Salmos 130 - Natureza Humana x Vontade de Deus

Prédica

09/03/2008


Leitura Bíblica Básica: Salmo 130
Outras Leituras: Romanos 8.5-11
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 09/03/2008
Data Litúrgica: 5º Domingo da Quaresma

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

O texto de Paulo em Romanos 8 nos leva a confrontar duas formas de viver:

* VIVER DE ACORDO (CONTROLADOS) POR NOSSA NATUREZA HUMANA

* VIVER DE ACORDO COM O QUE O ESPÍRITO DE DEUS QUER.

Em nossa vida, nós convivemos com esta constante tensão: Velho Ser VERSUS Novo Ser; o Velho Ser Humano VERSUS a Nova Vida em Cristo; viver de acordo com nossa natureza humana VERSUS viver de acordo com o que espírito de Deus quer. Vivemos neste conflito diário, e não há trégua. Todo cristão precisa estar atento, vigiando e orando, cuidando mais de si do que ficar reparando e criticando atitudes alheias - Vigiai e orai para que não entreis em tentação, diz Jesus em Mateus 26.41.

É por isso que no texto de hoje a exortação do apóstolo é no sentido de que VIVAMOS COM AS NOSSAS MENTES CONTROLADAS PELO ESPÍRITO DE DEUS.

E a 1ª coisa a destacar é a respeito do perigo de se levar uma vida de acordo com a natureza humana:

As obras da natureza humana são descritas por Paulo em Gálatas 5.19-21: As coisas que a natureza humana produz são bem conhecidas. Elas são: a imoralidade sexual, a impureza, as ações indecentes, a adoração de ídolos, as feitiçarias, as inimizades, as brigas, as ciumeiras, os acessos de raiva, a ambição egoísta, a desunião, as divisões, as invejas, as bebedeiras, as farras e outras coisas parecidas com essas.

Corremos o risco de pensar que as obras da natureza humana acontecem só com as pessoas que não são cristãs, que são más - nunca comigo ou com um cristão. Mas sabemos que pode acontecer com cada um de nós. E, para ajudar a entender o que significa viver de acordo com a natureza humana, queremos ouvir Martin Lutero, que diz:

O apóstolo fala aqui em sentido moral, e de assuntos que dizem respeito ao nosso modo de agir ... o pendor (Lit., mente / sabedoria, concupiscência) da carne busca só o que contribui para o seu próprio bem, e evita o que poderia vir ao seu próprio prejuízo; desconsidera o que poderia favorecer o bem comum ... a sabedoria que governa a carne é a vontade egoísta; para seu próprio prazer usa a todos os demais, até ao próprio Deus; seus anseios e aspirações estão voltados só para si mesmo e aos seus próprios interesses. A pessoa que vive segundo a inclinação da carne vê a si mesmo como objetivo final e último - o ídolo ao qual consagra tudo quanto faz, busca, pensa e diz ... Esta inclinação, depravação e iniqüidade é censurada pelas Escrituras inúmeras vezes sob o nome de AVAREZA, EGOÍSMO E IDOLATRIA, e tem suas raízes no mais profundo ser de nossa natureza! Esta natureza é tão corrompida que, sem a graça de Deus, não há como curá-la! E nem sequer reconhecê-la em toda a sua plenitude. (M. Lutero. Comentário de la Carta a los Romanos. La Aurora. Buenos Aires. 1985. pp. 272 -274.)

A pessoa que se deixa governar pela natureza humana começa a pensar só em si e em seu próprio interesse, os lucros que poderá obter, esquecendo-se da vontade de Deus e ignorando o seu próximo. Ela se torna em seu próprio deus que vem a ocupar o lugar do Deus verdadeiro, porque sua intenção é servir-se a si mesma! Por isso, o nosso mundo está no caos que todos nós conhecemos. Muitas pessoas podem até dizer (da boca para fora) que conhecem e respeitam a Deus, mas suas ATITUDES/MANEIRA DE AGIR mostram o contrário.

