Ajudar-se para ajudar a outros

01/07/2020

O anjo do Senhor Deus voltou e tocou nele, dizendo:
 - Levante-se e coma; se não, você não aguentará a viagem.

1 Reis 19.7

   Numa sociedade egoísta como a atual, focamos nossa atenção geralmente em nós mesmos. Assim, não parece ter muito sentido reforçar a ideia de cuidar a si mesmo. Mas, na pandemia temos aprendido a que somente podemos cuidar dos outros se cuidarmos a nós mesmos. Os profissionais que trabalham na área da saúde somente podem cuidar das outras pessoas depois de proteger-se com máscaras, luvas e demais equipamentos. Para poder permanecer sãos e continuar ajudando a quem mais necessita, precisam ter cuidados consigo mesmos.
   Diante das adversidades que temos, somos chamados a preparar-nos, colocar-nos em forma para poder superar os obstáculos. No lema de julho, o profeta Elias é lembrado por um anjo de alimentar-se a fim de superar os 40 dias e noites até o seu destino. Isto aconteceu não só com o profeta Elias, também com Jesus ao se preparar para o seu ministério. Nesse caso, Jesus passa os 40 dias e noites em tentação até ser alimentado pelos anjos e iniciar a pregar o Reino de Deus.
   Esse mesmo pensamento podemos encontrar na segunda parte da resposta de Jesus sobre o maior mandamento: “Ame o seu próximo como você ama a si mesmo” (Mt 22.39). Somente podemos amar ao próximo se nós nos amarmos. A base não está no próximo, mas na própria pessoa. O amar só pode ser dado si se tem, pois, não podemos dar algo que não temos.
   Isso me lembra a fala da minha mãe: “Durma bem que amanhã será um dia cumprido”. Antes do dia desafiador, precisamos preparação e cuidado. O anjo de Deus nos convida a alimentar-nos, a preparar-nos para poder seguir adiante.


Autor(a): P. José Kowalska
Âmbito: IECLB / Sinodo: Sudeste / Paróquia: Rio de Janeiro - Bom Samaritano (Ipanema-RJ)
Área: Confessionalidade / Nível: Confessionalidade - Prédicas e Meditações
Testamento: Antigo / Livro: Reis I / Capitulo: 19 / Versículo Inicial: 7
Natureza do Texto: Pregação/meditação
Perfil do Texto: Meditação
ID: 57557
REDE DE RECURSOS
+
A Palavra de Deus é a relíquia das relíquias, a única, na verdade, que nós cristãos reconhecemos e temos.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br