Salmos 100 - Ação de Graças

Prédica

22/06/2008


Leitura Bíblica Básica: Salmo 100
Outras Leituras: Deuteronômio 26.1-11
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 22/06/2008
Data Litúrgica: 5º Domingo após Trindade

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O povo de Israel chegava diante de DEUS, como ouvimos da leitura bíblica de Deuteronômio, e reconhecia todas as bênçãos de DEUS em sua vida, em seu povo.

Assim também nós, quando celebramos nosso culto de Ação de Graças, chegamos diante de DEUS e agradecemos pelas suas bênçãos em nossa vida.

E, se formos refletir, logo veremos que temos muito a agradecer. Quando olhamos para nós mesmos e nos perguntamos: De onde viemos?; Quem somos?, logo vamos precisar agradecer a DEUS, pois foi ele quem nos fez.

Quando olhamos par a Bíblia, para o Antigo Testamento, no livro de Gênesis 2.7, vemos que foi DEUS quem nos deu a vida: Então, do pó da terra, o Deus eterno formou o ser humano. Ele soprou no seu nariz o fôlego da vida, e assim este ser se tornou um ser vivo.

Nós viemos de Deus. Foi ele quem nos fez do pó da terra e nos deu a vida que temos aqui nesta terra.

Quando perguntamos: Quem somos?, já temos em Gênesis uma resposta: somos criaturas feitas por Deus. E a Bíblia diz mais. Paulo, em Gálatas 3.26 nos diz: Porque é por meio da fé que todos vocês são filhos de Deus e estão unidos com Cristo Jesus. E, em Efésios 1.5 Paulo também diz: Deus já havia resolvido que nos faria seus filhos, por meio de Jesus Cristo, pois este era o seu prazer e a sua vontade. Somos, portanto, mais que criaturas de Deus. PELA FÉ, SOMOS FILHOS E FILHAS DE DEUS.

E, aos seus filhos e filhas, DEUS provê o sustento, dando-lhes domínio sobre sua criação, como podemos ler em Gênesis 1.28: E DEUS os abençoou e lhes disse: sede fecundos, multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a; dominai sobre os peixes do mar, sobre as aves dos céus e sobre todo animal que rasteja pela terra.

Além de nos dar a vida, a terra para dela tirarmos nosso sustento, DEUS nos faz seus filhos e filhas, como ouvimos. E, se somos filhos de Deus, também somos seus herdeiros. Se somos herdeiros, temos uma herança a receber de Deus. Qual é esta herança? É a vida eterna junto a Deus , no Reino de Deus. Paulo diz em Romanos 8.17: Por que somos filhos de Deus, herdaremos as bênçãos que ele guarda para o seu povo. E Tito 3.6,7 diz: Deus nos deu seu filho Jesus Cristo para que, pela sua graça, fiquemos livres de qualquer culpa e recebamos a vida eterna que esperamos. DEUS nos dá de presente, por sua graça e seu amor, a salvação eterna.

Portanto: - Nós viemos de Deus;
- Nós somos filhos de Deus;
- Nós vamos para Deus.

Deus é o próprio sentido de nossa vida e da nossa existência. Por isso, já Paulo dizia em Romanos 14.7,8: Nenhum de nós vive para si mesmo, nem morre para si. Porque, se vivemos, para o senhor vivemos; se morremos, para o senhor morremos. Quer, pois, vivamos ou morramos, somos do Senhor.

Que possamos viver gratos a DEUS, sentido e razão de nossa existência tes.

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Área: Celebração / Nível: Celebração - Ano Eclesiástico / Subnível: Celebração - Ano Eclesiástico - Ação de Graças - Festa da Colheita
Natureza do Domingo: Pentecostes
Perfil do Domingo: 6º Domingo após Pentecostes
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 100
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8810
REDE DE RECURSOS
+
O verdadeiro arrependimento inicia com amor à justiça e a Deus.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br