São João

21/06/2016

No evangelho de Mateus 3.2-3, lemos: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino dos céus está perto. Alguém está gritando no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar. Abram estradas retas para ele.”

Estimado e estimada ouvinte. Estamos no final de junho. Esta época é marcada com festas juninas, por que dia 24 lembramos São João. Ou melhor, João Batista. São João é a segunda maior festa popular brasileira superada apenas pelo carnaval. A festa junina nos lembra de fogueira, pipoca, rapadura, quentão, quadrilha e outras coisas mais. Quem já não experimentou isso?

Mas afinal quem é João Batista? Ele tem registrado o seu testemunho na bíblia. Você conhece. É ele que diz: “Arrependam-se dos seus pecados porque o Reino dos céus está perto.” E cita as palavras do profeta Isaías Alguém está gritando no deserto: preparem o caminho para o Senhor passar. Abram estradas retas para ele.”

João Batista tem uma missão muito importante. Ele é o precursor de Jesus. Ele veio antes. Ele veio para preparar o caminho para a chegada de Jesus. Era um homem rude e solitário. Mas de muita fé. E por isso, do deserto pregava com muita determinação e convicção apontando para Jesus Cristo.
Nessa missão ele chama a atenção do povo de sua época, pois andavam por caminhos tortos e distantes de Deus. Andavam por injustiças, viviam de meias verdades, promoviam a opressão, excluíam pessoas da vida e da comunidade. Assim eram escravos de ideias próprias, que diziam ser de Deus. João Batista viu isso. Percebeu que as pessoas, especialmente lideranças, estavam colocando palavras na Boca de Deus. Estavam fazendo de suas ideias e vontades, a vontade de Deus.

Por isso, João Batista convida o povo para a conversão. Convida a repensar a vida e o jeito de pensar e conviver com os outros. Conversão significa transformação. Transformar a vida pessoal e a realidade na qual se está inserido, orientado pela palavra e a vontade de Deus. Precisam voltar-se para Deus mais uma vez. Estão distantes. Estão fora do cominho. A fé não está mais em Deus, o criador.

Estimado e estimada ouvinte. A pregação de João Batista continua atual. Ela é importante também para nós hoje. O convite para a transformação hoje é dirigida a você, ou melhor, a nós. Deus quer nos transformar por graça, por seu amor, mediante a nossa fé. E através de nós, fazendo de nós os seus instrumentos, transformar a realidade que nos cerca. No entanto, tem um detalhe. É preciso permitir que Deus faça a transformação. É preciso crer em Deus. É preciso colocar a nossa fé em Deus, o criador, salvador e santificador. Transformar significa reconhecer que podemos ser diferentes e viver diferente. Podemos mudar de ideias e conceitos. Podemos ser novas pessoas quando guiadas e orientadas por Deus. Instrumentos da graça de Deus.
O mundo carece de transformações. A vida carece de transformações. A família carece de transformação. Estimado e estimada ouvinte. Ela está ao nosso alcance. Você poder ser transformado e pode ajudar a transformar. Se o fizeres certamente a vida será diferente. Por isso, lembre-se que Cristo deve ser o centro, ele nos salva e justifica, mediante a nossa fé. Esta fé nos levará às transformações e nos compromete com elas. Para isso participe da vida de sua comunidade. Pense nisso. Amém.
 


Autor(a): P. Cristian Rosmund Donat
Âmbito: IECLB / Sinodo: Uruguai
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Novo / Livro: Mateus / Capitulo: 3 / Versículo Inicial: 2 / Versículo Final: 3
ID: 38405
REDE DE RECURSOS
+
O seu poder é eterno e o seu Reino não terá fim.
Daniel 7.14
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br