nos das armas da luz.” Que Deus nos ajude. Amém.

 


Autor(a): Germanio Bender
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ciclo do Natal
Testamento: Novo / Livro: Romanos / Capitulo: 13 / Versículo Inicial: 11 / Versículo Final: 14
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8881
REDE DE RECURSOS
+
Da fé, fluem o amor e a alegria no Senhor, e, do amor, um ânimo alegre, solícito, livre para servir espontaneamente ao próximo.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br