Sabedoria e equilíbrio de vida - Atos 18.1-4 - P. Natanael da Silva - 01 de dezembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

30/11/2020

 

Atos 18.1-4 “Depois disto, deixando Paulo Atenas, partiu para Corinto. Lá, encontrou certo judeu chamado Áquila, natural do Ponto, recentemente chegado da Itália, com Priscila, sua mulher, em vista de ter Cláudio decretado que todos os judeus se retirassem de Roma. Paulo aproximou-se deles. E, posto que eram do mesmo ofício, passou a morar com eles e ali trabalhava, pois a profissão deles era fazer tendas. E todos os sábados discorria na sinagoga, persuadindo tanto judeus como gregos”.

Estamos realizando esse momento em nome do Deus Pai Filho Espírito Santo.

No texto bíblico é dito que Paulo está retornando para Corinto. Corinto era conhecida como cidade portuária e semanalmente aportavam navios para negócios de vários locais. Também tinham os jogos ístmicos que eram provas hípicas, atléticas, musicais, literárias e náuticas. A cidade tinha em seu DNA comércio. Quando lemos a Bíblia nem sempre nos damos conta que Paulo tinha uma empresa de confecção e venda de tendas e isso exigia responsabilidade como negociar, elaborar propostas e produtos atraentes. Ele tinha de lidar com funcionários, contador, pagar impostos. Então, ele precisava se dedicar à sua atividade para que ela fosse prosperar. Todavia, a vida do Paulo não se restringia ao trabalho. Ele tornava o trabalho uma oportunidade para ter um alvo maior. Sabia ele que era necessário, mas poderia ser extremamente dispendioso. Por isso precisava de uma força, outro alvo para que não desanimasse. “Se anuncio o evangelho, não tenho de que me gloriar, pois sobre mim pesa essa obrigação; porque ai de mim se não pregar o evangelho!” 1 Coríntios 9.16

Aqui tem uma sabedoria, a forma como Paulo lidava com a vida diária. O segredo era não colocar todas as forças todas horas na mesma atividade. Como também no tempo de Paulo o ser humano precisa trabalhar, e isso de forma alguma é errado, mas muitas essas atividades subtraem todas as forças. O tempo em que estamos vivendo fica muito aparente, a dedicação ao trabalho tem consumido muito das pessoas. Deixando relacionamentos por exemplo, em segundo plano. O esgotamento emocional vai criando uma bola e fica bastante difícil controlar. Talvez nos foi incutido que prestigio e sucesso está intimamente ligado a quanto tempo, dinheiro e força é investido em uma tarefa. Mas nem sempre o é.

Para Paulo a vida é maior que a carreira, por isso tornou o Evangelho do nosso Senhor Jesus Cristo sua tarefa maior. Esse sempre de novo trazia alegrias e ajudavam a tirar o foco das dificuldades. Assim muitas pessoas eram alcançadas pela misericórdia de Deus através das Palavras de Paulo, isso trazia conforto. Queridos creio que essa sabedoria pode ser usada por nós. Ter um objetivo além do nosso trabalho nos ajudará a permanecer em nossos sonhos. E tornará a vida agradável, pois na maioria das vezes vamos ajudar, a uma pessoa, um grupo, uma cidade. Essa disposição cria em nós um sentimento de pertença e de valorização, isso nos torna humanos. 

Que Deus nos abençoe e nos ajuda a olhar para o lado.

Oração: Querido Deus confesso que tenho olhado de forma egoísta para minhas necessidades, por isso te peço perdão. Confesso que minha vida é uma dadiva de tua mão, por isso muito obrigado. Me ajude a olhar para o lado. Faz de mim, pernas, mãos, vistas daqueles que não a tem.Que Deus nos abençoe.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
O Deus da paz opere em vós o que é agradável diante dele, por Jesus Cristo, a quem seja a glória para todo o sempre.
Hebreus 13.20-21
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br