Santa Ceia - 1 Coríntios 11.23-26 - P. Marcos Ebeling - 03 de novembro de 2020

Oração em tempos de Coronavírus

03/11/2020

 

Todas as comunidades haviam organizado seu plano de cultos e atividades ao final de 2019. Uma agenda bonita e bem elaborada estava diante de nós em 2020. Sonhamos com muitos momentos bonitos de vivência da fé e comunitariedade.

Com a pandemia, infelizmente, tudo parou. Os planos feitos pelas pessoas não foram assim concretizados por Deus. Ao recomendar não celebrar cultos e atividades presenciais a IECLB não quis ser transmissor e transmissora do vírus. A igreja entende que cuidar da vida é uma das suas grandes tarefas. E não pode ser diferente na pandemia.

Com a interrupção dos cultos comunitários também deixamos de celebrar a Santa Ceia. E como ela faz falta para algumas pessoas. Faz falta o sentir, perceber e receber o amor de Deus na forma do perdão e encorajamento para a vida; faz falta a comunhão de irmãos e irmãs.

Certamente manipular os elementos da Santa Ceia, ou seja, o pão e o suco de uva ou o vinho, representa um risco. São muitas mãos lidando com o mesmo elemento e, para consumi-los, é preciso tirar a máscara. Celebrar a Santa Ceia no culto da comunidade, agora que algumas retomam atividades presenciais, certamente exige cuidados redobrados.

Além de ser celebrada no culto comunitário, a Santa Ceia também pode ser celebrada nas casas. Já sempre a celebramos quando alguém está doente. Isso não é nenhuma novidade. Neste caso ela pode ser instituída pelo ministro ou ministra e também por alguém devidamente preparado pela comunidade. O Batismo, o Sacerdócio Geral de todas as Pessoas que Creem e a formação cristã que muitos e muitas de nós já recebemos capacitam para este sacerdócio.

Se puderes esperar mais um tempo pela Santa Ceia, este é o melhor. Mas se a vontade de celebrá-la é maior, considere a casa como um excelente espaço de comunhão e da manifestação de Deus. Conversa com o ministro ou a ministra da tua comunidade a respeito. São as pessoas certas para te orientar neste assunto.

Mas não se esqueçam da orientação do apóstolo Paulo em 1 Coríntios 11.23-26: “Porque, sempre que comerem deste pão e beberem deste cálice, vocês anunciam a morte do Senhor até que ele venha”. Deus nos serve para o nosso bem; mas também para que sejamos testemunhas da sua morte e ressurreição.

Oremos a Deus: Deus, com teu amor Tu nos cercas. Ofereces o cuidado e o amor que vem de Ti através dos meios da graça, especialmente através da Palavra e dos Sacramentos. A tua palavra, Senhor, chega a nós em forma de pregação do Evangelho. Por ela recebemos tudo que precisamos: perdão, a vida e salvação. Mas alguns e algumas de nós, Senhor, anseiam também pelo sacramento do Santa Ceia. Serve-nos novamente com ele na medida em que as atividades presenciais são retomadas. Faze da nossa casa um espaço de cuidado e serviço do teu amor. Por Cristo Jesus, amém.
A Bênção de Deus seja contigo hoje e sempre. Amém.

MÍDIATECA
REDE DE RECURSOS
+
Orar é a obra mais primorosa, por isto é tão rara.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br