Saber portar-se na adversidade - Romanos 5.3 - Pastor Astor Albrecht - 17 de maio de 2021

Oração em tempo de coronavírus

16/05/2021

A graça e a paz de Jesus, nosso Senhor, estejam com vocês.

Em Romanos 5.3 lemos: “E não somente isto, mas também nos gloriamos nas próprias tribulações”. Nós estamos sujeitos à adversidade. Por exemplo: o desemprego, conflito familiar, enfermidade, pessoas querendo prejudicar, acidente. Paulo cita tribulações, o termo grego significa opressão, aflição, adversidade, circunstâncias difíceis. Com certeza não achamos nada bom quando momentos assim confrontam a nossa vida.

Podemos pensar nas causas da adversidade. A imprudência pode trazer tempos difíceis. Em Oséias 8.7 lemos: “Eles semearam ventos e colherão tempestades”. Tomar uma atitude errada, palavra precipitada, ação fora da vontade de Deus e eis a luta chegando! Fez o que não devia, envolveu-se com pessoas erradas, foi a lugares que não deveria ir! Vem fruto amargo!

A adversidade também pode acontecer por permissão de Deus. E porque ele permite? Em razão do pecado. Há quem cai em pecado e se acostuma com ele. Não deixa práticas erradas e más e não confessa ao Senhor o seu pecado. “Quem tenta esconder os seus pecados não terá sucesso na vida, mas Deus tem misericórdia de quem confessa os seus pecados e os abandona” (Provérbios 28.13). Neste caso, a adversidade é o meio que Deus usa para que a pessoa abra os olhos e acerte o seu caminho. Tem ainda a frieza. A adversidade surge quando a pessoa se mostra fria e indiferente às coisas de Deus. Tá com grana, paga as contas, cercado de coisas boas e já não precisa de Deus. A adversidade mostra que nós carecemos de Deus. Lembro ainda as muitas bênçãos. “Quem está com o estômago cheio rejeita até o mel; mas, para quem está com fome, até a comida amarga é doce” (Provérbios 27.7). Na dificuldade busca-se por Deus; quando alcança a bênção logo se esquece. E tem a pessoa cristã fiel e ainda assim as lutas surgem. Aqui é Deus que quer fortalecer, levantar, erguer seu servo e serva. E Deus é bom, porquanto ele faz isso tão somente de acordo com a medida que podemos suportar. Ele põe limite na tribulação.

Uma tribulação deveria se tornar algo que nos faça crescer e conhecer a Deus de um modo novo e pessoal. De uma maneira em que nós mesmos somos transformados para melhor. Creia que no tempo certo o Senhor transformará o mal em bem, tribulação em bênção. Ele tem poder e pode fazer de você um vencedor em tempo de tribulação. Ouça o testemunho do salmista: “Este pobre homem clamou, e o Senhor o ouviu; e o libertou de todas as suas tribulações” (Salmo 34.6). A pessoa que crê em Jesus como seu Salvador deve contar com ele. Há sempre uma grande diferença entre a pessoa que crê no forte nome do Senhor e daquela que quer se virar com suas próprias forças. Segurando a mão de Deus nas tribulações seremos pessoas mais perseverantes e que têm paciência.

Ainda que adversidades surjam ao longo do caminho, nunca deixe de olhar para o Senhor como aquele que ao teu lado está. Ele sempre vai estar no comando. Portanto, confie nele. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
ECUMENE
+
Ser batizado em nome de Deus é ser batizado não por homens, mas pelo próprio Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br