Árvore do Jardim de Lutero

22/09/2011

1 | 1
Ampliar

Jardim de Lutero

No encontro da Presidência com os Pastores Sinodais, que acontece de 13 a 17 de setembro, na Casa Matriz de Diaconisas, em São Leopoldo/RS, o destaque do dia 16, sexta-feira, foi o descerramento da placa de identificação da árvore Jardim de Lutero, no jardim da Casa Matriz de Diaconisas. O momento iniciou com o hino 213 (Senhor, tu tens sido, o nosso refúgio de geração em geração) e contou com a presença da Diretora da Casa Matriz de Diaconisas, Irmã Gisela Beulke, além dos Presidentes e Pastores Sinodais da IECLB.

“Podemos dizer que anunciar o Evangelho é contar e recontar a história de Deus com seu povo. Não se trata de contar e recontar o que foi, o que passou, o que era. Trata-se de contar e recontar o que foi, o que é e, mais que isso, o que será. Anunciar o Evangelho é contar e recontar que Deus foi entre nós, que ele está entre nós, que ele é presença viva, que ele atua ali onde o seu povo está e estará”, disse a Pastora 2ª Vice-Presidente da IECLB, Pa. Silvia Genz.

“É nesse sentido que queremos entender este ato. Em vista do Jubileu dos 500 anos da Reforma, foi criado o Jardim de Lutero, em Wittenberg, na Alemanha. Nesse jardim, o ex-Pastor Presidente da IECLB, Dr. Walter Altmann, plantou uma árvore que representa a IECLB. Para marcar esse Jubileu em todo o mundo e para que possamos contar e recontar a história do povo de Deus pela ótica luterana, foram e ainda serão criadas “filiais” do Jardim de Lutero, inclusive nos Sínodos da IECLB, disse o Pastor 1º Vice-Presidente da IECLB, P. Carlos Möller.

“Aqui, na Casa Matriz de Diaconisas, local de muitos encontros das lideranças da IECLB, decidiu-se plantar esta árvore, uma “filial” do Jardim de Lutero. Ela foi plantada em 9 de julho do ano passado. Neste momento, descerramos a placa que identifica essa árvore, símbolo do Jardim de Lutero, sinal visível do nosso compromisso enquanto Igreja luterana. Sirva ela de memória do que Deus foi, é e será entre nós e através de nós. Seja ela sempre de novo motivação para falarmos “a respeito da salvação que os profetas indagaram e inquiriram, os quais profetizaram acerca da graça a vós outros destinados”, conforme nos lembra um dos textos das Senhas de hoje (1 Pedro 1.10)”, disse o Presidente do Conselho da Igreja, Otávio Schüler.

Na sequência, o Pastor Presidente da IECLB e a 1ª Vice-Presidente do Conselho Sinodal do Sínodo Norte Catarinense, Edeltraud Nering, descerraram e leram os dizeres da placa.

O momento celebrativo foi encerrado com o hino 291 e, como intercessão, um hino de Martim Lutero como compromisso enquanto integrantes luteranos e luteranas da missão de Deus: A paz nos queiras conceder, Senhor, em nossa vida. Ninguém nos pode socorrer, nem pode dar guarida, só tu, Senhor, Deus clemente.

Letícia Montanet
Jornalista


Veja também:
Dia 13/9 - Gestão ministerial e administrativa - fronteiras e complementaridades
Dia 14/9 - Planejamento e definição das metas para a ação missionária da IECLB
Dia 15/9 - Comunidade jovem – Igreja viva
Dia 16/9 - Gestão ministerial e administrativa fronteiras e complementaridades - Gestão Administrativa
Dia 17/9 - Novo Portal Luteranos


Autor(a): Letícia Montanet
Âmbito: IECLB / Instância Nacional: Presidência
ID: 2792
COMUNICAÇÃO
+
Que o Senhor, nosso Deus, esteja conosco. Que Ele nunca nos deixe nem nos abandone!
1Reis 8.57
© Copyright 2022 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br