No entanto, é possível que tudo seja diferente. É possível uma nova realidade, se nós vivermos DE ACORDO COM O QUE O ESPÍRITO DE DEUS QUER.

Esta vida de acordo com o Espírito COMEÇOU QUANDO CADA UM DE NÓS FOI TRAZIDO AO BATISMO. Ali, no Batismo, o Espírito Santo colocou em cada um de nós a nova vida em Jesus. Ali morremos e ressuscitamos com Cristo, o velho ser humano foi afogado e nasceu uma nova pessoa. Cada um de nós passou a ter o Espírito de Deus ou o Espírito de Cristo habitando em seu interior/coração (cf. Rosa de Lutero). Isto aconteceu inteiramente pelo poder e pela graça de Deus. Costumo dizer que o Batismo é a nossa CONSCIÊNCIA, que nos avisa quando fazemos o que Deus não quer - e cada um sabe muito bem quando se desvia do caminho de Deus e vive segundo a natureza humana.

Mas vocês poderão me perguntar: como pessoas que foram batizadas se deixam levar pela natureza humana, se tornando egoístas, más... Aqui, uso novamente palavras de Lutero, que diz: A vontade humana está parada como um cavalo entre dois cavaleiros: se Deus monta nele, ele vai para onde Deus quer... Se o diabo monta nele, vai para onde o diabo quer. Quem vai tomar as rédeas de nossa vida: Deus ou o diabo/natureza humana?

O convite de Paulo é para que nós deixemos nossas vidas serem dirigidas pelo Espírito Santo: não vivam como manda a natureza humana, mas como o Espírito de Deus quer (v. 9). Embora a natureza humana seja nossa realidade - vivemos como seres humanos, a natureza humana pecadora é constitutiva de nossa realidade, MAS não é mais ela que vai nos dominar, ditar as regras, ditar as nossas ações. Nós precisamos VIVER DE ACORDO COM O QUE O ESPÍRITO DE DEUS QUER, ou, usando as palavras de Paulo, ter a MENTE CONTROLADA PELO ESPÍRITO. (V. 5 e 6). Esta é a nossa nova realidade de vida.

A partir daí, a pessoa que vive de acordo com o que o Espírito de Deus quer, vai produzir também os frutos do Espírito. E estes estão descritos em Gálatas 5.22,23: O Espírito de Deus produz o amor, a alegria, a paz, a paciência, a delicadeza, a bondade, a fidelidade, a humildade e o domínio próprio.

Martin Lutero diz sobre as pessoas que têm suas mentes dirigidas pelo Espírito:

Estas pessoas preferem escolher aquilo que contribui para o bem de todos, e evitam o que poderia ser prejudicial ao bem comum; reprovam aquilo que redunda só para o seu próprio benefício. Pois pendor do Espírito é o que dá as diretivas ao amor, que não procura os seus interesses (1 Co 13.5), mas o de Deus e de todas as suas criaturas. Aos olhos destas pessoas guiadas pelo Espírito, bom é somente o que é bom aos olhos de Deus e favorável a todos, e mal é o que é mal aos olhos de Deus e prejudicial a todos. Pois não têm outro objetivo na vida senão servir a Deus; e tudo o que são e possuem, o são e possuem com Deus, negando tudo o que não é de Deus. (M. Lutero. Comentário de la Carta a los Romanos. La Aurora. Buenos Aires. 1985., pp. 274 - 276).

Diante de cada um de nós estão estas duas opções de vida. Cada dia, ao acordar, devo optar por qual caminho seguir: o caminho de Deus ou o da natureza humana. A pergunta é para cada um de vocês: quem vai tomar as rédeas na sua vida? O Espírito de Deus ou a natureza humana? A resposta cada um deve dar.

Amém.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Natureza do Domingo: Quaresma
Perfil do Domingo: 5º Domingo na Quaresma
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 130
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8817
REDE DE RECURSOS
+
Ele, Deus, é a minha rocha e a minha fortaleza, o meu abrigo e o meu libertador. Ele me defende como um escudo, e eu confio na sua proteção.
Salmo 144.2
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br