Se confessarmos

Comentário e Reflexão

29/06/2012

HPD 409 – Se confessarmos

Letra: 1. JOÃO 1 : 9
Composição : Paulo César da Silva
Álbum : Calmo, Sereno e Tranqüilo do Grupo Elo
Fonte: http://letras.mus.br/grupo-elo/1063945/ 

Reflexão:

O que é dito aqui a respeito de Deus? Como ele é? O que ele faz?

O que é característico para nós pessoas humanas?

Um confirmando voltou da igreja para casa.
O pai pergunta: - Sobre que era a prédica do pastor?
O confirmando responde: - Sobre o pecado.
O pai então quer saber: - E o que disse a respeito?
O jovem: - Ele era contra.

Desde os tempos de Adão e Eva somos pecadores. E como os primeiros seres humanos tentaram esconder sua desobediência, assim também nós hoje em dia não gostamos de ouvir a mensagem sobre o pecado. Preferimos dizer: - Não temos pecado nenhum. Porém, quem fala deste modo está se enganando a si mesmo, está mentindo e a verdade não está em nós (V.8). Ninguém, de sã consciência, pode estar convicto de não pecar. Nós somos pecadores. Esta é a triste verdade. E a conseqüência disso é uma vida irrequieta e turbulenta.

O texto do hino se encontra na 1ª Carta de João, cap. 1, V.9. Ele mostra um outro caminho. Em vez de negar que somos pecadores devemos aprender a confessar os nossos pecados. Isto é: reconhecer a realidade do pecado e revelar, declarar, contar a verdade. O apóstolo não explica nada sobre a forma do confessar. Não chegamos a saber se devemos confessar diante de Deus somente, ou também às pessoas humanas, se pode ser às escondidas, ou perante um confessor, ou em público. Parece que estes detalhes não interessam ao apóstolo João. O que importa é reconhecer nossa verdadeira situação.

Aquele que, com sinceridade, abre seu coração perante Deus, pode contar com uma maravilhosa promessa: Ele é Fiel e Justo para nos perdoar os pecados e nos purificar de toda a injustiça. Perdoados e purificados podemos viver em paz, bem-aventurança e felicidade (veja Salmo 32,1-5). O andamento da melodia da canção sublinha este fato e nos anima a cantar com gratidão por termos um Deus tão bondoso.

L.C.
                                                                               


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 19460
REDE DE RECURSOS
+
Um pregador deve fazer três coisas: ler a Bíblia com afinco, orar de coração e permanecer um discípulo e aluno.
Martim Lutero
© Copyright 2021 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br