Se Deus está comigo

Comentário e Reflexão

29/06/2012


HPD nº 160 Se Deus está comigo

No hinário temos hinos que tem por tema a tentação ou as provações na vida cristã, e que convidam a encarar tudo com ânimo e coragem. Um destes hinos é o HPD nº 160 Se Deus está comigo, eu tudo hei de enfrentar, da autoria de Paul Gerhardt (1607-1676). O próprio autor deu a este hino o título hino cristão de conforto e alegria. Quando alguém procura consolo nas provações da vida, deve cantar ou ler e meditar este hino. Paul Gerhardt não apresenta só alguns bons conselhos, mas fala daquilo que ele pessoalmente experimentou nos tempos tumultuados de sua vida.

(Cantar 1ª e 2ª estrofes)

As suas palavras estão enraizadas na Bíblia, testemunhadas pelo Apóstolo Paulo na Carta aos Romanos. No Cap. 8,18-25 o apóstolo falou da viva esperança da comunidade cristã, a qual, por causa da ressurreição de Jesus, vale como esperança também para toda a criação de Deus. Depois ele faz a pergunta: Que diremos, pois, à vista destas cousas? Se Deus é por nós, quem será contra nós? (Rom. 8,31).

(Ler Romanos 8,31-39)

Paul Gerhard respondeu esta pergunta para si pessoalmente. Por isso fez do plural nós o singular eu. Verdade é que o consolo, que recebemos através da salvação que vem de Deus, vale para toda a comunidade, isto é: na comunhão do nós. Mas da mesma maneira a força deste consolo deve aparecer na vida de cada indivíduo.

(Cantar do Hino 160, as 3ª e 4ª estrofes)

Olhando para a vida do apóstolo Paulo, notamos que ele passou por situações onde teve que seguir seu caminho em obediência a Cristo. Os cristãos de sua época não entenderam sempre este caminho, por isso Paulo, às vezes, sentiu-se bem sozinho na sua decisão:

Por exemplo Atos 21,10-14, sua viagem para Jerusalém. O profeta Ágabo, por meio de uma cerimônia simbólica e por palavras, mostra a Paulo que em Jerusalém ele será preso. Os seus companheiros o querem impedir de seguir este caminho. Porém Paulo responde: Faça-se a vontade do Senhor. (V.14).

Ou em Gálatas 2,11-21, a posição firme de Paulo contra a opinião de Pedro, a respeito da comunhão (e não da separação) entre cristãos que vieram do judaísmo e cristãos que vieram do paganismo.

Outro exemplo é 2ª Timóteo 4,16+17, onde Paulo confessa que na sua primeira defesa diante do imperador todos os amigos o abandonaram, mas O Senhor me assistiu e me revestiu de forças.

(Cantar 5ª estrofe do hino)
.
Observações:

No hinário alemão (EG nº 150: Ist Gott für mich so trete gleich alles wider mich) este hino de Paul Gerhardt tem 12 estrofes, dos quais no HPD nº 160 somente 5 foram traduzidas. A melodia já existia na Inglaterra por volta de 1590 e foi usada como melodia sacra em Augsburgo (Alemanha) a partir de 1609. O autor dela não é conhecido. .

Outro hino com conteúdo semelhante é HPD nº 222 Quem no mundo há de magoar-me – igualmente da autoria de Paul Gerhard.
 

Fonte: http://www.predigten.de/predigt.php3?predigt=6722


Autor(a): Leonhard Creutzberg
Âmbito: IECLB
Hino: 160. Se Deus está comigo
Título da publicação: Hinos do Povo de Deus Comentados / Ano: 2012
Natureza do Texto: Música
Perfil do Texto: Comentário ou reflexão sobre hino
ID: 15439
REDE DE RECURSOS
+
Toda obra que não tenha por objetivo servir aos demais não é uma boa obra cristã.
Martim Lutero
© Copyright 2024 - Todos os Direitos Reservados - IECLB - Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil - Portal Luteranos - www.luteranos.com.br