Salmos 32.1-5 - O Perdão de Deus

Prédica

17/06/2007


Leitura Bíblica Básica: Salmo 32.1-5
Outras Leituras: Lucas 7.36-50
Autor: P. Elton Pothin
e-mail:
Origem: CEJ - Paróquia Martin Luther
Cidade: Joinville - SC
Data da pregação: 17/06/2007
Data Litúrgica:

Prédica:
Prezada Comunidade cristã aqui reunida.

Através deste texto, Lucas quer nos falar do grande amor de Deus e do seu perdão.

Alguns detalhes do texto nos chamam a atenção:
1. Nos perguntamos como foi permitida a entrada de uma mulher pecadora - provavelmente uma prostituta - até o lugar onde Jesus estava? Mesmo que aquela refeição não fosse particular e as pessoas podiam entrar e ver o que estava acontecendo, uma prostituta não seria bem-vinda na casa de Simão e poderiam tentar lhe barrar a entrada;
2. Esta mulher, no entanto, consegue se aproximar de Jesus e HONRA a Jesus:
2.1. Ela lava os pés de Jesus com as suas lágrimas. Lavar os pés de um convidado significa HONRAR este convidado, dar-lhe alta distinção. Simão não havia feito isso, nem mandado um escravo fazê-lo, mas aquela mulher pecadora, sim.
2.2. A mulher beija os pés de Jesus. O beijo é sinal de carinho, afeto, respeito entre os judeus. Simão não havia beijado Jesus quando este chega a sua casa. Mas a prostituta beija não o rosto de Jesus, mas seus pés, num sinal de consideração e reverência;
2.3. A mulher unge os pés de Jesus. Ungir com óleo a cabeça de uma pessoa que se recebe como visita é sinal de hospitalidade, amizade, alegria. Simão não fez isto, não ungiu a cabeça de Jesus quando este chegou à sua casa. Mas a prostitua faz mais: humilhou-se diante de Jesus e lhe ungiu os pés - lembremos que tratar dos pés era tarefa de escravos!

Provavelmente, esta mulher pecadora/prostituta havia saído ou estava saindo do seu mau caminho pela ação ou pelo ensino de Jesus e agora, com este gesto, quer dizer a Jesus: OBRIGADO, SENHOR.

Houve/estava havendo uma mudança de rumo na vida desta mulher: a prostituta era qualificada fora da lei judaica, desprezada pela sociedade, rejeitada pela família. Além da opressão própria da profissão, é sozinha no mundo.

E isto tudo fica para trás. Há um NOVO COMEÇO, há uma nova chance, uma nova vida.

Mas Simão não percebe nada disso. Não vê, não percebe a aflição daquela mulher, a angústia em que vive, não vê a sua gratidão por uma nova chance, um reinício. Ainda não considerastes, nem compreendestes? Tendes o coração endurecido? Tendo olhos, não vedes?, pergunta Jesus em Marcos 8.17,18.

Simão pensa com a sua cabeça de fariseu: como Jesus permite que esta mulher pecadora, impura, prostituta, faça isso? Deveria saber quem ela é e mandá-la embora! (v. 39)

E Jesus percebe este pensamento de Simão e lhe dirige a pergunta: (ler versículos 41 a 43)

QUANTO MAIOR O PECADO, MAIOR A GRAÇA DE DEUS. Não importa quantos, quais ou quão grandes são os nossos pecados, a graça de Deus pode perdoá-los. Quanto maior a dívida que temos, maior o perdão de Deus.

Ouvimos do Salmista, na leitura bíblica: Confessei-te o meu pecado e a minha iniqüidade não mais ocultei... e tu perdoaste a iniqüidade do meu pecado.

Vê-se também que Jesus faz um crítica a Simão pelo fato haver preconceito àquela mulher. Jesus, ao contrário, ensina que não devemos ter preconceito para com ninguém. O preconceito afasta as pessoas, cria barreiras instransponíveis. Jesus acolheu todas as pessoas, todos os marginalizados do seu tempo: prostitutas, órfão, viúvas, leprosos, publicanos, pecadores... Os sãos não precisam de médico, e sim os doentes. Não vim chamar justos, e sim pecadores, ao arrependimento., diz Jesus em Lucas 5.31,32.

Esta é a Palavra de Deus para nós hoje:
1. Não importa a nossa dívida, o nosso pecado diante de Deus: a graça, o perdão de Deus é maior que nosso pecado. Ele nos perdoa e aceita em Jesus Cristo.
2. Não devemos ser preconceituosos com ninguém. Devemos, isso sim, amar a todas as pessoas, assim como Deus faz, como ouvimos do salmista no Salmo 145.9: O Senhor é bondoso com todos e cuida com carinho de todas as suas criaturas.

Que assim possamos crer e viver .

Amen.

 


Autor(a): Elton Pothin
Âmbito: IECLB / Sinodo: Norte Catarinense / Paróquia: Joinville - Martin Luther
Testamento: Antigo / Livro: Salmos / Capitulo: 32 / Versículo Inicial: 1 / Versículo Final: 5
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Prédica
ID: 8814
REDE DE RECURSOS
+
É por meio de Cristo que somos aceitos por Deus, nos tornamos o povo de Deus e somos salvos.
1Coríntios 1.30b
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br